Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 12 de 12 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 12
Questões por página:
Q760119

Considere um tubo Venturi de seção mínima (garganta) de área 8 cm²; e seção de entrada de área 24 cm². Considerando-se que, na entrada do tubo, a velocidade de um fluido incompressível é de 2,5 m/s, calcule a velocidade na garganta.

Carregando...
Q760124

Em um prédio de 8 pavimentos, com 4 apartamentos por andar, será montada uma estação de bombeamento de água que deverá funcionar 8 horas por dia. Admite-se uma quota de 200 litros por habitante por dia e uma média de 5 habitantes por apartamento. Nessas condições, qual é o valor da vazão de bombeamento, em litros por hora?

Carregando...
Q740104

A figura a seguir mostra uma comporta retangular de 10 m por 8 m de largura. O peso específico da água no local é de 9.800 N/m3. O momento de inércia do retângulo I = bh3/12, onde b é a base e h a altura.

O valor da força P necessária para segurar a comporta na posição mostrada, é de

Carregando...
Q664509

O vórtex é o redemoinho que se observa quando um líquido escoa por um orifício aberto no fundo de um tanque raso. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA:

Carregando...
Q664508

O teorema de Bernoulli decorre da aplicação da equação de Euler aos fluidos sujeitos à ação da gravidade (líquidos), em movimento permanente. Na dedução do referido teorema foram feitas várias hipóteses, EXCETO:

Carregando...
Q686878

A forma como um fluido responde às várias situações de solicitação depende de suas propriedades físico-químicas. O conhecimento das propriedades dos fluidos para a hidráulica é muito importante, para que os projetos sejam feitos de forma mais efetiva e eficiente. A respeito dos fluidos, analise as proposições abaixo.

1) Um líquido newtoniano é um fluido ideal e não viscoso.

2) No fluído newtoniano, a taxa de deformação varia linearmente com a força de cisalhamento aplicada.

3) A massa especifica depende apenas da temperatura.

4) A lei de Pascal estabelece que, em um fluido em equilíbrio, a pressão em um ponto é a mesma em todas as direções, independente da orientação da superfície em torno do ponto.

5) Viscosidade é a resistência do fluido a deformação, devido principalmente às forças de coesão.

Está(ão) correta(s), apenas:

Carregando...
Q608845

No trecho B-C-D do conduto A-B-C-D-E, atua uma pressão inferior à Pa que provoca a formação de uma bolsa gasosa no ponto C, o mais alto da tubulação. Se essa bolsa não for removida, ela crescerá até que a pressão interna do tubo se iguale à Pa enquanto a vazão diminuirá. Nesta situação, uma válvula de expulsão e admissão de ar instalada no ponto mais alto da tubulação restabeleceria a vazão.

Carregando...
Q606273

Sistema de instalação hidráulica que utiliza tubos (tipo mangueira) ligados a um módulo distribuidor que conduz água fria e principalmente água quente, com temperatura de trabalho a 70ºC e picos de 95ºC. As conexões são metálicas (em latão) do tipo deslizantes. É um sistema muito indicado para paredes em drywall e edificações com vários ambientes iguais, como um hotel. É uma concepção totalmente diferente dos sistemas de tubos comuns, que possui bitolas bem menores que estes. Tem um reduzido número de conexões porque os tubos (mangueiras) são maleáveis e permitem curvas. Tal descrição refere-se ao

Carregando...
Q606272

Assinale a alternativa que contém o nome da conexão de esgoto apresentada na figura abaixo, que tem por finalidade formar o cavalete de ventilação. Serve também para interligar a coluna de ventilação ao tubo de queda e pode ser usada tanto na vertical como na horizontal, para coletar dois fluxos de esgoto de canalizações que se interligam a 45º

Carregando...
Q608846

As linhas l1, l2, l3 e l4 representam, respectivamente, a linha de carga absoluta, a linha de carga efetiva, o plano de carga absoluto e o plano de carga efetivo.

Carregando...
Q521581

Julgue os itens seguintes, acerca de barragens, soleiras, órgãos

extravasores e tomada de água.

Para evitar a formação de vórtices na tomada submersa em pequenas centrais hidrelétricas, a submergência da aresta superior da boca de entrada da tomada d’água deve ser de no mínimo 1 m, em relação ao nível de água mínimo operativo.

Carregando...
Q92937

Sobre os diagramas de carga hidráulica de I e II analise a alternativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) D
  • 5) C
  • 6) E
  • 7) Certo
  • 8) E
  • 9) D
  • 10) Errado
  • 11) Certo
  • 12) A
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282