Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 72 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q760119

Considere um tubo Venturi de seção mínima (garganta) de área 8 cm²; e seção de entrada de área 24 cm². Considerando-se que, na entrada do tubo, a velocidade de um fluido incompressível é de 2,5 m/s, calcule a velocidade na garganta.

Carregando...
Q760113

Em uma barragem, a execução de cut-off em fundações de solo visa a

Carregando...
Q760124

Em um prédio de 8 pavimentos, com 4 apartamentos por andar, será montada uma estação de bombeamento de água que deverá funcionar 8 horas por dia. Admite-se uma quota de 200 litros por habitante por dia e uma média de 5 habitantes por apartamento. Nessas condições, qual é o valor da vazão de bombeamento, em litros por hora?

Carregando...
Q760117

Um líquido comprimido em um cilindro tem volume de 995 cm³ a 1 MN/m² e volume de 990 cm3 a 2 MN/m². Qual é o módulo de elasticidade volumétrica do líquido?

Carregando...
Q772446

Água é aduzida em uma vazão de 20 L/s entre dois reservatórios, R1 e R2, ambos abertos para a atmosfera. A seguinte figura ilustra a distância entre esses reservatórios, bem como as cotas do nível de água em cada um deles.

A tabela a seguir apresenta as perdas de carga para adução em tubulações, de um mesmo material, com diferentes diâmetros.

Com base nessas informações, é correto afirmar que o diâmetro da adutora, em mm, é igual a

Carregando...
Q760123

Entre as equações fundamentais do escoamento, a equação de Bernoulli é um caso particular da

Carregando...
Q675565

Um sistema de abastecimento de água foi concebido para uma cidade que conta com uma estação chuvosa de seis meses e uma estação seca de seis meses. Para reduzir a variabilidade temporal da vazão e viabilizar a captação de água bruta durante o ano todo, foi construída, em um vale estreito, encaixado em um maciço rochoso fraturado, uma barragem de concreto, com vertedor tipo Creager, sem extravasor controlado. Na construção, houve necessidade de desmonte de rocha por meio de explosivos. Na sequência, houve a concretagem do dissipador e do maciço da barragem (vertedor Creager). O reservatório foi projetado para reservar a quantidade de água necessária para fazer frente ao consumo nos meses de estiagem. No entanto, após a inauguração e entrada em operação da barragem e estação de captação, verificou-se que, nos períodos de estiagem, a barragem não reservava o volume projetado. A perda do volume era rápida, o que obrigou as autoridades locais a instituir o racionamento no município.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

I - A rápida perda de volume observada pode ter como causa a fuga de água pela fundação, permeável em face da existência de fraturas no maciço rochoso. O diagnóstico pode ser feito por meio de sondagens rotativas e de análise ecográfica, e o tratamento consiste na injeção de calda de cimento, ou de bentonita, ou, ainda, de aditivos químicos.

II - O fato de a barragem não possuir extravasor controlado, por meio de comporta, por exemplo, impede que o reservatório exerça a função de amortecer ou atenuar cheias, o que restringe seu emprego à regularização da vazão para controle de estiagem.

III - Para o dimensionamento da vazão na rede de distribuição da cidade devem ser considerados os coeficientes do dia e da hora de maior consumo.

IV - É correto o critério de cálculo da população de projeto que considere a soma da população residente e temporária, mas desconsidere a população flutuante.

Estão certos apenas os itens

Carregando...
Q686884

Um técnico em Hidráulica foi demonstrar a experiência clássica de Reynolds, com a finalidade de explicar a classificação do escoamento de um fluido. Durante a experiência, foi utilizada a água que fluía de um reservatório de grandes proporções por um tubo longo transparente, com auxílio de um corante inserido no interior do fluido por meio de um tubo capilar. Nesse primeiro momento, o filete colorido apresentou um escoamento retilíneo ao longo do eixo longitudinal. No segundo momento da demonstração, o técnico foi abrindo o registro e o escoamento do filamento colorido difundiu-se na massa líquida. O primeiro e o segundo escoamento da demonstração podem ser respectivamente classificados como:

Carregando...
Q686889

O salto ou ressalto hidráulico é uma sobre-elevação brusca da superfície líquida. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

1) O ressalto hidráulico provoca uma elevação da carga hidráulica total.

2) O ressalto hidráulico é independente do número de Froude.

3) Ressaltos hidráulicos ocorrem quando o escoamento se altera de supercrítico para subcrítico.

4) A elevada dissipação de energia típica do ressalto hidráulico é aproveitada em estruturas como bacias de dissipação.

Estão corretas, apenas:

Carregando...
Q724090

A transposição de um rio foi realizada por meio de um canal retangular aberto com largura de 6 m e vazão constante. Observe a curva de variação da energia específica em função da profundidade, traçada para as diversas configurações apresentadas pelo canal.

Na seção com profundidade de 0,70 m o canal apresenta declividade:

Carregando...
Q724095

Existe um adimensional muito usado na hidrodinâmica por sua influência nas perdas no escoamento por atrito interno, que fisicamente denota um quociente entre forças de inércia e forças de viscosidade.

Esse adimensional é o número de:

Carregando...
Q724987

O EPANET modela um sistema de distribuição de água como sendo um conjunto de trechos ligados a nós. Um dos componentes físicos utilizados em sistemas de irrigação são os dispositivos emissores, que estão associados a nós que modelam o escoamento por meio de orifícios com descarga direta para a atmosfera. A vazão através destes dispositivos varia em função da pressão no nó, de acordo com uma lei que relaciona a vazão com a pressão, o coeficiente de vazão e o expoente do emissor. Sabendo que o expoente do emissor é de 0,5; o coeficiente de vazão para uma queda de pressão de 1mca é de 0,8L/h e a pressão é de 25mca, a vazão do emissor gotejador de uma rede é de

Carregando...
Q740104

A figura a seguir mostra uma comporta retangular de 10 m por 8 m de largura. O peso específico da água no local é de 9.800 N/m3. O momento de inércia do retângulo I = bh3/12, onde b é a base e h a altura.

O valor da força P necessária para segurar a comporta na posição mostrada, é de

Carregando...
Q745046

Em um trecho de rede coletora, os PV de montante e jusante estão situados nas cotas topográficas 100,550 m e 100,540, respectivamente, e distantes 150 m entre si. Conhecendo a vazão no PV de montante, igual a 15 L/s, e aplicando as equações de Manning (Imínimo = 0,005*Q-0,47 e Imáximo = 4,65*Q-0,67), obtém-se as declividades mínima de 0,00140 m/m e máxima de 0,7576 m/m. A partir desses dados, conclui-se que as declividades do terreno e do coletor são, respectivamente, de

Carregando...
Q753188

O canal aberto de concreto, cujo corte é representado pela figura, com profundidade de 1,0 m, escoa água a uma velocidade de 2 m/s até certo ponto, onde, devido a uma queda, a velocidade se eleva a 6 m/s, reduzindo a profundidade a 0,5 m.

Se forem desprezadas as perdas por atrito, e considerando a aceleração da gravidade 10 m/s2, a diferença de nível entre os pontos A e B é:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) E
  • 9) E
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) C
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282