Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 31 a 39 de 39 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 31 a 39
Questões por página:
Q228302

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a anemia é caracterizada pela redução nos níveis de hemoglobina abaixo do valor de referência. Além disso, as anemias são classificadas conforme sua fisiopatologia em hemolíticas e não-hemolíticas. Diferentes alterações bioquímicas e hematológicas são observadas nessas duas condições.



Com base no gráfico abaixo, analise os parâmetros bioquímicos e hematológicos observados em um quadro de anemia no momento do seu diagnóstico.





Os dados apresentados no gráfico indicam

Carregando...
Q227939

Texto para as questões 16 e 17



A malária é uma doença infecciosa de distribuição predominante nas regiões tropicais e subtropicais, causada por protozoários do gênero Plasmodium. É caracterizada por febre alta acompanhada de calafrios, suores e cefaleia, que ocorrem em padrões cíclicos, a depender da espécie do parasito infectante, sendo a infecção causada pelo P. falciparum, a qual apresenta a forma clínica mais grave. O tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde para a infecção causada pelo P. falciparum é uma combinação de artemeter e lumefantrina, porém, durante muito tempo a quinina foi utilizada como principal medicamento antimalárico.



A quinina pode ser obtida a partir da casca do caule da quina (Cinchona) por extração em meio aquoso e ácido, porém, junto com a quinina inúmeras outras substâncias também são extraídas. A separação da quinina e outros alcalóides das demais substâncias hidrossolúveis presentes no extrato pode ser realizada por partição através da sua transformação em uma forma de menor solubilidade em água. Este procedimento permite que a adição de um solvente hidrofóbico ao extrato concentre a quinina na sua forma menos hidrossolúvel.



Em relação a malária, avalie as afirmações a seguir.



I. A presença de Plasmodium, parasita intracelular facultativo, deve ser pesquisada no processo de triagem em todos os bancos de sangue nacionais.



II. Há indivíduos que não são suscetíveis naturalmente à malária, como aqueles que apresentam heterozigoze para a produção de hemoglobina anômala.



III. O exame laboratorial parasitológico é realizado com esfregaços (extensão) sanguíneos corados. O sangue deve ser coletado durante ou logo após o acesso malárico febril.



IV. Os medicamentos preconizados e atualmente utilizados, conforme o texto, devem ser dispensados em farmácias e drogarias sem retenção de receituário.



É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q644661

A hemoglobina glicada é um conjunto de substâncias formado a partir de reações entre a hemoglobina "A" (HbA) e alguns açúcares, sendo que a fração A1c, ligada especificamente com a glicose, representa 80% da hemoglobina A1 total.

PORQUE

A quantidade de glicose ligada à hemoglobina é diretamente proporcional à concentração média de glicose no sangue que permanece associada de forma irreversível à cadeia alfa da hemoglobina, por meio de reação mediada por um sistema enzimático, permitindo uma avaliação do controle glicêmico médio no período entre 90 a 120 dias que precedem o exame.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q644660

Segundo dados de 2008 da Organização Mundial de Saúde, as anemias carenciais constituem um problema mundial de saúde pública. São frequentes em países em desenvolvimento, onde a alimentação é inadequada e caracterizada pela falta de nutrientes e vitaminas essenciais. Por meio da análise do esfregaço de sangue corado, é possível obter informações acerca da morfologia, do tamanho e da coloração dos eritrócitos, sendo o comprometimento dos mesmos indicado como consequência da falta desses nutrientes. Dessa forma, a anemia carencial mais prevalente nos dias atuais é causada pela deficiência de

Carregando...
Q651442

I. Para o controle do uso terapêutico de anticoagulantes orais o exame mais indicado é a dosagem do fibrinogênio

PORQUE

II. os cumarínicos são anticoagulantes orais que agem inibindo a síntese de fatores da coagulação dependentes de vitamina K (II, VII, IX e X), além das proteínas C e S.

É correto afirmar que

Carregando...
Q651043

A tabela abaixo mostra os resultados da avaliação leucocitária, durante os primeiros sete dias de internação, em UTI, de um paciente após uma grande cirurgia abdominal.

Após a avaliação dos resultados e da periodicidade dos exames realizados, qual deve ser a recomendação do Farmacêutico responsável pelo laboratório, como participante da equipe multiprofissional de atenção ao paciente?

Carregando...
Q651441

I. Reação leucemóide se caracteriza pela elevação muito acentuada dos leucócitos (mais de 30.000/mm3), mas não é confundida com leucemia

PORQUE

II. na leucemia ocorre a presença de paramieloblastos ou paralinfoblastos, o que não ocorre na reação leucemóide.

É correto afirmar que

Carregando...
Q651858

O sangue é um tecido especializado que circula por um sistema fechado, no qual o volume deve ser mantido constante. Sangramentos podem ocorrer e devem ser rapidamente reparados, por meio de processos denominados, em conjunto, hemostasia. Considere as afirmativas abaixo.

I - Coagulação do sangue é a formação de uma rede insolúvel de fibrina a partir de fibrinogênio.

II - Quando ocorre lesão do endotélio vascular, plaquetas aderem ao local da lesão, sofrem modificações estruturais e liberam compostos que induzem vasoconstrição e agregação plaquetária.

III - A coagulação é controlada por inibidores naturais, como antitrombina e proteína C.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q656042

Os hemoderivados são proteínas extraídas do plasma humano por processos físico-químicos industrializados e utilizados como medicamentos. Sobre o assunto, considere as afirmações abaixo.

I - A coleta do sangue e produção dos hemoderivados ocorre nos vários hemocentros do país.

II - A bolsa de sangue coletada passa por testagem visando a identificar doenças como hepatite B/C, HTLV I/II, sífilis e Doença de Chagas.

III - A seleção do plasma a ser fracionado obedece a critérios como o de congelamento até 12 horas, entre 10 °C e 0 °C, após a coleta de sangue.

IV - A partir do plasma podem ser obtidos: concentrados de fator VIII e IX, complexo protrombínico, imunoglobulinas e albumina.

São corretas somente as afirmações

Carregando...
GABARITO:

  • 31) B
  • 32) B
  • 33) C
  • 34) A
  • 35) D
  • 36) D
  • 37) A
  • 38) A
  • 39) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282