Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 29 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para Bion, os grupos funcionam em dois níveis: o nível da tarefa que envolve objetivos e regras conscientes e o nível da valência que inclui a dimensão afetiva e inconsciente do grupo.

Sobre a organização da esfera afetiva em suposições básicas, no nível da valência, assinale a alternativa correta.

De acordo com Pichon-Rivière (2009), a estrutura e a função de um grupo qualquer estão dadas pelo interjogo de mecanismos de assunção e atribuição de papeis, que representam modelos de condutas correspondentes à posição dos indivíduos nessa rede de interações. Na técnica do grupo operativo, podem emergir os seguintes papeis:

Marque a alternativa que correlaciona corretamente os papeis a suas descrições:

De acordo com Pichon-Rivière (2009), a estrutura e a função de um grupo qualquer estão dadas pelo interjogo de mecanismos de assunção e atribuição de papeis, que representam modelos de condutas correspondentes à posição dos indivíduos nessa rede de interações. Na técnica do grupo operativo, podem emergir os seguintes papeis: I. Coordenador II. Observador III. Porta-voz IV. Bode expiatório V. Líder VI. Sabotador ( ) Depositário dos aspectos positivos do grupo. ( ) Recolhe todo o material, expresso verbal e pré-verbalmente no grupo ( ) Depositário dos aspectos negativos ou atemorizantes do grupo ou da tarefa. ( ) Liderança da resistência à mudança. ( ) Denuncia o acontecer grupal, as fantasias que o movem, as ansiedades e necessidades da totalidade do grupo. ( ) Ajuda os membros a pensar, abordando o obstáculo epistemológico configurado pelas ansiedades básicas. Marque a alternativa que correlaciona corretamente os papeis a suas descrições:

Uma unidade social é considerada um grupo quando reúne os atributos:

A inteligência emocional, estratégia fundamental para a liderança de grupos, exige determinadas habilidades.

Sobre essas habilidades, analise os itens a seguir.

I. Autoconhecimento emocional.

II. Persuasão.

III. Habilidades em relacionamentos interpessoais.

Está correto o que se afirma em

Kinicki e Kreitner referem-se ao conceito de “coesão de grupo" para discorrer sobre um sentimento de nós que liga os integrantes do grupo. Esse conceito relaciona-se com os conceitos da obra de José Bleger de

Sobre as intervenções grupais é CORRETO afirmar:

A Teoria de Desenvolvimento do grupo de Bion (1961) afirma que os grupos funcionam em dois níveis, o nível da manifestação e o nível

Os setores de gestão de pessoas frequentemente se valem de métodos e técnicas de pesquisa aplicada para compreender a realidade dos trabalhadores para os quais prestam serviços nas organizações. A respeito desse assunto, julgue o item subsecutivo.

No caso de problemática circunscrita a determinada unidade organizacional, grupos focais poderão ser utilizados para apreender as opiniões de cada participante sobre algum assunto e compará-las entre si, até que se encontre um padrão coletivo nas respostas verbalizadas.

Os setores de gestão de pessoas frequentemente se valem de métodos e técnicas de pesquisa aplicada para compreender a realidade dos trabalhadores para os quais prestam serviços nas organizações. A respeito desse assunto, julgue o item subsecutivo.

Um survey para identificar as percepções dos servidores do órgão sobre fenômeno de interesse organizacional deverá prever a definição de uma amostra por conveniência e o uso de técnicas estatísticas descritivas.

A respeito da comunicação e do relacionamento interpessoais, julgue os itens que se seguem.

As relações interpessoais são favorecidas quando as pessoas entendem que as condutas de outros em relação a elas são primordialmente resultado de características pessoais inerentes à personalidade de cada um, e não decorrentes de variáveis situacionais.

... “ O objeto de formação do profissional deve instrumentar o sujeito para uma prática de transformação de si, dos outros e do contexto em que estão inseridos. Defende ainda a ideia de que aprendizagem é sinônimo de mudança, na medida em que deve haver uma relação dialética entre sujeito e objeto e não uma visão unilateral, estereotipada e cristalizada... A aprendizagem é um processo contínuo em que comunicação e interação são indissociáveis, na medida em que aprendemos a partir da relação com os outros". (PICHON-RIVIÈRE, 1998)

A citação acima se refere a uma técnica muito utilizada em saúde mental que consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. A técnica acima descrita descreve:

Na psicanálise contemporânea, quer a individual quanto a grupal, os fenômenos da transferência e da contratransferência são considerados no processo analítico. No campo grupal, há distintas formas de a transferência se manifestar nos grupos, tanto a que é dirigida por um, individualmente, e todos diretamente em relação à pessoa do grupoterapeuta, quanto às transferências laterais, de cada um com

Dentre as diferentes modalidades grupais, encontra-se o “Grupo de Reflexão”, técnica que implica em que se trabalhe com as seguintes quatro funções do Ego: percepção, pensamento, conhecimento e

No trabalho com grupos, encontramos diversas correntes teóricas, uma delas é a psicanalítica. Embora Freud tenha realizado seus atendimentos individualmente, considera-se que o trabalho grupal seja possível, mantendo seus aspectos fundamentais na escuta das produções inconscientes e na relação transferencial, possibilitando a construção de um sujeito desejante, através do compartilhamento das experiências que ressoam nos integrantes do grupo. A utilização dos dispositivos grupais pela psicologia estaria justificada

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282