Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 115 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A estrutura descrita depende da ocorrência da seguinte característica espacial:

Carregando...

Considerando acontecimentos que bem caracterizam o Brasil e o mundo na atualidade, além de aspectos significativos que inserem Canaã dos Carajás na realidade paraense e brasileira, julgue o item.

A globalização é um fenômeno que, para além da economia, envolve a política, a sociedade e a cultura mundiais, sendo caracterizada, entre outros aspectos, pela ampla circulação de mercadorias, bens, serviços e ideias.

Carregando...

Para Soja (1993), existem indícios suficientes de que o mundo atravessa um período contínuo de “reestruturação”, que o autor entende como uma reconfiguração da vida social, econômica, política e cultural. Entretanto, essa reestruturação não pode ser interpretada de modo evolucionista, isto é, com sentido de progresso. Trata-se, na verdade, num “ponto intermediário” entre o “velho” e o “novo”, ou seja, práticas sociais preexistentes e novas disputam entre si o controle das forças que configuram a vida material das sociedades. Em síntese, podemos identificar essa reflexão do autor, da seguinte maneira:

Carregando...

O geógrafo Rogério Haesbaert (2013) compreende que o século XXI provavelmente evidenciará um novo período, ainda não muito claro, da força da contradição da globalização em termos de suas dimensões e de seu alcance, aflorando com mais ênfase a dissociação entre sua efetivação material (especialmente em termos tecnoecológicos), seu reconhecimento no campo da cultura (com a ausência ou dificuldade de um consenso simbólico-cultural mais amplo) e sua necessidade (mas também ausência) no nível jurídico-político. Trata-se de uma verdadeira encruzilhada, em que são gestadas novas alternativas, entrelaçando alguns dilemas básicos, tais como:

Carregando...

Considerando aspectos marcantes da realidade histórica, geográfica e social de Canaã dos Carajás, além de acontecimentos importantes da atualidade brasileira e mundial, julgue o item.

A globalização transformou o mundo atual, gerando riquezas e empregos e praticamente acabando com a desigualdade social.

Carregando...

Leia o texto abaixo:

  1. A relação cidade-campo é uma temática complexa, polêmica, instigante e muito relevante na ciência geográfica, uma vez que a distinção e delimitação entre a cidade e o campo tornaram-se uma tarefa mais difícil a partir da acentuação das articulações entre esses espaços.
  2. As inúmeras transformações socioespaciais observadas no campo e na cidade são advindas da internacionalização do capital, que engendrou mudanças substanciais na economia brasileira, podendo-se destacar a maior integração socioeconômica entre as regiões do país.
  3. A diversificação dos serviços, impulsionada por uma infraestrutura de transportes e comunicações mais moderna e dinâmica nas cidades e a modernização do campo, que mesmo não tendo ocorrido de forma homogênea, reestruturou-o, intensificaram os fluxos entre esses espaços. Esses fluxos foram possibilitados pela maior presença da técnica e da ciência no processo produtivo e, consequentemente, nas relações que a cidade e o campo estabelecem.
  4. Essas relações não são influenciadas pelas diferentes visões tradicionalmente associadas ao campo e à cidade, rural e urbano.

Estão CORRETAS apenas:

Carregando...

Trata-se de um dos esteios fundamentais que solda a cadeia de produção das grandes empresas. Pode ser realizada tanto do ponto de vista interno quanto internacionalmente. As empresas que optaram por esta iniciativa argumentam que ela possibilita às firmas concentrar-se mais especificamente em suas atividades-fim, deixando as atividades-meio para os demais empregados. Este tipo de processo daria uma nova dinâmica à empresa, que agora estaria voltada para uma atividade específica em que possui experiência, enquanto os trabalhadores estariam operando em atividades específicas, já que são especialistas nas áreas que atuam.

(COSTA, E. A globalização e capitalismo contemporâneo. São Paulo: Expressão Popular, 2008.)

O texto refere-se ao conceito de:

Carregando...

No livro “Globalização: as consequências humanas”, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o autor expõe logo de início que “[...] a globalização tanto divide como une; divide enquanto une – e as causas da divisão são idênticas, às que promovem a uniformidade do globo”.

(BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999).

Por essa breve reflexão, é possível afirmar que o autor considera o fenômeno da globalização como um movimento preocupante para a sociedade global na medida em que traz graves consequências. De acordo com seus conhecimentos e com a reflexão de Bauman, é possível afirmar que suas preocupações estão ligadas a:

  1. Aumento da segregação espacial.
  2. Progressiva desterritorialização dos Estados-nações.
  3. Crescimento de migrações em massa.
  4. Perda de soberania política.
  5. Enfraquecimento de capital cultural.

Entre as afirmativas destacadas, estão corretas apenas:

Carregando...

“[...] devemos considerar a existência de pelo menos três mundos num só. O primeiro seria o mundo tal qual nos fazem vê-lo: a globalização como fábula; o segundo seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; e o terceiro, o mundo como ele poderia ser: uma outra globalização”.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento
único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006.

Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006. A respeito da proposta de Milton Santos, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. O sensoriamento remoto consiste na transmissão, a partir de um satélite, de informações sobre a superfície do planeta ou da atmosfera.

II. Piaget denominou a assimilação e a acomodação de funções invariantes, pois esses processos não mudam por causa do desenvolvimento do sujeito.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

No Brasil os efeitos da globalização podem ser sentidos mediantes as medidas neoliberais empregadas a partir do Governo de Fernando Collor e que ganharam maior peso nos Governos de FHC. Com a finalidade de controlar a qualidade dos serviços prestados pelas empresas privadas (outrora estatais, dos setores elétricos, comunicacionais, e do setor dos transportes, por exemplo) foram criadas:

Carregando...

Como salienta Milton Santos (1994), a noção de território, na atualidade, transcende a ideia apenas geográfica de espaços contíguos vizinhos que caracterizam uma região, estendendo-se para a noção de rede, formada por pontos distantes uns dos outros, ligados por todas as formas e processos sociais; o espaço econômico, nesse sentido, é organizado hierarquicamente, como resultado da tendência à racionalização das atividades, e se faz sob um comando que tende a ser concentrado em cidades mundiais, em que a tecnologia da informação desempenha papel relevante; esse comando então passa a ser feito pelas empresas por meio de suas bases em territórios globais diversos.

Internet: <www.fgv.br> (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o próximo item.

O processo de globalização econômica e desenvolvimento tecnológico é marcado pela solidariedade organizacional entre empresas, sistema financeiro, tecnologia e lugares eleitos como regiões de investimento pela economia globalizada e, com o capital globalizado, busca-se desenvolver as regiões de modo a diminuir as desigualdades regionais e a oferecer uma economia justa e solidária.

Carregando...

Leia o trecho a seguir.
“Esquematicamente, uma rede é um sistema integrado de fluxos. A rede é constituída por pontos de acesso, arcos de transmissão e nós ou polos de bifurcação. [...] Numa rede, o valor dos lugares se define pelo grau de acesso que eles oferecem ao conjunto da rede.”

TERRA, Lygia; ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, R. B. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2010. p. 18 (Adaptação).

É incorreto afirmar que as redes vigentes no espaço mundial contemporâneo

Carregando...

A produção do espaço urbano sofreu grandes transformações, sendo um processo histórico e social caracterizado pela apropriação dos recursos naturais pela população e pelo progresso técnico científico. Nesse contexto, com o desenvolvimento técnico-científico-informacional que marcou o mundo atual, o espaço geográfico

Carregando...

A formação de um bloco econômico segue etapas importantes dentro do processo de globalização e regionalização. As principais etapas na formação de um bloco são: zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união monetária e política. Entre os blocos existentes atualmente, apenas um chegou à última etapa. Qual é esse bloco?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) Certo
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) Errado
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) Errado
  • 13) C
  • 14) C
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282