Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 104 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q797863

Para Soja (1993), existem indícios suficientes de que o mundo atravessa um período contínuo de “reestruturação”, que o autor entende como uma reconfiguração da vida social, econômica, política e cultural. Entretanto, essa reestruturação não pode ser interpretada de modo evolucionista, isto é, com sentido de progresso. Trata-se, na verdade, num “ponto intermediário” entre o “velho” e o “novo”, ou seja, práticas sociais preexistentes e novas disputam entre si o controle das forças que configuram a vida material das sociedades. Em síntese, podemos identificar essa reflexão do autor, da seguinte maneira:

Carregando...
Q797722

No ensino de Geografia do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Geografia, aponta o objeto de conhecimento “Corporações e organismos internacionais” a ser trabalhada com os alunos do nono ano do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:

Carregando...
Q769262

Leia as afirmativas a seguir:

I. O sensoriamento remoto consiste na transmissão, a partir de um satélite, de informações sobre a superfície do planeta ou da atmosfera.

II. Piaget denominou a assimilação e a acomodação de funções invariantes, pois esses processos não mudam por causa do desenvolvimento do sujeito.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q792180

No Brasil os efeitos da globalização podem ser sentidos mediantes as medidas neoliberais empregadas a partir do Governo de Fernando Collor e que ganharam maior peso nos Governos de FHC. Com a finalidade de controlar a qualidade dos serviços prestados pelas empresas privadas (outrora estatais, dos setores elétricos, comunicacionais, e do setor dos transportes, por exemplo) foram criadas:

Carregando...
Q758782

Como salienta Milton Santos (1994), a noção de território, na atualidade, transcende a ideia apenas geográfica de espaços contíguos vizinhos que caracterizam uma região, estendendo-se para a noção de rede, formada por pontos distantes uns dos outros, ligados por todas as formas e processos sociais; o espaço econômico, nesse sentido, é organizado hierarquicamente, como resultado da tendência à racionalização das atividades, e se faz sob um comando que tende a ser concentrado em cidades mundiais, em que a tecnologia da informação desempenha papel relevante; esse comando então passa a ser feito pelas empresas por meio de suas bases em territórios globais diversos.

Internet: <www.fgv.br> (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o próximo item.

O processo de globalização econômica e desenvolvimento tecnológico é marcado pela solidariedade organizacional entre empresas, sistema financeiro, tecnologia e lugares eleitos como regiões de investimento pela economia globalizada e, com o capital globalizado, busca-se desenvolver as regiões de modo a diminuir as desigualdades regionais e a oferecer uma economia justa e solidária.

Carregando...
Q780904

A produção do espaço urbano sofreu grandes transformações, sendo um processo histórico e social caracterizado pela apropriação dos recursos naturais pela população e pelo progresso técnico científico. Nesse contexto, com o desenvolvimento técnico-científico-informacional que marcou o mundo atual, o espaço geográfico

Carregando...
Q704186

Sabendo que a globalização pode ser definida como processo geográfico e econômico, julgue os próximos itens, relativos a aspectos atuais desse processo.

A alteração nas formas de produção dos sistemas econômicos globais, fundamentada no avanço do uso das tecnologias, modifica a produção geográfica do espaço em decorrência da fragmentação político-territorial, da incorporação de novas regiões ao capitalismo internacional e do fortalecimento dos conglomerados internacionais.

Carregando...
Q752818

A globalização, antes de mais nada, é um fenômeno fundamentalmente geográfico que tem como base o território. Podemos definir globalização como a intensificação das trocas e da circulação de pessoas e do conhecimento, a integração cada vez mais intensa dos mercados, dos meios de transportes e das telecomunicações , o que gera a interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. (MORAES, Paulo Roberto. Geografia: geral e do Brasil. 4ª Ed. São Paulo: Harbra, 2011, p 328 - Adaptado)

Tal característica gera consequências na organização de diversos setores industriais. Uma das mais importantes consequências da produção é:

Carregando...
Q746227

No que diz respeito ao real sentido da globalização e da ordem mundial contemporânea, é correto afirmar que

Carregando...
Q674315

Aos alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Geografia poderá apresentar a seguinte definição:
“elipse ou círculo máximo cujo plano contém o eixo de rotação da Terra, onde se determina a longitude."

No contexto da Geografia, o fragmento apresentado pode ser corretamente associado ao seguinte conceito:

Carregando...
Q659785

Leia o fragmento.

"Mas o mundo não caminha a esmo, ao simples acaso das suas forças e contradições. As mesmas condições que geram as contradições também geram as acomodações, alianças, cumplicidades. Ao mesmo tempo que algumas forças sociais divergem e tencionam-se, outras convergem e aliam-se. Em escala internacional, ou mais propriamente global, ocorrem acomodações que articulam interesses e ideais de grupos , classes sociais e outras coletividades. Desterritorializam-se os interesses e as ide ias de grupos e classes, quando se lançam em escala global."

(IANNI Octavio. A Sociedade Global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997, pp 127-128).

A globalização é um fenômeno que atinge diferentes escalas e gera uma série de consequências. Entre as alternativas a seguir, assinale a que melhor apresenta uma consequência da globalização.

Carregando...
Q787334

No último meio século, houve uma mudança revolucionária em escala planetária: cada vez mais, as lojas locais dão lugar ao domínio dos gigantes da distribuição, como o Walmart e o Carrefour. Na Espanha, mais de 80% das compras das famílias são feitas em hipermercados e, dessas compras, 75% estão concentradas nas cinco maiores redes: Mercadona, Eroski, Carrefour, Auchan e Dia. Tal mudança está longe de ser uma realidade particular de um país ou de um setor: trata-se de uma tendência mundial.

N. Castro. A ditadura dos supermercados: como grandes distribuidores decidem o que consumimos. Madrid: Akal, 2017 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o item que se segue, acerca das redes de produção e consumo globais.

Os processos de produção de commodities como frutas tropicais, café, grãos e carnes são cada vez mais regulados pelas regras do mercado global. A apropriação de processos produtivos por corporações transnacionais associadas ao capital industrial e financeiro compõe novas redes de produção e consumo, articulando campo e cidade e determinando o que se produz e o que se consome.

Carregando...
Q787322

A tabela seguinte mostra as taxas de desemprego em zonas urbanas em cada ano indicado, com relação à respectiva população total, na América Latina (AL), na Argentina (AG), no Brasil (BR), no Chile (CH), na Colômbia (CO), na Costa Rica (CR), no Equador (EQ), no México (MX), no Paraguai (PG), no Peru (PE) e no Uruguai (UG). Os dados de 2016 referem-se aos cinco primeiros meses desse ano.

Considerando as informações da tabela antecedente, julgue (C ou E) o item seguinte, a respeito das conhecidas problemáticas sociais urbanas em cidades da América Latina.

O chamado Consenso de Washington preconizava três ideias principais: a abertura comercial dos países, diminuindo o protecionismo e possibilitando investimentos estrangeiros, a aplicação da economia de mercado e o controle fiscal macroeconômico. Em relação ao mercado de trabalho, o Consenso de Washington defendia a desregulamentação das leis trabalhistas, com impacto direto na geração de empregos formais. 

Carregando...
Q746258

O agronegócio globalizado é uma variável chave para compreender as contradições materializadas no campo brasileiro no início do século XXI. Atente para o que se diz a seguir sobre essa temática.

I. É cada vez mais presente na agricultura brasileira um sistema produtivo“empresarial", que envolve aquisição e arrendamento de terras para a produção de agrocombustíveis, grãos e florestas plantadas.

II. O arranjo territorial da reestruturação produtiva da agricultura no Brasil vai se organizar de maneira seletiva, privilegiando determinadas “manchas" de expansão agroindustrial.

III. Quanto mais desenvolvida for a atividade agrícola na qual são implementados os pacotes tecnológicos direcionados ao aumento da produção, maior será sua dependência das condições climáticas.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q755165

Neste mundo globalizado, a competitividade, o consumo, a confusão dos espíritos constituem baluartes do presente estado das coisas. A competitividade comanda nossas ações; o consumo, nossas formas de inação; e a confusão dos espíritos nos impede de compreender o mundo, a sociedade e, até mesmo, a própria essência humana.

Milton Santos. Internet: <www.ucs.br>.

Tendo o texto apenas como referência inicial, assinale a alternativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) B
  • 5) Errado
  • 6) C
  • 7) Certo
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) Certo
  • 13) Certo
  • 14) A
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282