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Questões de concursos

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Q600276

A respeito da implementação de programas de treinamento, avalie as afirmações a seguir.


I. O processo de treinamento é composto por quatro estágios: definição das necessidades, projeto e planejamento, execução e avaliação dos resuItados.


II. O processo de treinamento é necessário, sendo uma responsabilidade de todos os envolvidos: empresários e alta direção, setor de RH, facilitadores, prestadores de serviços de treinamento, gestores das diversas áreas da empresa e treinandos.


III. Os programas de treinamento devem, prioritariamente, ser contratados de empresas que se destaquem na área a que se destinam, pois elas utilizam os processos mais modernos disponíveis, assegurando, assim, melhor desempenho dos trabalhadores egressos desses programas.


É correto o que se afirma em

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Q600269

A dificuldade para contratar profissionais qualificados em algumas cidades vem fazendo com que empresas desenvolvam ações de recrutamento interno alinhadas a programas de qualidade de vida. Em um projeto dessa natureza, visa-se aproximar o funcionário de sua família, ao oferecer-lhe a oportunidade de retornar, contratado, ao estado onde nasceu.

Ganha o empregado, muitas vezes promovido, por já ter a experiência necessária para assumir maior responsabilidade em uma nova unidade, e ganha a companhia, que conta com um profissional pronto e alinhado à cultura da empresa.

Disponível em: http://vocesa.abril.com.br. Acesso em: 12 jul. 2015 (adaptado).

Considerando a situação descrita, verifica-se que um projeto como o referido no texto é vantajoso principalmente porque

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Q600290

o ambiente organizacional é composto por uma diversidade de pessoas com características diversas de raça, gênero, idade, cultura, formação profissional e intelectual. Apesar de seus pontos positivos, a diversidade pode trazer conflitos interpessoais, falhas de comunicação e mal-entendidos. Surge, portanto, a necessidade de desenvolver comportamentos organizacionais adequados a esse cenário. Nesse sentido, a área de treinamento e desenvolvimento (T&D) pode contribuir na condução de mudança comportamental das pessoas no ambiente de trabalho.


Considerando essas informações, avalie as ações a seguir.

I. Desenvolver um processo de treinamento continuado com foco na liderança liberal, tipo mais adequado para lidar com a diversidade.


II. Realizar programas de treinamentos on the job para os gestores com foco na política de resultados.


III. Estimular o desenvolvimento do comportamento social dos empregados com foco na diversidade corporativa.


Adequa(m)-se à gestão da diversidade a(s) ação(es) descrita(s) em

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Q600295

Um instrumento importante para entender uma equipe e traçar ações mais eficazes de gestão é o mapeamento. Para realizar o mapeamento de equipe, é necessário considerar as competências elencadas pela organização como desejáveis. Nesse sentido, suponha que uma empresa tenha solicitado ao gestor de vendas que mapeie a sua equipe considerando as seguintes competências:


• Conhecimento - entendimento de como se faz;


• Habilidade - saber fazer;


• Atitude - vontade de fazer;


• Visão - organizar, planejar o que se faz;


• Ética - comportamento em grupo;


• Superação - fazer acontecer.


Em uma escala de 1 a 4 pontos, na qual 1 corresponde a Pouco e 4 a Muito, o gestor aplicou essa técnica e obteve o seguinte resultado.


Com base nos resultados desse mapeamento, avalie as afirmações a seguir.


I. Uma ação a ser implementada é promover um treinamento para melhorar a habilidade de vendas, visto que os resultados indicam ser este um dos pontos mais críticos da equipe, como demonstram os resultados de Ana, João e Fernanda.


II. Henrique, apesar de sempre cumprir as metas de maneira muito habilidosa, precisaria de um acompanhamento próximo ao gestor e de um jeedback, para melhorar seu comportamento interpessoal, espelhando-se em Ana e Bárbara.


III. Bárbara representa um membro formador de opinião e exemplo para a equipe. É o exemplo de uma colaboradora que deve ser reconhecida e incentivada para que ajude a melhorar o relacionamento da equipe como um todo.


É correto o que se afirma em

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Q600283

Sabe-se que uma missão da área de Recursos Humanos é cuidar da correta aplicação da legislação trabalhista e previdenciária nos processos de admissão, pagamento e demissão de empregados.


Considerando esse contexto, avalie, entre as afirmações a seguir, as que estão de acordo com a legislação brasileira do trabalho.


I. A admissão de pessoal deve prezar pela rapidez na devolução da Carteira de Trabalho e Previdência Social, entregando-a ao funcionário no prazo de 7 dias úteis.


II. A fim de se respeitar a estabilidade adquirida por empregado eleito para a Comissão Interna de Prevenção contra Acidentes, eventuais demissões de empregados da empresa que componham essa comissão somente deverão ser realizadas após o encerramento do mandato para o qual cada um deles foi eleito.


III. No aviso de férias de um empregado, em cujo registro de ponto foram computados 13 dias de faltas não justificadas no período aquisitivo, deverá constar a concessão de 24 dias de férias.


IV. Se, ao cadastrar um novo empregado do setor de produção, verificar-se que ele estará exposto a agentes insalubres e que o laudo técnico das condições de trabalho aponta grau médio de insalubridade, esse empregado deverá receber um adicional de insalubridade de 40% do valor do salário mínimo.


V. É permitido à empresa contratar um jovem aprendiz de 14 anos de idade para exercer atividades durante seis horas diárias em cinco dias na semana, na área de administração de pessoal.


É correto o que se afirma em

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Q600288

o profissional que atua na área de rotinas de pessoal deve conhecer as normas legais de rescisão contratual, de forma a não prejudicar o empregador ou o empregado, quando se extingue um contrato de trabalho.


Acerca do cálculo financeiro relativo à rescisão de contrato, avalie as afirmações a seguir.


I. No caso de dispensa sem justa causa, tendo o empregado trabalhado os trinta dias de aviso prévio, não há incidência de impostos, devendo ser feito o cálculo com base na maior remuneração mensal do empregado.


II. Para o cálculo do 13º salário, divide-se por 12 a maior remuneração do período aquisitivo e, então, multiplica-se esse valor pela fração correspondente aos meses em que o empregado trabalhou durante o ano, incidindo INSS, IR e FGTS.


III. No caso de férias vencidas e indenizadas, utiliza-se a maior remuneração mensal como base para o cálculo, desconsiderando as faltas não justificadas durante o período aquisitivo, incidindo sobre esse valor o pagamento do INSS.


IV. Para o cálculo do saldo de salário, divide-se por 30 a maior remuneração e multiplica-se o número de dias trabalhados pelo funcionário no mês. Neste cálculo, não se inclui qualquer tipo de média, como comissões, horas extras, gratificações e adicionais de periculosidade, insalubridade e trabalho noturno, e incidem INSS, IR e FGTS.


É correto apenas o que se afirma em

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Q600282

A gestão da remuneração é uma das tarefas mais complexas e importantes da gestão de pessoas, estando cada vez mais atrelada à estratégia organizacional. Ela envolve aspectos sociais, psíquicos, organizacionais, econômicos, institucionais, políticos e éticos. Os dois principais conjuntos de critérios que efetivamente diferenciam os trabalhadores conforme a sua contribuição para a empresa são a pesquisa salarial de mercado e os padrões internos de equidade.


No que concerne à gestão de remuneração, verifica-se que os planos de benefícios oferecidos pelas organizações


I. são um mecanismo de atração e retenção de pessoas e, portanto, auxiliam na manutenção de baixos índices de rotatividade e absenteísmo.


II. tornam a empresa mais competitiva, ainda que se baseiem em informações internas à organização.


III. devem estar atrelados à estratégia de negócio como fator de equilíbrio interno, evitando interferência de fatores externos.


É correto o que se afirma em

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Q600270

Os funcionários de uma indústria de produtos duráveis paralisaram suas atividades por três semanas em razão da perspectiva de baixas vendas e do cenário econômico desfavorável para o ano seguinte.

Considerando essa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Diante de cenário econômico desfavorável, a indústria pode adotar um Programa de Demissão Voluntária (PDV), com o objetivo de administrar o clima organizacional e a imagem da empresa, em face da necessidade de cortes em massa.


PORQUE


II. O PDV possibilita aos funcionários o recebimento de verbas rescisórias, pacotes de benefícios e remuneração extra, bem como a prestação de assessoria para a recolocação e, ao diminuir a chance de desligamento involuntário, torna o ambiente interno menos tenso e mais positiva a percepção dos funcionários a respeito da empresa.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

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Q600275

"Em vez de sair roubando gente de outras empresas, faça você sua parte: forme pessoas." Com essa frase, o vice-presidente de uma multi nacional provocou os quarenta profissionais de recursos humanos presentes em encontro de RH, promovido em abril de 20"O Brasil tem, a rodo, gente para ser formada. O que falta é oportunidade", disse ele.

Disponível em: http://exame.abril.com.br. Acesso em: 14 jul. 2015 (adaptado).


Com relação ao tema abordado no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. Uma empresa, ao estruturar a carreira dos funcionários, deve priorizar o desenvolvimento de competências organizacionais em detrimento dos interesses de cada profissional, que passa a ter caráter subsidiário.


PORQUE


II. Ao promover a formação dos funcionários, em longo prazo, a empresa modifica os interesses pessoais de cada profissional que, no futuro, estarão aptos a geri-Ia.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

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Q600294

Uma empresa pretende firmar seu primeiro contrato com uma multi nacional, para ganhar mais visibilidade à empresa e, consequentemente, ampliar o seu mercado de atuação. Como há grande interesse nessa negociação, foi contratado um consultor e mediador profissional para conduzir o processo. O consultor, em suas mediações, utilizou a estratégia do ganha-ganha e a criatividade no processo de negociação, visando sempre à satisfação das partes envolvidas.


Considerando as características do estilo de negociação empregado, avalie as afirmações a seguir.


I. A busca das soluções criativas será dificultada caso o problema seja dividido em partes, pois se perde a visão global dos resultados da negociação.


II. Utilizando-se a estratégia ganha-ganha, há necessidade de alinhar as questões envolvidas, verificar as diferenças entre as partes e fazer o realinhamento, para que conflitos de escolhas sejam evitados.


III. É necessário desenvolver opções múltiplas, buscar oportunidades e discutir não só o objeto de negociação, mas também outros pontos de interesse.


É correto o que se afirma em

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Q600287

Sistemas e tecnologias da informação devem apoiar as estratégias e os processos empresariais e as estruturas e a cultura organizacionais de uma empresa, para aumentar o valor dos negócios em um ambiente dinâmico.

O'BRI EN, J. A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na área da internet. São Paulo: Saraiva, 2001 (adaptado).

Essa recomendação aplica-se à área de recursos humanos, em que se pode empregar a tecnologia da informação em vários processos. Nesse sentido, suponha que, na empresa X, o gestor de recursos humanos esteja utilizando as seguintes informações para balizar a tomada de decisão.


Considerando essas informações, verifica-se que o quadro acima oferece suporte

I. ao desenvolvimento de estratégias de gestão de pessoas que podem contribuir para a obtenção de vantagem competitiva no mercado, ao indicar condições gerais de saúde dos trabalhadores.


II. à tomada de decisão gerencial, sinalizando a necessidade de contratação de equipe médica para que as enfermidades sejam tratadas no ambiente de trabalho, de forma a reduzir os índices de afastamento por atestados médicos.


III. às operações de RH, ao sinalizar a necessidade de intervenção imediata para diminuir os impactos dos afastamentos por motivo de saúde mental, cujo índice é prevalente.


É correto o que se afirma em

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Q600286

Quando bem-sucedidas, as organizações tendem a crescer, o que acarreta maior complexidade dos recursos necessários às suas operações, com o aumento de capital e instalações, incremento de tecnologia, atividades de apoio etc. As pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional: elas passam a ser a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente competitivo.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4 ed. São Paulo: Manole, 2014 (adaptado).


No contexto descrito por Chiavenato, as pessoas passam a ser consideradas um diferencial competitivo para as organizações ao

I. tornarem o ambiente organizacional menos rígido.


II. valorizarem o uso dos recursos tecnológicos da organização.


III. intensificarem a aplicação de conhecimentos na organização.


IV. gerarem mais integração nas áreas operacionais da organização.


V. desenvolverem habilidades e competências indispensáveis à competitividade.


É correto apenas o que se afirma em

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Q600274

A utilização da comunicação estratégica como um princípio de gestão pode afetar, por exemplo, a execução de treinamentos, tornando necessário dedicar esforços para comunicar aos colaboradores a importância e os benefícios do programa, bem como deixar que apresentem sugestões e críticas. Trata-se de uma via de mão dupla, que permite com que a empresa esteja em constante adaptação. O vaivém de informações permite a entrada de novos conhecimentos, que constituem a aprendizagem organizacional contínua.


A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Quando uma organização se compromete com uma perspectiva comunicacional estratégica, ela reduz o foco de sua visão do trabalho comparti mentalizando problemas, o que pode aumentar a efetividade organizacional.


PORQUE


II. Entendida como um sistema processador contínuo de informações, a organização, ao assumir mudanças com base tanto no nível de conhecimento quanto na sua qualidade, gera o produto da aprendizagem organizacional.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

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Q600279

As carreiras profissionais, assim como as carreiras organizacionais, passaram a ser associadas às trajetórias de cada pessoa. Atualmente, o indivíduo constrói sua carreira de acordo com suas necessidades, percepções e seus desejos, separando-a, assim, das trajetórias de carreiras que eram fortemente atreladas a uma organização. Nas empresas, dada a necessidade de adequação a um mercado em crescente competitividade, faz-se indispensável incorporar a flexibilidade à forma de atuação, estabelecendo-se, assim, um novo contrato psicológico com os empregados.


BALASSIANO, M.; COSTA, I. A. S. Gestão de carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas: 2006 (adaptado).


A partir dessas informações, relativas à gestão de carreiras, avalie as afirmações a seguir.


I. Na gestão de carreiras, incluem-se as etapas de planejamento, ação, controle e avaliação da carreira, procedendo-se a adequações, se necessário.


II. A gestão de carreiras engloba, da perspectiva do indivíduo, o conhecimento e a avaliação de sua experiência profissional, e, da perspectiva da organização, procedimentos e decisões ligadas a espaços ocupacionais e níveis organizacionais.


III. A empresa é responsável por fornecer treinamento e desenvolvimento aos funcionários, mas deverá fazê-lo com parcimônia, pois funcionários bem treinados tendem a evadir em busca de melhores condições salariais.


É correto o que se afirma em

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Q600293

Uma empresa de porte médio, com 20 anos de atuação, fabricante de produtos de prestígio em seu segmento de mercado, passa por graves problemas financeiros, oriundos de gestões mal-sucedidas, principalmente no tocante à qualidade e à produtividade de sua área industrial. Um dos problemas que geraram essa crise foi o conflito entre o gestor da unidade de produção e o da unidade de manutenção fabril. As divergências entre os dois foram tantas que uma unidade atrapalhava as atividades da outra. O diretor-geral da fábrica identificou que se tratava de conflito de relacionamento e resolveu, então, atuar como mediador do conflito, visto que estavam em jogo os resultados da empresa. Preocupou-se principalmente com as pessoas envolvidas e a produção de resultados. Analisou, então, cada estilo de abordagem de conflito antes de conduzir a reunião com os dois gestores.


Considerando a situação descrita, que estilo de gestão de conflito deverá ser adotado pelo diretor geral, para reduzir os efeitos negativos do conflito de relacionamento e atender aos objetivos da empresa?

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GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) E
  • 5) B
  • 6) E
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) E
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) C
  • 15) B
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