Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 31 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q770031

Refere-se ao período terciário da era Cenozóica, EXCETO:

Carregando...
Q787613

No que se refere às transformações recentes na Região Nordeste, considerando as iniciativas de planejamento regional, julgue (C ou E) o item a seguir.

Os focos dinâmicos da agricultura moderna no sertão nordestino estão diretamente associados à construção de perímetros públicos irrigados, tais como o de Nilo Coelho (PE), Curaçá (BA) e Tabuleiro de Russas (CE).

Carregando...
Q770034

Quanto a epirogênese e a orogênese é INCORRETO afirmar: (E). Os movimentos epirogenéticos e orogenéticos são produto do movimento lateral dos continentes, ou seja, tanto da deriva continental como do choque entre as placas tectônicas.

Carregando...
Q787627

Com base nas relações entre a geografia e a política, julgue (C ou E) o item a seguir.

A Rússia, o maior país do mundo, é aproximadamente duas vezes maior que os Estados Unidos da América (EUA) ou a China e cinco vezes maior que a Índia. Estendendo-se por cerca de 170° de longitude, possui ampla fronteira terrestre com países europeus e asiáticos, bem como fronteiras marítimas com o Japão e os EUA. A profundidade territorial russa, que dificultaria ataques de potências marítimas, aliada à existência de recursos naturais e energéticos e de um relevo predominantemente plano, inspiraram Harlford Mackinder a formular a teoria da Área Pivô.

Carregando...
Q685817

Considerando a representação precedente, que mostra a divisão das microrregiões do estado de Alagoas, julgue o item subsequente, no que se refere à distribuição geográfica dessas microrregiões e às características climáticas desse estado.

O estado de Alagoas tem como principais características climáticas as irregularidades de distribuição de chuvas ao longo do ano entre litoral e interior do estado: litoral/ Zona da Mata apresenta índices maiores de precipitação atmosférica do que o sertão semiárido.

Carregando...
Q685824

A respeito das formações vegetais do estado de Alagoas, julgue os item que se segue.

A expansão da agropecuária na Zona da Mata e no agreste de Alagoas levaram ao desmatamento intensivo da Mata Atlântica tanto em Alagoas quanto em outros estados nordestinos, como Bahia, Pernambuco, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Carregando...
Q748901

O programa Território do Brincar é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil. Os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks, acompanhados de seus filhos, percorreram o Brasil e registraram as sutilezas da espontaneidade do brincar, revelando o país através dos olhos de nossas crianças.

Grande parte da vegetação ainda existente em Minas Gerais se concentra nas bacias dos rios Pardo, São Francisco e Jequitinhonha. Essas áreas apresentam fragmentos de três biomas: Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.

Segundo o IBGE, no Brasil há seis tipos de biomas continentais. Sobre eles é correto afirmar que

Carregando...
Q746203

Nas desembocaduras fluviais dos rios da região Nordeste do Brasil, ocorrem os ambientes estuários que abrigam um importante ecossistema costeiro conhecido como manguezal.

Considerando as características desse ecossistema, assinale a afirmação verdadeira.

Carregando...
Q753087

A teoria originada a partir da deriva continental e da expansão dos fundos oceânicos foi desenvolvida em 1960 e tornou-se a mais aceita entre geógrafos e oceanógrafos. De acordo com esta teoria, a litosfera se movimenta sobre a astenosfera. A litosfera por sua vez, é dividida por placas e estas deslizam por causa das correntes de convecção no interior da Terra. O calor que vem do núcleo da Terra esquenta o manto e faz as partes mais quentes subir. Essas partes esfriam e voltam a descer. São essas correntes que movimentam lentamente as placas que formam a crosta da Terra. Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q715210

No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia ao aluno é possibilitado compreender como são delimitadas as bacias hidrográficas. Esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:

Carregando...
Q748986

Observe as figuras a seguir, relativas ao Rio Macaé, RJ.

A associação entre as informações apresentadas nas duas figuras nos permite afirmar que

Carregando...
Q685816

Considerando a representação precedente, que mostra a divisão das microrregiões do estado de Alagoas, julgue o item subsequente, no que se refere à distribuição geográfica dessas microrregiões e às características climáticas desse estado.

A distância em relação à linha do Equador explica os seguintes fenômenos no estado de Alagoas: número elevado de horas de incidência de luz solar e distribuição desigual de intensidade de radiação solar ao longo do ano entre litoral e sertão, com menor radiação solar no litoral que no sertão, em razão da umidade oceânica.

Carregando...
Q746199

Leia atentamente o texto a seguir: “Pela vasta planura que se estende a perder de vista, se erriçam os troncos ermos e nus com os esgalhos rijos e encarquilhados, que figuram o vasto ossuário da antiga floresta. O capim, que outrora cobria a superfície da torra do verde alcatifa, roído até à raiz pelo dente faminto do animal e triturado pela pata do gado, ficou reduzido a uma cinza espessa que o menor bafejo do vento levanta em nuvens pardacentas. O sol ardentíssimo côa através do mormaço da terra abrasada uns raios baços que vestem de mortalha lívida e poenta os esqueletos das árvores, enfileirados uns após outros como uma lúgubre procissão de mortos. Apenas ao longe se destaca a folhagem de uma oiticica, de um juazeiro ou de outra árvore vivaz do sertão, que elevando a sua copa virente por sobre aquela devastação profunda, parece o derradeiro arranco da seiva da terra exausta a remontar ao céu". Alencar, José de. O Sertanejo. 4ed. Ática. p.13.

Considerando a ecologia das caatingas os seus demais aspectos, analise as afirmações.

I. No Brasil, a caatinga é o principal bioma da região Nordeste, ocupando uma área correspondente a 11% do território nacional. Atualmente, em virtude do aquecimento global e dos processos relacionados a desertificação no Brasil e em vários países da África setentrional, este bioma ocupa uma área global menor que 2,71 milhões de km2.

II. O texto da questão faz referência à vegetação xerófila da caatinga, que por ser altamente adaptada, assume um aspecto seco, retorcido e sem folhas durante a estação do verão, onde há escassez das chuvas, regenerando-se com as chuvas durante a estação do inverno.

III. Dados do Ministério do Meio Ambiente, apontam que este bioma tem sido desmatado de forma acelerada nos últimos anos, para o consumo de lenha nativa, explorada de forma ilegal e insustentável, para fins domésticos e indústrias, além do sobrepastoreio e da conversão de pastagens para agricultura.

IV. O juazeiro e a oiticica são espécies arbóreas nativas da caatinga, que ocorrem mesmo nas áreas onde existem limitações hídricas e de solos, permanecendo com suas folhagens nos períodos de estio.

Está correto o que se afirma somente em

Carregando...
Q735849

A Latitude e Longitude geográficas são descrições de localidades para determinados pontos do globo terrestre, feito através de linhas imaginárias que dividem o globo entre hemisfério sul e norte e o oriente e ocidente. Respectivamente, a longitude e latitude são representadas por:

Carregando...
Q685815

Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

Os manguezais, áreas de deposição de sedimentos trazidos tanto pelos rios como pelo oceano, são formações de relevo e de concentração de biodiversidade de grande importância para o desenvolvimento de espécies da fauna e flora locais.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) Certo
  • 3) C
  • 4) Certo
  • 5) Certo
  • 6) Certo
  • 7) D
  • 8) A
  • 9) C
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) Errado
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282