Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 31 a 45 de 80 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 31 a 45
Questões por página:
Q685271

A respeito do músculo cardíaco e do sangue humanos, julgue o item subsequente.

O sangue é um tipo de tecido conjuntivo.

Carregando...
Q658742

A presença de barbas, em certas cabras, é uma característica condicionada por um alelo autossômico, que será denominado de B1. Esse a leio atua como dominante nos machos e recessivo nas fêmeas. O alelo B2 faz par com o alelo B1.

Que resultados podem ser esperados, considerando o cruzamento de um macho com barba, filho de uma cabra sem barba e homozigota, com uma fêmea com barba?

Carregando...
Q701983

Nas ultimas duas décadas, aprendemos a utilizar a seleção artificial para alterar as características __________ de população de espécies. Nesse processo selecionamos as características que desejamos e criamos grandes números da população de uma espécie. Esses organismos são chamados de organismos________________________. Essa seleção artificial trouxe diversos ganhos para as sociedades, como aumento da produção de alimentos ou plantas resistentes a pestes, porém gera grandes debates sobre a__________envolvida nestes procedimentos, um que envolve os humanos é o acesso às terapias gênicas, que por motivos de custo, não estariam disponíveis a cidadão de menor renda, ou ainda, a comparação entre a criação desses organismos transgênicos com a fecundação cruzada (natural), que requer cerca de metade do tempo para desenvolver uma safra de animais a um menor custo, podendo assim___________o balanço natural. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Carregando...
Q741237

Assinale a alternativa que apresenta as características corretas da anemia falciforme e o daltonismo.

Carregando...
Q718053

A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva e irreversível, que leva à perda da memória e a diversos distúrbios cognitivos. Normalmente, a doença manifesta‐se em pessoas com, aproximadamente, sessenta anos de idade, entretanto há casos em que o Alzheimer pode ocorrer de forma precoce, acometendo pessoas mais jovens, em torno de quarenta anos de idade, devido a histórico familiar. A doença apresenta padrão de herança monogênica autossômica dominante.

Com base no texto e no heredograma acima, assinale a alternativa que apresenta a probabilidade de o indivíduo 7 ser portador do gene responsável pelo acometimento precoce da doença de Alzheimer.

Carregando...
Q716153

Roberto é afetado por distrofia muscular Duchenne (DMD), uma desordem ligada ao X. A análise de mutações na sua família identifica uma substituição de um único par de bases no éxon 1 do gene DMD, introduzindo um códon de término prematuro. A consequência mais provável desta mutação é:

Carregando...
Q729771

Em um acidente, três amigos - Roberto, Giovani e Marcelo, ficaram gravemente feridos. No hospital, após um exame de tipagem sanguínea, descobriu-se o tipo sanguíneo e o fator Rh dos três amigos: Roberto era A+, Giovani era O- e Marcelo AB+. No banco de sangue do hospital, havia 10 litros de sangue A+, 10 litros de sangue A-, 20 litros de B+, 20 litros de B-, 5 litros de O+, 5 litros de O-, 2 litros de sangue AB+ e 2 litros de sangue AB-. Quantos litros de sangue estavam disponíveis para cada um dos amigos, respectivamente, naquele dia?

Carregando...
Q717066
Provas: CESPE - 2018 - EBSERH - Biólogo
Disciplina: Biologia - Assuntos: Genetica

A partir da leitura do texto precedente e de aspectos relacionados ao assunto nele tratado, julgue o seguinte item.

A incapacidade relativa de secreção de bicarbonato pelos ductos pode explicar a esteatorreia como resultado da inativação das lipases pancreáticas em pH baixo.

Carregando...
Q717073
Provas: CESPE - 2018 - EBSERH - Biólogo
Disciplina: Biologia - Assuntos: Genetica

Com relação a informações do texto e a aspectos relacionados ao assunto nele tratado, julgue o item a seguir.

O haplótipo de um indivíduo homozigoto com fibrose cística é constituído por genes mutantes em dois cromossomos distintos.

Carregando...
Q685174

Considerando essa afirmação, julgue o próximo item, a respeito da genética.

As proporções 1:1, 3:1 e 1:2:1 indicam herança monogênica e se baseiam na segregação igual em um heterozigoto.

Carregando...
Q685179

Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue o item a seguir.

Infere-se que “a dispersão de genes” mencionada no texto pode ocorrer por transferência dos genes das plantas geneticamente modificadas para outras espécies por meio de reprodução assexuada.

Carregando...
Q685275

Considerando as informações do texto precedente, julgue o próximo item, relativos à reprodução e à sexualidade humana.

Uma adolescente daltônica, ao ser atendida no referido projeto da Sesau, deve ser esclarecida de que a possibilidade de ter um filho daltônico é nula, pelo fato de essa doença ser de herança genética ligada ao cromossomo X.

Carregando...
Q674836

Surdez hereditária não-sindrômica compreende um conjunto de distúrbios genéticos que podem ter mecanismo de herança autossômica recessiva, autossômica dominante, recessiva ligada ao cromossomo X ou mesmo mitocondrial. Dos casos de surdez hereditária não-sindrômica, 80% apresentam herança autossômica recessiva, sendo afetadas 4 em cada mil crianças.

Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.

Carregando...
Q658753

A galactosemia é provocada por uma mutação em um gene do cromossomo 9. Os indivíduos portadores de galactosemia não são capazes de utilizar a galactose, que se acumula no organismo, causando diarreia, vômitos, desidratação, icterícia, retardo no desenvolvimento da criança e até morte.

O heredograma seguir mostra casos de galactosemia.

A probabilidade do casal 11.2 x 11.3 vir a ter uma menina com galactosemia é de:

Carregando...
Q717958

A surdez nos seres humanos pode ser de caráter hereditário, devido à herança autossômica recessiva. Os indivíduos 6, 13 e 19 apresentam tal característica, conforme visualizado no heredograma acima. Nesse caso, os indivíduos especificamente heterozigóticos são os indivíduos

Carregando...
GABARITO:

  • 31) Certo
  • 32) A
  • 33) B
  • 34) A
  • 35) C
  • 36) C
  • 37) B
  • 38) Certo
  • 39) Errado
  • 40) Certo
  • 41) Errado
  • 42) Errado
  • 43) E
  • 44) B
  • 45) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282