Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 73 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q780763

Um cariótipo humano está representando na imagem abaixo. Ele traz o padrão de bandas dos cromossomos humanos na forma de ideogramas (símbolos gráficos). Na imagem é possível observar os cromossomos autossomos e os sexuais da espécie humana. Tendo em vista tais informações, assinale a alternativa correta que apresenta a configuração que teria a célula somática de uma criança do sexo feminino.

Carregando...
Q772537

T. H. Morgan e seus colaboradores, na “Sala das Moscas", como ficou conhecido o seu Laboratório na Columbia University, realizaram inúmeros experimentos sobre mutações utilizando as mostras das frutas (Drosophila melanogaster). Esses experimentos foram fundamentais para lançar as bases cromossômicas da herança e correlacionar as ideias de Mendel com o comportamento cromossômico na meiose. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q778894

O albinismo é uma doença genética autossômica recessiva que provoca deficiência na produção de melanina em humanos. Observe a genealogia a seguir: Sabendo que Cristina, Hélio, Maria e Alice são albinos e que todos os outros membros da genealogia não são albinos, a probabilidade do nascimento de uma criança com albinismo do casamento entre Fábio e Alice seria de:

Carregando...
Q768794

De acordo com as terminologias da genética citadas acima, analise a seguinte proposição: um homem heterozigoto, portador de doença genética de herança autossômica dominante, casa-se com uma mulher normal. Ela está grávida de um par de gêmeos. Qual é a probabilidade de que pelo menos um dos gêmeos venha a ser afetado pela doença no caso de serem, respectivamente, gêmeos dizigóticos ou monozigóticos?

Carregando...
Q766577

Considerando os efeitos do equilíbrio de Hard-Weinberg em grandes populações animais, considere as seguintes afirmativas:

1 - Em uma população panmítica grande, as frequências gênicas e genotípicas permanecerão constantes de geração a geração na ausência de seleção, migração e mutação.

2 - Sob condição de panmixia (acasalamentos ao acaso) em uma população grande, a frequência gênica em determinada geração depende da frequência gênica da geração anterior, e não da frequência genotípica.

3 - A frequência genotípica em determinada geração depende da frequência gênica da geração anterior.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q780766

“Em busca da cura para um jovem com progeria – envelhecimento precoce. ... A síndrome de Basso é causada por uma simples mutação no gene LMNA, um dos 20.000 que formam o manual de instruções presente em cada célula humana. A mutação desencadeia o acúmulo de uma proteína tóxica no núcleo celular e isso causa o envelhecimento precoce (...)"

(Adaptado – Reportagem do Jornal - El pais – 18/02/2019)

Esse ramo da ciência está intimamente relacionado com muitos conceitos importantes, como os descritos a seguir:

I. É o conjunto de genes que se encontram no núcleo das células de uma determinada espécie.

II. É a unidade funcional da hereditariedade, porções do DNA que contém as informações para a produção das proteínas.

III. São visíveis durante a divisão celular e aparecem associados a proteínas.

Assinale a alternativa que relaciona, corretamente, as informações contidas no excerto acima com os conceitos I, II e III,

Carregando...
Q772553

A Eritroblastose Fetal é uma doença hemolítica que decorre de uma incompatibilidade do grupo RH entre a mãe e seu bebê. O contato do sangue da mãe com o sangue do bebê induzirá a produção de anticorpos Anti-RH na mãe. Assim sendo, qual dos seguintes fenótipos é o responsável pelo aparecimento dessa doença no feto em uma posterior gestação?

Carregando...
Q780784

A biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento, incluindo a ciência básica (biologia molecular e microbiologia), a ciência aplicada (técnicas imunológicas) e, também, as tecnologias diversas (informática de sistemas, robótica e controle de processos). Dentre essas áreas, o DNA recombinante, aparece diretamente associado ao melhoramento genético de organismos. Essas técnicas de melhoramento, consistem na inserção de porções do DNA de interesse de uma espécie em outra. Tendo em vista os princípios básicos de biotecnologia, relacionados ao DNA recombinante, sobre os protocolos comumente utilizados pode-se afirmar corretamente que

Carregando...
Q780144

Os estudantes Carolina e Arthur, que nunca doaram ou receberam sangue durante a vida, conversavam sobre os diferentes tipos sanguíneos existentes. Carolina disse que seu sangue possuí aglutinina anti-A, mas não a aglutinina anti-B. Já Arthur revelou que seu sangue possui os dois tipos de aglutinogênios (A e B). Os tipos sanguíneos de Carolina e Arthur são, respectivamente:

Carregando...
Q768796

Em uma população em equilíbrio de Hardy-Weinberg, composta por 25.000 indivíduos, constatou-se que a frequência de homozigotos recessivos é de 0,64. Admitindo que se trata de lócus bialélico, espera-se que o número esperado de indivíduos heterozigotos do sexo masculino nessa população seja, aproximadamente,

Carregando...
Q717071
Provas: CESPE - 2018 - EBSERH - Biólogo
Disciplina: Biologia - Assuntos: Genetica

Com relação a informações do texto e a aspectos relacionados ao assunto nele tratado, julgue o item a seguir.

O padrão de causalidade descrito é compatível com o de doença de herança autossômica recessiva.

Carregando...
Q709643

Nas cobaias, existem dois pares de alelos com segregação independente, que condicionam, respectivamente, o comprimento e a cor da pelagem. A pelagem longa e marrom é condicionada pelo genótipo duplo recessivo, enquanto as pelagens curta e preta são dominantes para esses fenótipos. O cruzamento entre um macho duplo heterozigoto e uma fêmea dupla recessiva, para esses alelos citados, deverá gerar

Carregando...
Q674860

A calvície ou alopecia genética é uma herança autossômica influenciada pelo sexo, sendo o efeito do gene afetado pelas características hormonais do sexo masculino ou feminino adulto, com os genótipos e correspondentes fenótipos mostrados na tabela abaixo.

Para uma população, em equilíbrio de Hardy-Weinberg, na qual 4% das mulheres desenvolvem o fenótipo calvície, assinale a afirmação INCORRETA.

Carregando...
Q674858

A epistasia é descrita quando um alelo de um gene epistático (Inibidor) afeta a expressão completa de outros alelos (em outro lócus) de um gene hipostático. Se o alelo do gene epistático for recessivo, chamamos o fenômeno de epistasia recessiva. A cor da pelagem e a cor do focinho em cães “Labrador Retrievers" podem ser explicadas pela ação não simultânea de dois loci de genes B e E, como mostrado no esquema a seguir.

Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.

Carregando...
Q717069
Provas: CESPE - 2018 - EBSERH - Biólogo
Disciplina: Biologia - Assuntos: Genetica

A partir da leitura do texto precedente e de aspectos relacionados ao assunto nele tratado, julgue o seguinte item.

Para uma pessoa com esteatorreia e dieta rica em ácidos graxos, é esperada a presença nas fezes de compostos com alta solubilidade em solventes orgânicos.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) E
  • 6) A
  • 7) D
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) C
  • 11) Certo
  • 12) C
  • 13) D
  • 14) B
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282