Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:
Questões com:
Excluir questões:

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...
Exibindo 1 a 9 de 9 questões. Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 9
Questões por página:

O desenvolvimento e o uso dos chamados organismos geneticamente modificados (OGM) não são um tema consensual na sociedade brasileira. Segundo a Convenção de Biossegurança de Cartagena, um OGM é qualquer organismo vivo que possua uma nova combinação de material genético obtido através do uso da biotecnologia moderna. No campo da pesquisa ainda pairam dúvidas quanto aos benefícios e riscos à saúde humana provenientes do uso em larga escala desses organismos. Muitos grupos consideram que a definição atual de OGM é muito restrita e deixa margem a interpretações e usos cujos riscos não foram profundamente avaliados. Entre os riscos potenciais dos OGM destacamse os problemas relacionados a alergias a produtos transgênicos. Casos de alergias já foram constatados nos Estados Unidos a partir do uso do tripofano produzido por uma empresa japonesa. No âmbito do aparato jurídico nacional e internacional, existem princípios que regulamentam o uso de OGM. Os princípios são as bases fundamentais de que se originam as normas e, ao mesmo tempo, são os reguladores normativos de um sistema jurídico positivado. Logo, entendendo de onde emanam as bases naturais de um sistema jurídico, conseguimos chegar à fonte principiológica dele, ao “deve ser” normativo. Ambientalistas e grupos da sociedade civil utilizam o biodireito, bem como o direito ambiental, para acionar um princípio fundamental para o uso de OGM. Trata-se do princípio

Carregando...

Acerca do melhoramento genético de plantas, julgue o item que se segue.

A utilização de populações melhoradas a partir da seleção recorrente deve limitar-se à obtenção de linhagens endogâmicas para a produção de híbridos.

Carregando...

Analise as afirmativas abaixo:

I – Os híbridos simples de milho têm os maiores potenciais de produção.

II – Comunidades de agricultores familiares podem produzir suas sementes de milho, variedade em lavouras isoladas corretamente.

III – Os híbridos são os mais indicados para qualquer nível tecnológico de cultivo de milho.

IV – A população de plantas por hectare recomendada para milho doce é sempre maior que a do milho grão.

Com base nas afirmativas acima, é correto afirmar que:

Carregando...

Acerca do melhoramento genético de plantas, julgue o item que se segue.

A preservação do germoplasma, fonte de variabilidade genética disponível para o melhoramento de plantas, é realizada pelos bancos de germoplasma, cujas principais funções são a coleta, a caracterização, a avaliação e o intercâmbio do germoplasma.

Carregando...

Os híbridos de milho resultam do cruzamento entre indivíduos geneticamente distintos e homozigotos, visando à utilização prática da heterose. Dependendo do número de genitores utilizados, podemos obter diferentes tipos de híbridos, mas, de modo geral, todos são altamente heterozigóticos e homogêneos. A melhor definição para um híbrido duplo é

Carregando...

O Programa de melhoramento genético do milho no Brasil visa à obtenção de cultivares adaptados às condições ecológicas e de cultivo em cada região. Na região Nordeste o melhoramento genético busca plantas que tenham:

I- Tolerância à seca.

II- Arquitetura.

III- Absorção de fósforo.

IV- Resistência às pragas regionais.

Está(ão) CORRETA(S)

Carregando...

Considerando-se as informações sobre os Organismos Geneticamente Modificados, é incorreto afirmar:

Carregando...

A respeito do melhoramento genético vegetal, julgue os itens subsecutivos.

No melhoramento genético de espécies autógamas, como o feijão e a soja, destaca-se o método do pedigree, ou genealógico, o qual permite redução de espaço e tempo necessários para o avanço das gerações, uma vez que possibilita avançar mais de uma geração/ano.

Carregando...

A respeito do melhoramento genético vegetal, julgue os itens subsecutivos.

A inserção de um gene que codifica uma enzima capaz de elevar a tolerância da soja cultivada aos herbicidas do tipo glifosato e o gene BT, que confere ao milho resistência ao ataque de insetos, são exemplos de aplicação da engenharia genética na agricultura.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) Errado
  • 3) C
  • 4) Certo
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) Errado
  • 9) Certo
  •  

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282