Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 37 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q765276

Homem, 27 anos, queixa-se de diarreia crônica há 1 ano, com mais de 10 evacuações ao dia, sem produtos patológicos, associada a sintomas dispépticos de empachamento, distensão abdominal e flatulência excessiva. Refere, ainda, perda de 1 kg nesse período. O exame físico não evidencia maiores alterações, exceto por discreta distensão de alças intestinais, com o abdome indolor à palpação e DB negativo. Exames complementares: anemia ferropriva; deficiência de Vit B12; imunoglobulinas normais; PPF negativo (3 amostras); pesquisa de gordura fecal SUDAN III positiva; endoscopia digestiva alta com aspecto atrófico em segunda porção duodenal; colonoscopia normal.

Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.

Carregando...
Q765271

Homem, 55 anos, é portador de cirrose hepática e se apresenta com edema progressivo e ascite volumosa. Faz uso de espironolactona 100 mg/dia. Traz os seguintes exames laboratoriais: potássio sérico = 4,6 mEq/L; creatinina sérica = 0,72 mg/dL; exame de urina mostra concentração de sódio urinário = 40 mmol/L e concentração urinária de creatinina = 100 mg/dL.

Assinale a alternativa que apresenta a conduta mais apropriada à situação clínica atual desse paciente.

Carregando...
Q765275

Homem, 25 anos, hígido, apresenta o seguinte perfil sorológico em relação às hepatites:

HBsAg = negativo;

Anti-HBs = positivo;

Anti-HBc = negativo;

Anti-HCV IgG = negativo;

Anti-HAV (IgM e IgG) = negativos.

É correto afirmar que esse paciente

Carregando...
Q765262

Homem, 66 anos, sem antecedentes mórbidos, refere cansaço aos médios esforços, que se iniciou há 3 meses. Nega sintomas associados, dor abdominal, melena ou enterorragia. Ao exame físico, nota-se o paciente descorado 3+/4+ e eupneico em ar ambiente. PA = 110 x 70 mmHg. As auscultas cardíaca e pulmonar são normais. Os exames laboratoriais relevantes estão ilustrados a seguir.

Assinale a alternativa que contém a abordagem correta nesse caso.

Carregando...
Q765259

Homem, 55 anos, comparece ao consultório médico com queixa de dor epigástrica recorrente com irradiação para região lombar superior esquerda, que alivia parcialmente com antiespasmódico. Refere, acompanhando o quadro, perda do apetite, episódios frequentes de náuseas e emagrecimento de 15 kg em um ano. Nos últimos 3 meses, refere flatulência intensa e evacuação com fezes volumosas, mal cheirosas e que flutuam na água. Antecedentes: etilismo há 38 anos e diabetes mellitus diagnosticado há 5 meses. Exame físico: regular estado geral, emagrecido, anictérico, afebril, eupneico em ar ambiente. Abdome: plano, doloroso à palpação profunda, com massa palpável em epigástrio, fixa, de bordas mal definidas, com aproximadamente 15 cm de diâmetro.

Assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica mais provável.

Carregando...
Q713740

Com relação à fisiologia da digestão, o cólon direito é responsável pela:

Carregando...
Q713745

Sobre a anatomia de superfície do fígado é INCORRETO afirmar:

Carregando...
Q713752

A presença de mucosa tipo gástrica em órgão tubular, cujas biópsias confirmem a presença de metaplasia intestinal, ou seja, o deslocamento proximal da junção escamocolunar em relação à junção esofagogástrica, caracteriza:

Carregando...
Q713757

Menos de 3 evacuações por dia, com ou sem sangue, sem comprometimento sistêmico e com velocidade de sedimentação globular normal, classifica a retocolite ulcerativa como:

Carregando...
Q713764

Das causas de dor abdominal, de acordo com a localização, são situações associadas a dor no quadrante superior direito e esquerdo (abdome superior):

Carregando...
Q713744

São condições que alteram a capacidade mastigatória do idoso, EXCETO:

Carregando...
Q713749

Dor abdominal ou desconforto, hábito intestinal alterado com constipação ou diarreia e inchaço são sintomas comuns na população geral, sintomas que individualmente não têm sensibilidade e especificidade para o diagnóstico. No entanto, combinações de tais sintomas são mais específicas. Quando caracterizadas com limites apropriados de frequência, tais combinações podem ser identificadas como síndromes. Os distúrbios intestinais funcionais são o grupo de desordens atribuídas à disfunção intestinal. O distúrbio intestinal funcional mais comum é a:

Carregando...
Q713751

Analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

________ é uma pigmentação peculiar da mucosa do cólon que é observada em alguns pacientes no momento da colonoscopia e indica o uso crônico de antraquinona como laxante.

Carregando...
Q713756

São objetivos do exame de manometria:

I) Permitir ao cirurgião considerar a possibilidade da realização de fundoplicatura parcial.

II) Estabelecer o ponto preciso de instalação do eletrodo de pHmetria, critério considerado essencial para avaliação do método.

III) Diagnóstico de doenças associadas, como doença do colágeno, espasmo esofágico difuso, “esôfago em quebra-nozes".

Dos itens acima:

Carregando...
Q713763

As dores de intestino médio, maioria do intestino delgado, ceco e apêndice cecal são caracterizadas por:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) E
  • 4) A
  • 5) E
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) C
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) B
  • 14) D
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282