Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 38 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q765366

Acerca da história da construção do objeto do Serviço Social no Brasil, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q765378

Assinale a alternativa que corresponde a um dos maiores marcos na história do Serviço Social, com relação principalmente à postura profissional e à busca de um projeto ético-político condizente com as aspirações dos(as) assistentes sociais.

Carregando...
Q782074

É notória a relação estabelecida entre a gênese do Serviço Social brasileiro e o ideário católico. Em razão desta vinculação, em sua gênese, o Serviço Social brasileiro fundamentou e formulou seus primeiros objetivos políticos e sociais baseando-se

Carregando...
Q765795

A Política Nacional de Estágio (PNE) da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) foi aprovada em 2009 e é resultado da conjugação de esforços da ABEPSS, do CFESS e da ENESSO para a construção de parâmetros nacionais para a realização do estágio na área de serviço social. Sendo assim, julgue o item a respeito da PNE. O discente somente poderá iniciar o estágio após ter cursado as disciplinas de fundamentos histórico‐teórico‐metodológicos do serviço social I e II e ética profissional.

Carregando...
Q771519

No processo histórico de construção do Serviço Social no Brasil, a profissão seguiu princípios que foram oriundos da Igreja Católica, a qual apresentava grande influência sobre a profissão. Alguns documentos escritos pela Doutrina Social da Igreja apontavam o envolvimento dos católicos junto aos problemas sociais da época, norteando valores e princípios pautados em uma visão teórica neotomista. A partir do exposto e considerando a história do Serviço Social, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas das encíclicas da Igreja Católica que influenciaram o início da profissão.

Carregando...
Q766469

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto abaixo. Yazbek (2009a, p. 161), no texto “Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social na contemporaneidade”, ao analisar as polêmicas dos fundamentos teóricos e metodológicos dos anos 2000, considera que, “apesar da __________ com o histórico conservadorismo e da legitimidade alcançada pelo pensamento __________, ampliam-se as interferências de outras correntes teórico-metodológicas, particularmente no âmbito da influência do pensamento ___________ e ___________ e das teorias herdeiras da “perspectiva modernizadora”, caracterizadas por seu caráter sistêmico e tecnocrático”.

Carregando...
Q766468

Sobre o significado sócio-histórico da profissão de assistente social e sua inserção na divisão sociotécnica do trabalho, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O serviço social alcança o status de profissão devido às demandas colocadas pela sociedade a partir das transformações na relação do Estado com as classes sociais em disputa. II. O serviço social avança de uma postura contemplativa da realidade para responder às necessidades postas pelo Estado, demandador de sua atuação. III. A constituição do Estado moderno não influenciou na institucionalização do serviço social, visto que a profissão já existia muito antes disso, vinculada às instituições filantrópicas e de caridade. IV. Com o surgimento das grandes instituições assistenciais, o mercado de trabalho se reduz significativamente, visto que o serviço social não conseguiu romper com o estreito quadro de sua origem e teve dificuldade de se institucionalizar e se legitimar dentro do Estado. V. É possível afirmar que, no cotidiano de sua prática profissional, o assistente social sustenta uma dupla vinculação com as instituições que demandam seu trabalho, mediante sua condição de assalariamento e com os usuários alvo de suas ações e serviços.

Carregando...
Q771506

Com o passar dos tempos, o profissional de Serviço Social foi se inserindo nas mais diversas áreas e organizações, conquistando muitos campos de trabalho e observando que o agravamento das diversas expressões da questão social necessita também de diversas formas de enfrentamento. Sobre a atuação profissional do(a) Assistente Social, é correto afirmar que

Carregando...
Q765367

Com base nos conhecimentos da trajetória da construção do objeto do Serviço Social no Brasil no contexto do governo de Getúlio Vargas na década de 1930, é correto afirmar que, nesse período, o objeto do Serviço Social se encontrava articulado com os aspectos ligados à

Carregando...
Q760153

A respeito da teoria dos movimentos sociais na História, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q771882

Na história da profissão, em razão da sua própria natureza, o debate sobre a dimensão técnico-operativa e as concepções sobre seus instrumentos e técnicas, sempre esteve em evidência. Nesse sentido, considere as assertivas abaixo.

I. Aplicar os meios requer conhecer os instrumentos, ter habilidades para utilizá-los, capacidade para criá-los e escolher os mais adequados às finalidades postas.

II. A teoria não oferece os instrumentos e técnicas de intervenção propriamente ditos, mas oferece subsídios para que eles sejam escolhidos, criados e utilizados.

III. A dimensão técnico-operativa envolve um conjunto de estratégias, táticas e técnicas instrumentalizadoras da ação, que efetivam o trabalho profissional, e que expressam uma determinada teoria, um método, uma posição política e ética.

IV. A articulação entre teoria e prática, investigação e intervenção, pesquisa e ação, ciência e técnica não devem ser encaradas separadamente. V. Os instrumentos e técnicas são os únicos elementos constitutivos da dimensão técnico-operativa e expressam as demais dimensões da profissão.

Está correto o que se afirma APENAS em

Carregando...
Q740495

O encaminhamento é um dos procedimentos utilizados pelos assistentes sociais nos diferentes espaços ocupacionais. Esse procedimento técnico é de fundamental importância na medida em que possibilita democratizar informações e o acesso dos usuários a serviços e direitos sociais. Em relação às exigências postas ao assistente social ao realizar o encaminhamento, considere as afirmativas abaixo.

Em relação ao encaminhamento, estão corretas as afirmativas

Carregando...
Q756074

Guerra, Santos e Mioto, ao refletirem sobre a prática profissional, afirmam que o exercício profissional se configura por meio da articulação das dimensões teórico‐metodológica, ético‐política e técnico‐operativa. Com relação à dimensão técnico‐operativa, julgue o item subsequente.

É na realização da dimensão técnico‐operativa da profissão que o assistente social legitima e constrói uma determinada cultura, um ethos profissional, ou seja, um conjunto dos costumes e hábitos característicos do serviço social.

Carregando...
Q735321

Analise as alternativas a seguir com base no artigo, de Maria Carmelita Yazbek, “Os Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social Brasileiro na Contemporaneidade”, a respeito dos diferentes posicionamentos, lógicas e estratégias que permearam o pensamento e a ação profissional do Serviço Social em sua trajetória e que persistem até os dias atuais com novas articulações, expressões e redefinições. I. A relação entre a profissão e o ideário católico, na gênese do Serviço Social brasileiro, irá imprimir à profissão caráter de apostolado fundado em uma abordagem da “questão social” como problema moral e religioso e numa intervenção que prioriza a formação da família e do indivíduo para solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais. II. É na relação com a Igreja Católica que o Serviço Social brasileiro fundamentará a formulação de seus primeiros objetivos político-sociais, orientando-se por posicionamentos de cunho humanista conservador alinhados aos ideários liberal e marxista na busca de recuperação da hegemonia do pensamento social da Igreja face à “questão social”. III. O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos 1940, a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social norte-americano e suas propostas de trabalho permeados pelo caráter conservador da teoria social positivista. Estão corretas as alternativas

Carregando...
Q702661

Como profissão inscrita na divisão do trabalho, o serviço social surge como parte de um movimento social mais amplo, de bases confessionais, articulado à necessidade de formação doutrinária e social, para uma presença mais ativa da Igreja Católica, no início da década de 1930. Para a Igreja, a questão social era concebida como

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) A
  • 3) E
  • 4) Certo
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) D
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) Certo
  • 14) B
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282