Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 6 de 6 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 6
Questões por página:
Q739428

Os fragmentos a seguir descrevem negociações diplomáticas ocorridas no processo de constituição da fronteira ocidental do Império português.

I - Assegura o domínio e a soberania territorial da Coroa Portuguesa sobre as regiões americanas compreendidas entre os rios Amazonas e Oiapoque, fixando os limites entre França e Portugal na região da Guiana.

II - Adota o princípio da "ocupação efetiva" e garante o controle luso de rios existentes na capitania de Mato Grosso, no vale do Guaporé, região que daria acesso, através do rio Guaporé e demais rios amazônicos, ao Estado do Grão-Pará e Maranhão.

Os fragmentos exemplificam, respectivamente, os Tratados de

Carregando...
Q312616

Em plena Atenas Clássica, durante o século V a. C. e seus arredores, mesmo com a assistência do Conselho permanente, o povo (cidadãos plenos e livres de Atenas) só podia fazer cumprir as suas vontades confi ando uma parte de sua soberania a certos Magistrados. As Magistraturas podem ser descritas corretamente nos seguintes termos:

Carregando...
Q312634

No fi nal do Período Colonial, a extensão territorial da Colônia nada tinha a ver com a linha de Tordesilhas. As bandeiras paulistas, para oeste, a ação dos criadores de gado e das forças militares, para sudoeste, e o avanço minerador, a partir do século XVIII, tornaram a feição territorial do Brasil bastante próxima da atual.
Restava discutir, principalmente com a Espanha, o reconhecimento das novas fronteiras. Embora as controvérsias sobre as fronteiras do Sul não tivessem cessado, o Tratado, anterior ao de Santo Ildefonso, que reconhece a posse para quem fosse ocupante efetivo de uma área é conhecido como Tratado:

Carregando...
Q312621

Ao discutir os problemas conceituais em torno do termo “Renascimento”, em seu clássico A Civilização do Renascimento, Delumeau (1994) opta por uma defi nição do período, em busca de caracterizá-lo de maneira abrangente no quadro de uma história total. Essa defi nição, segundo o autor, é a seguinte:

Carregando...
Q312626

Embora não se possa afi rmar que a laicização e a humanização da religião, ocorridas nos séculos XV e XVI, tenham se constituído em uma descristianização, sem dúvida, elas lançaram as bases que tornaram possíveis, já no século XVII, a afi rmação da Ciência Experimental e das explicações racionais do Universo. Esta dupla e complementar faceta do pensamento fi losófico, ligado à chamada Revolução Científi ca do Século XVII, que congrega observação empírica com dedução racional, pode ser simbolizada pelas obras fi losófi cas de dois pensadores do séc.XVII. São eles:

Carregando...
Q312618

Segundo Hilário Franco Jr. (1986), os homens medievais não teriam a menor ideia do que se está falando ao se utilizar diante deles a expressão “Idade Média”. Segundo o referido autor, o conceito foi cunhado no contexto do período:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) A
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282