Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 34 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Assinale a alternativa incorreta sobre a Teoria da Personalidade de Skinner:

Carregando...

De acordo com a teoria freudiana, a relação entre ego e objeto, na melancolia, ocorre por meio do mecanismo de

Carregando...

Para Freud, um dos elementos que permitem conceituar a pulsão é o objetivo. O objetivo é sempre a satisfação, a qual se define como

Carregando...

Ao longo de sua obra, Freud observa a compulsão à repetição de sensações desprazerosas que comparecem em determinados fenômenos da vida mental, entre os quais, na transferência, na neurose traumática e nas brincadeiras infantis.

Com efeito, em 1920, ele lança mão de um novo dualismo pulsional, a saber:

Carregando...

Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia

e à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

De acordo com a abordagem psicanalítica proposta por Freud, os transtornos mentais estão associados a conflitos sexuais reprimidos durante a infância.

Carregando...

Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia

e à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

Conforme a teoria psicossexual de Freud, o indivíduo é dominado por pulsões sexuais que buscam ser atendidas.

Carregando...

“Sua majestade, o bebê” é a expressão encontrada por Freud (1914) para designar o investimento libidinal dos pais sobre a criança na formação de seu ego. Mais do que simplesmente uma fase evolutiva, corresponde a uma estase da libido que nenhum investimento de objeto permite ultrapassar completamente. Para tanto, Freud lança o conceito de:

Carregando...

Com relação à psicoterapia individual e à clínica infantil e do adolescente, julgue os itens subsequentes.

Qualquer acompanhamento psicoterápico inicia-se pelas entrevistas iniciais.

Carregando...

“A existência da inclinação para a agressão, que podemos detectar em nós mesmos e supor com justiça que ela está presente nos outros, constitui o fator que perturba nossos relacionamentos com o nosso próximo e força a civilização a um tão elevado dispêndio [de energia]. Em consequência dessa mútua hostilidade primária dos seres humanos, a sociedade civilizada se vê permanentemente ameaçada de desintegração. O interesse pelo trabalho em comum não a manteria unida; as paixões instintivas são mais fortes que os interesses razoáveis. A civilização tem de utilizar esforços supremos a fim de estabelecer limites para os instintos agressivos do homem e manter suas manifestações sob controle por formações psíquicas reativas. Daí, portanto, o emprego de métodos destinados a incitar as pessoas a identificações e relacionamentos amorosos inibidos em sua finalidade, daí a restrição à vida sexual e daí, também, o mandamento ideal de amar ao próximo como a si mesmo, mandamento que é realmente justificado pelo fato de nada mais ir tão fortemente contra a natureza original do homem.”
FREUD, Sigmund. Mal-estar na civilização. Obras psicológicas completas. Parte V. Edição Standart brasileira. Rio de Janeiro: Imago editora, 1996
A partir desse trecho, em conformidade com o pensamento psicanalítico de Freud, é CORRETO afirmar que

Carregando...
Provas: FUNCAB - 2013 - PC-ES - Psicólogo
Disciplina:

Psicologia

- Assuntos: Freud Luto

Em “Luto e Melancolia”(1917) , Freud trabalha os modos como o sujeito responde à perda de objeto. No caso do luto, o trabalho psíquico é livrar toda a libido de seus enlaces com esse objeto perdido, enquanto namelancolia:

Carregando...
Provas: ESPP - 2013 - MPE-PR - Psicólogo
Disciplina:

Psicologia

- Assuntos: Freud

Muitos psicanalistas europeus perseguidos pelo nazismo na época da Segunda Guerra Mundial, migraram para os Estados unidos e juntamente com psicanalistas de lá, fundaram a corrente denominada Psicologia do Ego. Sobre esta corrente, julgue as sentenças abaixo como verdadeiras (V. ou falsas (F.:
I.Estes autores fundamentaram-se nos últimos trabalhos de Freud, particularmente a partir da formulação da estrutura tripartida da mente.
II.Influenciada pelo espírito pragmático dos americanos, os postulados desta escola germinaram com muito vigor e frutificaram com estudos de gerações posteriores.
III.Nesta corrente há uma valorização do estudo das funções mentais processadas pelo ego e superego.
Assinale a alternativa que contem a sequência correta:

Carregando...

Para Freud, os conteúdos do id

Carregando...

A psicanálise trouxe contribuições teóricas importantes para o campo da psicologia clínica. Tomando como viés essa abordagem, julgue os itens a seguir.

Segundo Freud, a megalomania, comum na paranoia, aponta para uma regressão do desenvolvimento libidinal do sujeito a um estádio do narcisismo.

Carregando...
Provas: CESPE - 2013 - DEPEN - Psiquiatria
Disciplina:

Psicologia

- Assuntos: Freud

Julgue os itens a seguir, referentes à psicanálise.

Freud foi um dos primeiros a estudar o uso da hipnose em clínica psiquiátrica, abandonando rapidamente esses estudos por não considerá-los os mais adequados.

Carregando...

No texto A invenção das massas: a psicologia entre o controle e a resistência, vemos que Freud realizou a síntese entre psicologia individual e psicologia social quando:

Carregando...
GABARITO:

  • 16) B
  • 17) B
  • 18) A
  • 19) E
  • 20) Certo
  • 21) Certo
  • 22) E
  • 23) Certo
  • 24) C
  • 25) D
  • 26) A
  • 27) B
  • 28) Certo
  • 29) Certo
  • 30) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282