Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 32 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Freud, em “Conferência XXVII” (1916-1917), descreve um fenômeno que se apresenta no tratamento de neuróticos e o apresenta como uma “neurose nova, artificial”. A essa “neurose nova”, Freud dá o nome de:

Carregando...

Segundo Freud, uma oposição consciente e inconsciente não se aplica às pulsões. Uma pulsão nunca pode tornar-se objeto da consciência. Isto só é possível para:

Carregando...

Na fase inicial da vida do bebê, o mundo lhe é indiferente; só mais adiante a diferenciação; entre interno e externo passa a se apresentar. É em função do julgamento dos atributos dos objetos, agradável ou desagradável, bom ou mau, que eles serão, inicialmente, aceitos ou não no ego, decisão definida por Freud como:

Carregando...

“As terapias do insight têm em comum o objetivo de fornecer às pessoas maior consciência e compreensão dos seus sentimentos, suas motivações e ações, na esperança de que isso as leve a um ajustamento melhor” (MORRIS, 2004). São terapias do insight:

Carregando...

De acordo com a teoria psicanalítica de Freud, está incorreto afirmar que:

Carregando...

Na segunda tópica da teoria psicanalítica, Sigmund Freud desenvolve quais noções centrais de seu pensamento?

Carregando...

Julgue o item subsecutivo, concernente à entrevista psicológica.

A transferência é um conceito psicanalítico freudiano que compreende as atitudes e os sentimentos inconscientes do paciente para com o médico e vice-versa.

Carregando...

No campo da clínica psicanalítica, Freud identificou certo fenômeno no qual os sentimentos do paciente para com o analista seriam manifestações de uma relação recalcada com imagos parentais. Tal fenômeno foi inicialmente concebido como uma resistência ao tratamento, para depois ser visto como sua principal força motriz, inscrevendo-se no centro da direção da cura.

Esse fenômeno chama-se

Carregando...

“Uma coisa é certa: o problema da ansiedade é um ponto que liga as mais importantes questões; um enigma cuja solução deve lançar uma torrente de luz sobre toda a nossa vida mental" (Freud: Lições introdutórias de psicanálise). A ansiedade é um estado de humor negativo caracterizado por sintomas corporais de tensão física e apreensão em relação ao futuro. Considere abaixo algumas causas dos transtornos de ansiedade, a partir de uma abordagem integrada de fatores:

I - Evidências indicam que as contribuições genéticas ao pânico e à ansiedade se diferem, mas em ambas as situações, a vulnerabilidade genética, particularmente em uma pessoa sob estresse, pode criar a condição para o pânico, mas não é a causa direta dele.

II - Fatores ambientais não são capazes de alterar a sensibilidade de circuitos ambientais relacionados ao medo, fuga e luta, significando dizer que uma pessoa suscetível a desenvolver ansiedade e seus transtornos, provavelmente se acometerá dos mesmos.

III - Sobre as contribuições psicológicas, as ações dos pais na primeira infância contribuem para fomentar o senso de controle ou o senso de incontrolabilidade, sendo que, os pais que permitem que os filhos explorem o mundo e desenvolvam habilidades para enfrentar acontecimentos inesperados os capacitam a desenvolver um senso de controle salutar.

IV - Em relação aos fatores sociais que desencadeiam ansiedade, estes são interpessoais por natureza, dentre eles, casamento, divórcio, dificuldades no trabalho e morte de uma pessoa querida, ou físicos, como machucado ou enfermidade.

Dentre as afirmativas consignadas acima, de I a IV, estão corretas:

Carregando...

A interpretação de sonhos é um processo de decifrar seus significados, criado e desenvolvido por Freud como uma das técnicas básicas da Psicanálise. O procedimento empregado consiste em favorecer

Carregando...

Entre as técnicas utilizadas na psicoterapia de grupo psicodinâmica (de orientação psicanalítica) encontra-se uma técnica central, que corresponde a encorajar os pacientes a serem espontâneos na comunicação de seus pensamentos e sentimentos, especialmente em relação aos outros membros e que ocorre, no grupo, em dois planos: o individual e o grupal. Trata-se de

Carregando...

Para Freud, a aprendizagem se estabelece na relação entre alguém que ensina e alguém que aprende, sendo a transferência a força motriz desse processo. A psicanálise propõe que a relação transferencial no âmbito educativo

Carregando...

Para Freud, a associação livre é um método que

Carregando...

Assinale a alternativa incorreta sobre a Teoria da Personalidade de Skinner:

Carregando...

De acordo com a teoria freudiana, a relação entre ego e objeto, na melancolia, ocorre por meio do mecanismo de

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) Errado
  • 8) D
  • 9) D
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) C
  • 13) E
  • 14) B
  • 15) B
  •  

Questões sobre Freud

Primeiramente, é importante destacar que neste texto você irá saber tudo sobre questões sobre freud, questões de concurso freud, questões sobre freud enem, questões objetivas sobre freud e muito mais!

Como estudar Freud para o ENEM

Se você pretende tirar uma boa nota no enem, ou até mesmo fazer um concurso publico depois, antes de partir para as questões sobre freud ou questões de concurso freud, você deve conhecer um pouco sobre quem foi o neurologista e psiquiatra austríaco. Sigmund Freud nasceu em 6 de maio de 1856, e foi responsável pelo desenvolvimento da Psicanálise. E este é um método utilizado até hoje por profissionais das áreas de Psicologia e Psiquiatria.

Freud cursou Medicina na Universidade de Viena, estudou neurobiologia, através do tecido nervoso e do cérebro de humanos e de animais. Ele queria entender o conhecimento humano e suas experiências de vida. Ele baseou suas teorias em traumas pessoais que ocorreram no passado do paciente. Acreditava também que as situações acontecem e que são esquecidas, ficando escondidas pela consciência. Em seus tratamentos, Freud trazia de volta para a consciência a experiência vivenciada no passado, criando um confronto entre a intelectualidade e o emocional.

A Psicanálise realiza a análise de questões presentes no inconsciente do paciente, a partir de conflitos baseados em associações livre, sonhos e fantasias do mesmo. As teorias de Freud sobre sexualidade infantil, libido e ego, entre outras, influenciaram os conceitos acadêmicos, principalmente no século XX.

Entre as principais teorias de Freud, podemos citar:

Até hoje suas principais obras são usadas por estudantes de Psicologia e Psiquiatria, dentre elas podemos citar:  Estudos sobre a Histeria (1895), A Interpretação dos Sonhos (1900), Sobre a Psicopatologia da Vida Cotidiana (1901) e Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905). Freud faleceu em Londres no ano de 1939, aos 83 anos, depois de enfrentar um câncer de boca e sentir muita dor, solicitou uma dose letal de morfina.

Curso para o ENEM

Uma maneira interessante de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio é procurar por um bom preparatório para o enem, de preferência que ofereça a opção de estudar com videoaulas e testar seus conhecimentos resolvendo provas e questões das edições anteriores do exame.

Assim sendo, uma excelente opção é um preparatório online, onde você tem a opção de assistir as videoaulas em qualquer lugar, só precisa ter boa conexão de internet e um local tranquilo. Procure um preparatorio para o enem que além do material gravado em vídeo ofereça também material escrito no formato de PDF, assim você pode baixar ou acessar online, complementando ainda mais sua preparação.

Com uma plataforma de questões e provas aplicadas em exames anteriores você poderá testar todo o seu conhecimento e ver quais são seus pontos fortes e pontos fracos, que assuntos ainda requerem mais atenção e também quais você já domina completamente.

Por fim, apenas com uma preparação focada, objetiva e específica para o Exame Nacional do Ensino Médio você terá muito mais chances de conquistar uma boa nota e consequentemente ingressar na universidade no curso superior dos seus sonhos.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282