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Em Vigiar e punir (1ª Ed. orig. 1975), Michel Foucault (1926-1984) tem por objeto o problema do poder e dos métodos adotados para a sua manutenção. Segundo ele, a disciplina, que se dá como objeto o corpo dos indivíduos, remete a uma série de técnicas pelas quais se investe a existência dos indivíduos. Estas técnicas são colocadas em funcionamento nas grandes instituições de enquadramento: fábrica, exército, escola. E têm como fim:

Jürgen Habermas, filósofo contemporâneo considerado “herdeiro” da Escola de Frankfurt, inclui, segundo Bárbara Freitag (A teoria crítica: ontem e hoje, 1986), “em sua teoria da ação comunicativa a elaboração de um novo conceito de razão, que nada tem em comum com a visão instrumental que a modernidade lhe conferiu, mas que também transcende a visão kantiana assimilada por Horkheimer e Adorno (…)”. Segundo este novo conceito de Habermas, a razão é:

Em A paz perpétua: um projeto filosófico (1795/96), Immanuel Kant propõe a formação de uma federação de Estados livres para manter a paz entre as nações. Entre os seus artigos preliminares (ou condições primeiras para a paz), está o seguinte preceito:

Embora a Filosofia já existisse na Grécia, desde o

século VI a.C., foi em Atenas, na virada do século V para

o IV a.C., que a filosofia com Sócrates iniciou toda uma

nova abordagem, trazendo para o seu campo de discussão

o tema da

Para Kant, uma “Boa vontade" consiste em uma vontade

O florescimento da filosofia ocorre a partir das realizações dos chamados filósofos pré-socráticos, como Tales de Mileto, Anaxágoras, Anaxímenes, entre outros. Essa nova maneira de pensar conflitava em muitos aspectos com a maneira de pensar expressa nos mitos ou nas narrativas mitológicas desenvolvidas na Grécia Arcaica por aedos como Hesíodo e Homero.

Uma diferença entre a forma de pensamento da filosofia pré- socrática e a fundamentada nos mitos é

A respeito da filosofia antiga, julgue o próximo item.

De acordo com os sofistas, o direito natural não se fundava na natureza racional do homem, mas, sim, na sua natureza passional, instintiva e animal.

Considerando concepções teóricas do empirismo e do racionalismo, julgue os itens que se seguem.

Segundo o racionalismo, todo e qualquer conhecimento é embasado na experiência e só é válido quando verificado por fatos metodicamente observados.

A obra de arte tem sido um objeto privilegiado da investigação filosófica, que receberá o nome de Estética ou Poética, em função do aspecto que visa a apreender da obra, o da recepção ou o da fabricação.
Considerando a distinção apontada, exercem a recepção de obra de arte e a produção de obra de arte, respectivamente, o

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