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Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


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Exibindo 1 a 15 de 17 questões.

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Q792742

A fim de corrigir distorções nas respostas aos formulários de avaliação de desempenho e, com isso, reverter a incapacidade de a ferramenta subsidiar o processo decisório da organização, o setor de gestão de pessoas de determinado órgão público decidiu estruturar uma política de gestão do desempenho.


A partir dessa situação, assinale a opção correta.

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Q794329

A gestão de desempenho é o processo de criar um ambiente de trabalho no qual as pessoas possam realizar o melhor de suas habilidades, a fim de alcançar as metas da empresa. No que se refere a esse tema, julgue o item.

O feedback, que deve ser realizado semestralmente ou anualmente, durante a avaliação de desempenho, é uma orma de mostrar como está o desempenho de um colaborador em relação aos objetivos e às metas da organização.

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Q766306

Com base no texto a seguir e considerando a gestão de pessoas nas organizações, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Cléo trabalha em uma universidade federal e é responsável pelo setor de gestão de pessoas da instituição. Em recente entrevista ao setor de comunicação da universidade, Cléo destacou duas iniciativas recentes de sua gestão: a) a criação de uma escola de líderes com o objetivo de oportunizar aprendizagem ampla aos servidores, desenvolvendo seus conhecimentos, habilidades e atitudes; b) a implantação do feedback 360 graus. I. A iniciativa “a” de Cléo pode ser relacionada à área de desenvolvimento de pessoas. II. A iniciativa “b” de Cléo pode ser relacionada à área de avaliação de pessoas. III. Ambas as iniciativas podem ser relacionadas às áreas de planejamento de pessoas.

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Q794920

Em uma organização, o método de avaliação de desempenho consiste em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação do cargo (tais como assiduidade, cooperação, responsabilidade), e nas colunas estão os graus de avaliação, com escala de fraco a ótimo.
Esse tipo de método tradicional de avaliação de desempenho e uma de suas principais vantagens são, respectivamente:

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Q691508

Uma funcionária considera que, para desempenhar bem o seu papel de avaliadora do desempenho de sua equipe, é importante saber dar um feedback coerente e preciso.

Para que o seu feedback seja bem feito e se transforme em fonte de aprendizagem em vez de fonte de ruídos e ressentimentos, ela deve

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Q730255

Sobre as atribuições diárias de um Controlista de Acesso, assinale V para verdadeiro ou F para falso. ( ) Identifica quem chega ao local; ( ) Orienta e encaminha os visitantes para o lugar solicitado; ( ) Caso esteja fechado, solicita ao condutor que o vidro do veículo seja aberto para a identificação do mesmo; ( ) Recebe correspondências. A sequência correta, de cima para baixo, é:

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Q704211

(1) A comunicação verbal serve para transmitir informações entre indivíduos, tendo estas informações um caráter informativo. (2) Já a comunicação não-verbal é caracterizada pelo uso de gestos, da mímica, do olhar, da voz e dos sinais paralingüísticos, da organização espacial e da localização.

Sobre o trecho acima:

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Q738625

Acerca da gestão de pessoas em organizações, julgue o item a seguir.

A análise de pessoas contribui para a identificação de necessidades de aprendizagem a partir da avaliação de desempenho e competências, para determinar quem demanda capacitação.

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Q748422

Uma das funções das medidas de desempenho é induzir atitudes nas pessoas que estão sendo avaliadas. Em relação ao tema medidas de desempenho, assinale a alternativa correta.

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Q748419

No que tange aos diferentes métodos de avaliação de desempenho, os comportamentos que revelam a eficácia ou a ineficácia de um trabalho representam o foco principal do avaliador em relação a

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Q678685

Técnicos de um órgão da administração pública consideram que a execução de serviços administrativos é mais importante que o atendimento ao público. Por isso, o atendimento é realizado em sistema de revezamento e rotineiramente, sendo necessário repor atendentes devido a conflitos com clientes e ausências de servidores nos dias da escala de trabalho.

Nessa situação hipotética,

as ausências das escalas são atitudes que passam desapercebidas pela opinião pública; por isso, é dispensável qualquer tipo de intervenção do gestor responsável pelo setor em que os servidores faltosos estiverem lotados.

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Q457254

Com relação à comunicabilidade no atendimento ao público, julgue os itens a seguir.

A impessoalidade e o foco em comportamentos do servidor são

características do feedback eficaz, que permite avaliar o

desempenho do servidor no atendimento ao público.

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Q6793

O feedback de pesquisa é uma técnica de desenvolvimento organizacional que envolve em um de seus está- gios a realização de uma pesquisa sobre

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Q6794

Ao oferecer feedback, uma das armadilhas a serem evitadas é o que chamamos de contrastar. Contrastar é

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Q3355

No processo de comunicação interpessoal, é a reação do receptor ao ato de comunicação, permitindo que o emissor saiba se sua mensagem foi ou não compreendida pelo receptor:

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GABARITO:

  • 1) B
  • 2) Errado
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) Certo
  • 9) A
  • 10) D
  • 11) Errado
  • 12) Certo
  • 13) B
  • 14) D
  • 15) D
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