Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 13 de 13 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 13
Questões por página:
Q766530

Assinale a alternativa que apresenta a descrição correta do potencial farmacocinético e farmacodinâmico das interações entre antineoplásicos e outros medicamentos.

Carregando...
Q744961

A metformina é um fármaco da classe das biguanidas, primeira escolha para o tratamento da diabetes tipo 2. Seu mecanismo de ação ainda não foi elucidado completamente, mas envolve principalmente a ativação da proteína quinase dependente de AMP (AMPK) em nível mitocondrial. Em relação à sua farmacodinâmica, a metformina promove

Carregando...
Q702116

Levando em consideração a farmacocinética, a fase em que ocorre alteração na estrutura química é:

Carregando...
Q751257

As tetraciclinas são antibióticos de largo espectro. Esse grupo inclui a doxiciclina, oxitetracilina e a minociclina, em relação ao mecanismo de ação dessa classe é correto afirmar que:

Carregando...
Q660895

Podemos falar sobre as propriedades físico-químicas e ação dos fármacos:

I- As propriedades físico-químicas dos fármacos influem diretamente na ação biológica dos fármacos, sendo apropriado se referir a elas como propriedades biofarmacêuticas. Exemplos de tais propriedades incluem solubilidade, coeficientes de partição óleo/água, difusividade, grau de ionização, polimorfismo, que, em suma, são determinadas pela estrutura química das substâncias.

II- As propriedades físico-químicas dos fármacos estão intimamente relacionadas com as fases farmacêutica (absorção) e farmacocinética, repercutindo diretamente na sua biodisponibilidade e no tempo de meia vida do fármaco. A estrutura química (incluindo a estereoquímica) é essencial para a ação do fármaco em um receptor específico (fase farmacodinâmica).

Carregando...
Q744547

Grosso modo, farmacocinética é “o que o organismo faz com o fármaco”, e isso a distingue da farmacodinâmica, que é “o que o fármaco faz com o organismo”. Em relação ao assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. A absorção é definida como a passagem de um fármaco de seu local de administração para o plasma e pode ser influenciada por fatores inerentes ao medicamento, por exemplo, a qualidade da formulação e o pH. II. Fármacos agonistas possuem afinidade e atividade intrínseca (=1) pelo receptor; fármacos antagonistas não possuem afinidade nem atividade intrínseca pelo receptor. III. A biotransformação compreende duas fases, sendo a primeira catabólica, e a segunda, anabólica. IV. Enzimas e canais iônicos podem ser alvos moleculares para a ação de drogas.

Carregando...
Q744554

Homem de 50 anos consulta seu médico devido ao incômodo de uma tosse seca persistente não produtiva. Ele faz uso de vários medicamentos como metformina, furosemida, captopril e sinvastatina. Rapidamente o médico detecta que a causa desse sintoma é uma reação adversa relacionada ao uso de um dos seus medicamentos. Sabendo qual é o medicamento responsável, assinale a alternativa correta sobre o seu mecanismo de ação.

Carregando...
Q690199

Os fármacos lipossolúveis conseguem atravessar com bastante facilidade a membrana celular e chegar aos seus sítios de ação. Os receptores desses tipos de fármacos:

Carregando...
Q744553

Paciente soropositivo para o HIV recebeu diagnóstico de pneumonia por Pneumocystis jirovecii, ou pneumocistose. Logo, foi internado e começou o tratamento com cotrimoxazol. Quais são a composição e o mecanismo de ação do cotrimoxazol?

Carregando...
Q591896

A Lei n 13.021/2014 definiu a farmácia como um

estabelecimento de saúde e permitiu que, no local, fossem

prestados serviços pelo farmacêutico. Anteriormente, já eram

permitidos, na farmácia, alguns serviços farmacêuticos como

atenção farmacêutica (atenção farmacêutica domiciliar,

aferição de parâmetros fisiológicos e bioquímicos e

administração de medicamentos) e perfuração de lóbulo

auricular para colocação de brincos. Com o advento da

referida norma, esse rol foi ampliado, podendo o

farmacêutico também trabalhar com disponibilidade imediata

de vacinas e soros. A respeito da Lei n 13.021, assinale a

alternativa correta.

Carregando...
Q528513

A farmacodinâmica ocupa-se do estudo dos efeitos bioquímicos e fisiológicos dos fármacos e seus mecanismos de ação. Os conhecimentos de farmacodinâmica podem proporcionar as bases para o uso terapêutico racional dos fármacos e o desenvolvimento de outros agentes terapêuticos mais novos e eficazes. Sobre a farmacodinâmica dos fármacos, marque a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q280779

A incidência de toxicidade grave reconhecida em associação ao uso de anticoncepcionais é baixa, bem inferior aos riscos associados à gravidez. Porém, o hirsutismo pode ser agravado por derivados da 19-nortestosterona e, para essas pacientes, deve-se evitar o uso de

Carregando...
Q76281

Os anticoagulantes têm sido indicados também para pacientes que
receberam próteses mecânicas de válvulas cardíacas, com o
objetivo de impedir a formação de coágulos após o contato do
sangue com esses materiais não biológicos. Um anticoagulante
importante é a heparina, administrada por via endovenosa em
hospitais, utilizada para diferentes tipos de patologias. A respeito
dos anticoagulantes, julgue os itens a seguir.

As diferentes heparinas produzidas devem ter suas potências comparadas com um padrão internacional comum; as doses são prescritas considerando a relação entre a massa do fármaco e o volume a ser administrado.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) A
  • 8) B
  • 9) D
  • 10) D
  • 11) E
  • 12) A
  • 13) Errado
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282