Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 13 de 13 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 13
Questões por página:
Q776534

Não há dúvidas de que a fertilidade dos solos é determinante para colheitas bem sucedidas e o bem estar das plantas. Normalmente, quando se pensa em fertilidade do solo, as atenções se voltam para aplicação de nutrientes externos na forma de diferentes tipos de adubação. No entanto, o solo é um reservatório de diversidade de espécies microbianas, que entram em contato com as plantas via raiz, favorecendo o seu desenvolvimento. Esse contato entre raiz e agentes microbianos gera dois tipos de interações: a simbiose e a patogênese. Há um tipo de estrutura formada entre raízes e fungos do solo no processo de simbiose que produz efeitos positivos como o aumento da estabilidade dos agregados do solo o aumento da absorção de nutrientes de baixa mobilidade (P, Cu, e Zn), o aumento da tolerância a elementos tóxicos (Mn, Cd), a maior tolerância ao estresse hídrico, dentre outros benefícios para as plantas. Essas estruturas são denominadas

Carregando...
Q776543

A boa conservação da fertilidade dos solos é fundamental para a manutenção da produtividade e de colheitas de boa qualidade. O processo de erosão, causado por diferentes fatores, tem sido a causa maior da degradação dos solos. Dificilmente práticas isoladas são eficientes no controle da erosão. A erosão deve ser enfrentada de forma global e integrada, visando ao aumento da produção, da produtividade e da renda dos agricultores. Um bom programa de conservação do solo e/ou de combate da erosão deve se preocupar não apenas com os níveis de fertilidade do solo, mas também com a qualidade da água e com a vida silvestre circundante (fauna e flora). Para isto, as estratégias devem considerar um conjunto de princípios de forma integrada. Os três princípios que mais favorecem uma boa estratégia para controle da erosão e conservação do solo são

Carregando...
Q772273

Sobre a classificação das terras em classes de capacidade de uso, é correto afirmar que

Carregando...
Q729468

Segundo o Projeto da Avaliação Mundial da Degradação de Solo, o fator que causa maior impacto na degradação de solos no mundo é (são)

Carregando...
Q729473

A ação do relevo reflete diretamente sobre a dinâmica da água, tanto no sentido vertical (infiltração) como lateral (escorrimentos superficiais, enxurradas e dentro do perfil do solo). Dessa forma, é correto afirmar que

Carregando...
Q749052

A erosão hídrica é um dos fatores que mais afetam a produtividade de solos agrícolas, sendo expressiva durante as enxurradas, as quais são comuns na Região Nordeste do Brasil. Em relação a esse tema, é INCORRETO afirmar:

Carregando...
Q749051

A ocorrência de solos salinos é comum em ambientes semiáridos, ocasionando perda da produtividade dos solos e grandes prejuízos socioeconômicos. Em relação à fertilidade dos solos salinos, é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q749063

A tração animal é a alternativa mais econômica para as pequenas propriedades rurais do semiárido cearense, podendo realizar todos os preparos do solo, necessitando apenas dos implementos necessários. A propósito, assinale a opção CORRETA.

Carregando...
Q775163

Sobre a formação dos solos, de um modo geral, é correto afirmar:



Carregando...
Q478060

Sistema de Plantio Direto (SPD) é um sistema de manejo do solo em que a palha e os demais restos culturais são deixados na superfície do solo. No SPD, o revolvimento do solo não é realizado entre a colheita e o plantio do cultivo seguinte. Ou seja, as operações de preparo do solo (aragem e gradagem) são eliminadas do processo de produção, mantendo assim a palhada intacta sobre o solo antes e depois do plantio. Outro princípio do Plantio Direto é a utilização da rotação de culturas. Entretanto, o SPD ainda apresenta algumas dificuldades. Dentre as vantagens versus (VS) dificuldades do SPD, destacam-se:

Carregando...
Q779653

Quanto à adubação verde, é incorreto afirmar:

Carregando...
Q775164

Sobre os componentes do solo, é correto afirmar:


Carregando...
Q227625

A criação de aves e suínos no sistema de confinamento e animais resulta na geração de grandes quantidades de dejetos orgânicos com alto valor fertilizante, que devem ser adequadamente utilizados para se minimizar o impacto ambiental.

Na tabela a seguir, são apresentados os resultados da análise química de um esterco sólido de suínos, com base na percentagem de massa de matéria seca.



Considerando essas informações e que, no momento da incorporação de 10 toneladas/ha, o esterco possuía 75% de umidade, faça o que se pede nos itens a seguir.

a) Explique a dinâmica esperada para o nitrogênio (N) adicionado ao solo com a incorporação desta quantidade de esterco e sua disponibilidade para as plantas.
b) Determine as quantidades de N, P2O5 e K2O adicionadas ao solo por unidade de hectare, considerada a quantidade de esterco incorporado.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) E
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) C
  • 12) A
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282