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Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


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Q763612

O Deinfra tem por finalidade implementar a política formulada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, para adequação de capacidade e ampliação de bens, obras e serviços de interesse do Estado. Dentre essas finalidades está a infraestrutura de transportes que compreende o que está sob a jurisdição do Estado:

1 - os sistemas viários.

2 - as rodovias, as ferrovias.

3 - as vias navegáveis, as instalações portuárias e as aeroviárias.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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Q763472

No Decreto no 759/2011, que trata do Plano Rodoviário Estadual, consta a definição de anel rodoviário como sendo o trecho de rodovia destinado à circulação de veículos na periferia das áreas urbanas das cidades sedes ou distritos de municípios, com a finalidade de evitar ou minimizar o tráfego de passagem no seu interior, circundando-as completamente. Assinale a alternativa que apresenta um Anel Rodoviário Planejado.

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Q763482

Segundo o Sistema Funcional da Rede Rodoviária de Santa Catarina, as rodovias cuja função principal é a de propiciar mobilidade, como por exemplo, as rodovias federais que são, ou poderão vir a ser, corredores internacionais, inter-regionais e interestaduais: BR-101, BR-116, BR-153, BR-158, BR-163, BR-280, BR-282, BR-376, BR-470 e BR-475 são classificadas como:

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Q781611

Podemos considerar elementos de sinalização horizontal e vertical os seguintes itens, exceto

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Q715878

Acerca dos cuidados na compactação de aterros, julgue o próximo item.

O movimento das partículas de solo oriundo da vibração e as tensões de compressão e cisalhamento geradas pelo peso do compactador são dois fatores que permitem elevado adensamento da camada de solo na compactação por vibração.

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Q706050

A respeito de transporte, fundamental no mix logístico, julgue os itens subsecutivos.

A roteirização de caminhões deve ser iniciada a partir da parada mais próxima do depósito.

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Q753171

Na execução de aterros em obras de edificações, as camadas devem ser compactadas, estando o material na umidade ótima do correspondente ensaio de compactação, admitindo-se uma variação dessa umidade para mais ou para menos de, no máximo:

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Q747946


A planilha 7A4-I reproduz a ficha do DNIT para obras rodoviárias presente no Manual de Custos de Infraestrutura de Transportes volume 12 — produção de equipes mecânicas do SICRO.

A partir das informações da planilha 7A4-I, é correto afirmar que o equipamento líder da equipe de sub-base de solo estabilizado é

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Q715877

Acerca dos cuidados na compactação de aterros, julgue o próximo item.

Em caso de chuvas durante a compactação de aterro, os trabalhos poderão ter prosseguimento, desde que o índice pluviométrico seja moderado; nesse caso, deve-se aumentar o número de passagens do rolo compactador.

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Q713439

Os sinais de advertência, em um projeto de sinalização rodoviária, são utilizados sempre que se julgar necessário chamar a atenção dos usuários para situações potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes, na via ou em suas adjacências, indicando a natureza das situações à frente, sejam permanentes ou eventuais.

Assinale a opção que apresenta um sinal de advertência.

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Q667349

Ao definir a infraestrutura de urbanização, a via urbana caracterizada por intersecções em nível, geralmente controlada por semáforo, com velocidade máxima de 60 km/h é a via

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Q745051

Será construído um aterro, com solo compactado, com peso específico aparente seco de 21 kN/m3. O solo argiloso terá que ser transportado por caminhão da jazida até o local da obra. O peso específico natural do solo na jazida é de 16,5 kN/m3, e o teor de umidade natural é de 10,0 %. Considerando γs = 27 kN/m3, o valor que mais se aproxima do volume requerido de solo da jazida de empréstimo para compactar 100.000 (cem mil) metros cúbicos de aterro é:

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Q747949

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o material betuminoso utilizado na imprimação e a sua taxa usual de aplicação.

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Q753192

A análise da capacidade de suporte do subleito e dos materiais constitutivos do pavimento viário é feita pelo ensaio ISC – Índice de Suporte Califórnia (C.B.R.) em corpos de prova indeformados ou moldados em laboratórios. Os materiais do subleito devem apresentar uma expansão, medida no ensaio C.B.R., menor ou igual a 2% e um C.B.R. de, no mínimo:

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Q747948

Para evitar problemas causados por fundações de má qualidade ou por tráfego intenso de cargas pesadas, normalmente é projetada no pavimento de rodovias uma camada

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GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) Certo
  • 6) Errado
  • 7) B
  • 8) E
  • 9) Errado
  • 10) B
  • 11) A
  • 12) C
  • 13) C
  • 14) E
  • 15) C
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