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Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


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Exibindo 1 a 15 de 98 questões.

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Q774312

Atenção: essa questão foi anulada pela banca organizadora, servindo apenas para consulta.

Considere a seção transversal de uma rodovia, conforme figura acima, onde a base e a sub-base apresentam espessuras de 20 cm e o tratamento superficial duplo apresenta espessura de 2,5 cm. De posse dos dados técnicos presentes na figura apresentada, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

I. O caimento apresentado na figura para drenagem superficial transversal de 3% deveria ser de, no mínimo, 10%, conforme normas técnicas em vigor.

II. A sub-base apresentada na figura é considerada drenante.

III. O tratamento superficial duplo possui 02 (duas) camadas de material pétreo.

IV. O meio-fio e a sarjeta presentes na figura podem ser executados com concreto simples, conforme normas técnicas em vigor.

V. A seção transversal presente na figura apresenta base e sub-base, cada uma com espessura de 20 cm, o que contraria as normas técnicas em vigor, que preconizam espessuras mínimas de 30 cm para base e para a sub-base.

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Q772426

A segurança em uma via depende, dentre outras variáveis, da qualidade da pavimentação empregada. O correto planejamento e o processo de execução dos serviços devem seguir parâmetros técnicos. Em relação aos processos empregados na execução de uma obra de pavimentação, é correto afirmar que

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Q774124

Atenção: essa questão foi anulada pela banca organizadora, servindo apenas para consulta.

Em obras de terraplenagem são realizados diversos ensaios tecnológicos de solos. Dentre eles, pode-se destacar os ensaios de compactação e de ISC (Índice de Suporte Califórnia). Sobre esses ensaios, assinale a alternativa CORRETA:

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Q715878

Acerca dos cuidados na compactação de aterros, julgue o próximo item.

O movimento das partículas de solo oriundo da vibração e as tensões de compressão e cisalhamento geradas pelo peso do compactador são dois fatores que permitem elevado adensamento da camada de solo na compactação por vibração.

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Q743778

Ao analisar um projeto ferroviário, o engenheiro responsável constatou que foi adotado dormente de concreto com intervalo mínimo de 30 cm entre eles, sendo que os espaçamentos variavam de acordo com a velocidade e o tipo de via e que, nos trechos com plataforma rígida, a aplicação desses dormentes foi dispensada.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.

Apesar de o projeto prever espaçamento superior ao mínimo exigido para dormentes, a distância entre eles depende, entre outros parâmetros, do cálculo da superestrutura e do material rodante.

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Q743780

Ao analisar um projeto ferroviário, o engenheiro responsável constatou que foi adotado dormente de concreto com intervalo mínimo de 30 cm entre eles, sendo que os espaçamentos variavam de acordo com a velocidade e o tipo de via e que, nos trechos com plataforma rígida, a aplicação desses dormentes foi dispensada.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.

Quanto maiores forem o movimento e a velocidade da via, maior será o espaçamento máximo recomendável entre os dormentes.

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Q747946

2018_12_20_5c1be1765b930.PNG

2018_12_20_5c1be17eb7a52.PNG


A planilha 7A4-I reproduz a ficha do DNIT para obras rodoviárias presente no Manual de Custos de Infraestrutura de Transportes volume 12 — produção de equipes mecânicas do SICRO.

A partir das informações da planilha 7A4-I, é correto afirmar que o equipamento líder da equipe de sub-base de solo estabilizado é

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Q753171

Na execução de aterros em obras de edificações, as camadas devem ser compactadas, estando o material na umidade ótima do correspondente ensaio de compactação, admitindo-se uma variação dessa umidade para mais ou para menos de, no máximo:

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Q691686

Considere o croqui da poligonal aberta referente a um trecho de uma dutovia e os dados a seguir para responder à questão.

2018_06_06_5b17ceaf925c6.PNG

2018_06_06_5b17cf198479f.PNG

Qual o maior intervalo, em m, no qual o valor da cota CP5 pode estar?

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Q691698

Uma rodovia possui os trechos T1 e T2, ambos em tangente, conforme a seguir:

• T1 – entre as estacas E325+5,52 m e E347+2,48 m
• T2 – entre as estacas E454+1,37 m e E495+19,86 m

Considere que será realizada uma atividade, cujo preço, por quilômetro, é R$ 12.000,00 no T1, e R$ 15.000,00 no T2.

O valor total da atividade, somados os trechos T1 e T2, em reais, é

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Q706050

A respeito de transporte, fundamental no mix logístico, julgue os itens subsecutivos.

A roteirização de caminhões deve ser iniciada a partir da parada mais próxima do depósito.

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Q643384

Para uma rodovia com 50 km de extensão e com um número N de projeto igual a 1,8 × 103 , foi projetado um pavimento com sub-base, base e revestimento de tratamento superficial duplo com capa selante. Para a base e sub-base, deverão ser utilizados os materiais selecionados da única jazida disponível, cujas características são apresentadas a seguir.

2018_02_05_5a7855218bc35.PNG

Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.

O material da jazida disponível deverá ser empregado na sub-base in natura, e, na base, com adição de areia ou brita para que haja diminuição da plasticidade e da expansão.

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Q715877

Acerca dos cuidados na compactação de aterros, julgue o próximo item.

Em caso de chuvas durante a compactação de aterro, os trabalhos poderão ter prosseguimento, desde que o índice pluviométrico seja moderado; nesse caso, deve-se aumentar o número de passagens do rolo compactador.

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Q743789

Com relação às camadas e ao comportamento da distribuição de cargas nas camadas inferiores de pavimentos rodoviários rígidos comparativamente aos pavimentos rodoviários flexíveis em que se adote o CBUQ como solução, julgue o item subsequente.

Devido ao módulo de elasticidade das placas de concreto que compõem o pavimento rígido, a carga à qual este se encontra submetido tende a se distribuir sobre uma área maior das camadas de solo, comparativamente ao pavimento flexível.

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Q743828

2018_11_13_5beb18b57f9e4.PNG

A figura precedente representa um aterro muito utilizado na construção de rodovias ou ferrovias, executado com inclinação desconhecida, sobre um maciço uniforme e homogêneo. Nesse tipo de construção, a altura crítica (H C) é expressa pela equação 2018_11_13_5beb184a561db.PNG em que γ é o peso específico; SU, a resistência não drenada; e NC, o fator de capacidade de carga.

Acerca dos dados apresentados e de aspectos diversos relacionados a obras de terra, julgue o item seguinte.

Considerando os aspectos de custo e reflexos ambientais de bota-fora, a remoção da camada de solo mole e a sua substituição devem ser adotadas como principal solução para ocorrências com comprimento maior que 200 m e espessura maior que 3 m.

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GABARITO:

  • 1) Anulada
  • 5) Certo
  • 9) C
  • 13) Errado
  • 2) D
  • 6) Errado
  • 10) E
  • 14) Certo
  • 3) Anulada
  • 7) E
  • 11) Errado
  • 15) Errado
  • 4) Certo
  • 8) B
  • 12) Errado
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