Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 118 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q765417

A paciente W. E. Y., de 54 anos de idade, avó de G. Y. S., menina de 5 anos de idade, apresentou uma queixa ao atendimento. Ela relatou que a mãe de G. Y. S. não quer mais que a criança brinque com bonecas, jogos de montar ou qualquer outro brinquedo, alegando que crê que se está vivendo o final dos tempos, evidenciado por mudanças climáticas e notícias da televisão. Ela diz que as crianças terão um papel importante nesse final dos tempos e exige que G. Y. S. invista o tempo, que é curto, para aprender a ler e adiantar-se na escola.

Com base nesse caso hipotético e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q765400

O trabalho do psicólogo no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) pode ocorrer em diversas esferas, com diferentes públicos e variadas demandas. Importantes dispositivos técnicos do SUAS são os Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros POP). Neles, são desenvolvidas diversas atividades que são materializadas por equipes multiprofissionais das quais fazem parte os profissionais da psicologia. As ações deles, atuando no referido dispositivo, devem estar em consonância com os objetivos definidos por essa política. Acerca do exposto, assinale a alternativa que indica objetivos de trabalho nos Centros POP.

Carregando...
Q765246

Segundo o ECA em relação a adoção, o adotante deve ser mais velho que o adotando por pelo menos:

Carregando...
Q765413

A equipe de atendimento discute a situação de dois irmãos que vieram para atendimento: A. E. F., de 4 anos de idade, e D. E. F., de 12 anos de idade, cujos pais, além de serem carentes de recursos materiais, tiveram problemas com a lei e foram condenados por praticarem furtos de peças de carros usados para revenda.

Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que o Estatuto da Criança e do Adolescente ( ECA ) estabeleceu que

Carregando...
Q754573

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, é incorreto afirmar:


familiar.

Carregando...
Q660701

Considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei N 8.069, de 13 de julho de 1990, assinale a alternativa incorreta:

Carregando...
Q684092

A Pesquisa, enquanto elemento constitutivo da formação profissional do serviço social, deve dotar o assistente social da capacidade de

I. desvendar as dimensões constitutivas da questão social;

II. prescindir dos instrumentos de pesquisa das ciências naturais e biológicas;

III. utilizar ferramentas ideológicas de pesquisa no exercício da militância profissional;

IV. identificar as motivações morais do capitalismo na prática social dos usuários da política social;

V. desvendar o padrão de intervenção social do Estado nas expressões da questão social, do significado e da funcionalidade das ações instrumentais a este padrão;

VI. identificar e construir estratégias que orientem e instrumentalizem a ação profissional.

Estão corretos os itens

Carregando...
Q713106

A Constituição Federal de 1988 abre caminho para a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que dá um novo entendimento à atuação do Judiciário em relação aos direitos de crianças e adolescentes.

Assim, o ECA é o instrumento legal de defesa dos direitos e de indicação de deveres voltados para

Carregando...
Q740522

Um conhecimento importante para a atividade profissional do Educador Social é compreender o significado das categorias criança e de adolescente. Em relação a esse conhecimento,

Carregando...
Q682882

Em um estudo social sobre violação de direitos humanos conduzido por um assistente social, foram realizados, em conjunto com um psicólogo, atendimentos e entrevistas com os sujeitos envolvidos na situação. Durante a entrevista com um dos participantes do estudo — uma mulher de quarenta e cinco anos de idade, denunciada por não prover condições de sobrevivência a seus filhos —, houve vários momentos de silêncio por parte da entrevistada, os quais foram respeitados pelos profissionais. Para finalizar o atendimento, o assistente social fez orientações socioeducativas à entrevistada, refletindo com ela sobre sua realidade.

Considerando a situação hipotética descrita e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue.

Embora a intervenção tenha sido realizada em conjunto com o psicólogo, a opinião técnica do assistente social deve ser destacada separadamente, delimitando-se o âmbito de sua atuação, o objeto de estudo, os instrumentos utilizados e sua análise social.

Carregando...
Q682907

Marlene compareceu ao serviço social da empresa onde trabalhava para pedir orientação. Ela relatou que estava desesperada e que não sabia mais como agir diante das muitas agressões que seus filhos sofriam, quase todos os dias. Relatou que o marido era sempre agressivo e pouco afetuoso com os filhos e que isso tinha se agravado com a chegada da adolescência deles. Ela informou que ele tinha comportamento violento, especialmente depois que chegava em casa alcoolizado. Informou, ainda, que o marido humilhava frequentemente os filhos, não os elogiava quando estes agiam corretamente e muito menos os estimulava para os desafios da vida.

Com relação a essa situação hipotética e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o próximo item.

Caberá ao profissional de serviço social em questão efetuar a análise da realidade social, com vistas à orientação e promoção dos direitos pertinente ao contexto, bem como realizar notificação da violência relatada.

Carregando...
Q680689

Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, o conceito de Sistema de Garantia de Direitos (SGD) foi estabelecido como essencial para efetivação de políticas de proteção integral a crianças e adolescentes. Sobre o SGD analise as seguintes afirmativas e identifique a opção incorreta:

Carregando...
Q666021

Marque V(verdadeiro) ou F(falso) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: Para detectar maus tratos contra a criança, deve-se avaliar:

( ) Lesão física sugestiva de abuso físico ou sexual.

( ) Relato de agressão física ou psicológica ou negligência que represente uma ameaça à vida da criança.

( ) Qualquer relato de agressão física ou psicológica sem ameaça à vida, mas que o responsável não reconhece a agressão.

( ) Lesões físicas inespecíficas.

( ) Lesões com história de traumas/acidentes frequentes

Carregando...
Q680691

A Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) é uma medida que, bem aplicada, oportuniza ao adolescente a formação de valores e atitudes construtivas, por meio de sua participação solidária no trabalho das instituições. Requer o envolvimento da comunidade, da família e das organizações governamentais. Sobre a Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), previsto na Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, analise as afirmativas abaixo e identifique a incorreta:

Carregando...
Q726712

A Política de Assistência Social exerce um protagonismo no atendimento a adolescentes autores de ato infracionais, ofertando uma rede de proteção composta por serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade. De acordo com esta política, tais serviços têm caráter

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) C
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) D
  • 8) A
  • 9) A
  • 10) Certo
  • 11) Certo
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) C
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282