Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 5 de 5 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 5
Questões por página:
Q770551

Segundo Dalgalarrondo (2000), distingue-se classicamente quatro subtipos de esquizofrenia: I- Paranóide, caracterizada por alucinações e ideias delirantes, sem conteúdo persecutório.

II- Catatônica, marcada por alterações motoras, hipertonia, flexibilidade cerácea e alterações da vontade, como negativismo, mutismo e impulsividade.

III- Hebefrênica, caracterizada por um pensamento desorganizado, comportamento bizarro e afeto pueril.

IV- Simples, onde, apesar de faltarem sintomas característicos, observa-se um lento e progressivo empobrecimento psíquico e comportamental, com autonegligência, embotamento afetivo e distanciamento social.

Estão CORRETOS os itens:

Carregando...
Q690058

“Perversão seria o nome do que nos desperta indignação. Mas, porque o estado social 'normal' não representa o bem ético, torna-se difícil pensar a perversão de modo simples" (Cristian Dunker).

Essa sentença abrange, de forma exemplar, as dificuldades clínicas referentes à formulação de uma estrutura perversa. Sendo assim, examine os enunciados abaixo:

I. Freud, no texto “os três ensaios sobre a teoria da sexualidade", apresenta a estrutura perversa e a caracteriza como estando em oposição à neurose.

II. O recalque, mecanismo que responde pelas manifestações neuróticas, produz um afastamento de algumas representações psíquicas da consciência. Na perversão, ocorreria um processo similar.

III. A denegação perversa da castração, simbolicamente representada pela atribuição de um pênis feminino, é uma tentativa de se furtar aos imperativos da lei simbólica.

IV. “o outro deseja, mas segundo a lei que eu determino". Essa frase apresenta de forma sucinta a relação que o perverso mantém com o outro.

V. Freud apresenta o conceito de “cisão do eu", ao falar da perversão, justamente para demarcar que o conflito é inconsciente.

Marque a alternativa correta.

Carregando...
Q731616

O espectro da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos são definidos por anormalidades em um ou mais dos seguintes 5 domínios: delírios, alucinações, pensamento (discurso) desorganizado, comportamento motor grosseiramente desorganizado ou anormal (incluindo catatonia) e sintomas

Carregando...
Q611918

Jefferson, 19 anos, é esquizofrênico e durante um surto psicótico agrediu violentamente sua mãe, que tentava ministrar seus remédios.

Considerando a legislação que trata da proteção à pessoa portadora de transtorno mental, é correto afirmar que:

Carregando...
Q473639

Assinale a opção correta acerca da esquizofrenia.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) E
  • 4) B
  • 5) D
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282