Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 22 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Entre as formas de prevenção de algumas patologias estão as vacinas, sendo importante que os pais estejam cientes da importância de levar seus filhos para vacinar na idade correta. O rota vírus é uma patologia que tem prevenção vacinal, devendo a vacina ser administrada aos:

Carregando...

As informações contextualizam a questão. Leia-as atentamente.

“A hepatite B é uma doença viral para a qual não existe tratamento eficaz. O vírus causador da doença (HVB) atinge, preferencialmente, as células do fígado, causando um processo inflamatório crônico e estão presentes no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais. Como o vírus atinge altas concentrações nas secreções sexuais é considerada uma doença sexualmente transmissível.”

O Programa Nacional de Imunização recomenda que seja administrada uma dose da vacina contra a hepatite B ao nascer, o mais precocemente possível, nas primeiras 24 horas, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento. Caso a vacina não seja administrada no prazo citado, a dose, após o nascimento, poderá ser aplicada até:

Carregando...

A vacina Tríplice viral é uma vacina atenuada, contendo vírus vivos “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola e da caxumba, aminoácidos, albumina humana, sulfato de neomicina, sorbitol e gelatina. Sobre a técnica
de aplicação desta vacina, assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...

O Sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior. É uma doença grave, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridos e imunodeprimidos. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo. Sobre a vacinação contra o Sarampo, assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...

Assinale a alternativa correta. Uma paciente se apresenta em segunda gestação em quatro anos, tendo realizado três doses de vacina an-titetânica anteriormente, para prevenção de tétano neonatal, a conduta deve ser:

Carregando...

Em relação à vacinação contra a poliomielite, em regra, a administração do reforço com a vacina poliomielite oral ocorre na (s) seguinte (s) idade (s):

Carregando...

Uma gestante com esquema da vacina dupla do tipo adulto – dT completo (3 doses ou mais) sendo a última dose há menos de cinco anos:

Carregando...

Após a avaliação do cartão vacinal de uma jovem de 22 anos na sala de vacina, o enfermeiro identificou a necessidade de atualização do seu esquema dupla adulto e hepatite B. A jovem informou que se encontrava em uso de antibiótico oral por sete dias, por um processo infeccioso em cavidade oral, sem febre, e ainda, que teve reação local em sua última aplicação da hepatite B, por isso não concluiu o esquema das três doses.

Com base nessas informações, o enfermeiro orientou a jovem sobre as possíveis contraindicações e tomou corretamente a decisão de

Carregando...

De acordo com o calendário de vacinação de 2018, o Ministério da Saúde disponibiliza a segunda dose da vacina contra a varicela para crianças:

Carregando...

Sobre a administração de vacinas, analise as afirmativas a seguir:

I. A imunidade adquirida passivamente é imediata, mas transitória. É conferida a um indivíduo mediante a passagem de anticorpos maternos por via transplacentária, por intermédio da amamentação pelo colostro e pelo leite materno.

II. Durante o procedimento de assepsia da pele do indivíduo e do frasco da vacina, é necessário passar sobre ambos algodão embebido em álcool 70%.

III. A cobertura vacinal é um indicador que estima a proporção da população-alvo vacinada e supostamente protegida para determinadas doenças. É calculado com a utilização, no numerador, do total daquelas doses que completam o esquema vacinal e, no denominador, da estimativa da população-alvo, multiplicando-se por 100.

IV. Para garantir uma vacinação segura o profissional deve anotar no cartão de vacina: tipo de vacina, data, lote, unidade de saúde e assinatura, bem como realizar o aprazamento das próximas doses, quando necessário.

Estão CORRETAS as afirmativas.

Carregando...

Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o item acerca do vírus influenza e de outros vírus.

A estratégia de vacinação contra o vírus influenza é direcionada para grupos prioritários com predisposição para complicações da doença, como crianças a partir do nascimento até doze anos de idade, idosos e gestantes após o primeiro trimestre de gestação.

Carregando...

A vacina tetravalente evita quais doenças?

Carregando...

São materiais utilizados na sala de vacinação, exceto:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) E
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) B
  • 11) C
  • 12) C
  • 13) Errado
  • 14) A
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282