Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 75 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q765295

No quadro representativo da história natural da doença (adaptado de Leavell e Clark), os níveis de prevenção: primária, secundária, terciária correspondem, respectivamente, aos estágios

Carregando...
Q765282

Segundo a Portaria no 204/16 do Ministério da Saúde, a notificação compulsória imediata deve ser realizada em até 24 (vinte e quatro) horas do primeiro atendimento, pelo meio mais rápido disponível. Incluem-se nesse procedimento

Carregando...
Q657811

O Aedes aegypti é um mosquito do gênero Aedes, e é um importante transmissor de doenças que oferecem grandes riscos à saúde. As doenças transmitidas por esse mosquito são, exceto:

Carregando...
Q657816

O vírus Zika é um arbovírus do gênero Flavivírus, cuja associação com a ocorrência de microcefalia em recém-nascidos (RN) foi descrita a partir do aumento dessa condição no Brasil. Considerando o Zika vírus, marque F para alternativas falsas e V para alternativas verdadeiras.

( ) A via principal de transmissão do vírus Zika é por meio da picada do mosquito Aedes aegypti.

( ) O Aedes albopictus também apresenta potencial de transmissão.

( ) Em relação a outras vias de transmissão, a identificação do vírus em líquido amniótico é que tem a maior importância, devido ao risco de dano ao embrião/feto.

( ) A infecção pelo vírus Zika afeta todos os grupos etários e ambos os sexos e, à luz do conhecimento atual, é uma doença febril aguda, autolimitada na maioria dos casos, que leva a baixa necessidade de hospitalização.

( ) Quando sintomática, a infecção pelo vírus Zika pode cursar com febre baixa (ou, eventualmente, sem febre), exantema maculopapular, artralgia, mialgia, cefaleia, hiperemia conjuntival e, menos frequentemente, edema, odinofagia, tosse seca e alterações gastrointestinais, principalmente vômitos.

Carregando...
Q742112

Os levantamentos epidemiológicos são importantes para o conhecimento da prevalência e tipologia das doenças bucais, podendo-se, a partir dos dados coletados, planejar, executar e avaliar ações de saúde. Para isso, são utilizados vários índices e indicadores com o intuito de mensurar a frequência com que ocorrem certas doenças e eventos na comunidade, podendo incluir ou não uma indicação do grau da severidade da doença de determinada população ou grupo amostral. Diante disso, é correto afirmar:

Carregando...
Q683753

Acerca das doenças de interesse da saúde pública, julgue o item a seguir.

A vacina contra HPV é contraindicada para jovens portadores de HIV/AIDS.

Carregando...
Q647172

No Brasil a hipertensão arterial sistêmica:

Carregando...
Q683752

Acerca das doenças de interesse da saúde pública, julgue o item a seguir.

A vacina BCG oferece alguma proteção contra a hanseníase.

Carregando...
Q662655

Na Epidemiologia, a prevalência pode ser definida como a proporção de casos existentes numa determinada população e num determinado momento temporal. Pode sofrer influência e ter seu valor aumentado em decorrência de alguns fatores como:

Carregando...
Q742514

2018_11_05_5be0208983f2d.PNG

Com relação a esse caso clínico, julgue o seguinte item.

A doença que mais provavelmente acomete essa paciente é de notificação compulsória, devendo ser notificada assim que existir suspeita clínica.

Carregando...
Q673548

O espectro de manifestações orais causadas pela infecção pelo HIV é muito amplo e sua ocorrência depende de fatores como grau de comprometimento imunológico, uso de antiretrovirais, higiene oral, entre outros. Marque a opção que traz a infecção fúngica mais comum em pacientes infectados pelo HIV:

Carregando...
Q683751

Acerca das doenças de interesse da saúde pública, julgue o item a seguir.

O anti-helmíntico praziquantel é o medicamento mais indicado no tratamento da difteria.

Carregando...
Q721152

O sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL) faz parte das ações do Ministério da Saúde para estruturar a vigilância de doenças crônicas não transmissíveis no país. A cada ano, o VIGITEL realiza entrevistas telefônicas com amostras da população adulta (dezoito anos de idade ou mais) residente em domicílios com linha de telefone fixo, em todas as capitais dos vinte e seis estados brasileiros e no Distrito Federal.

O gráfico a seguir apresenta os resultados de frequência de obesidade da população adulta masculina e feminina, avaliada a partir do índice de massa corporal (IMC = kg/m 2), estimado pelas informações de peso e altura referidas nos inquéritos telefônicos.

2018_07_25_5b58d5218b105.PNG

Com base no gráfico apresentado, julgue os próximos itens.

A situação das mulheres é mais preocupante do que a dos homens, uma vez que elas têm frequências de obesidade muito maiores e possuem percentual de gordura corporal bastante acima das apresentadas por eles, de acordo com o IMC.

Carregando...
Q674355

Os agentes causadores de doenças são denominados:

Carregando...
Q683750

Acerca das doenças de interesse da saúde pública, julgue o item a seguir.

O eletrocardiograma e a radiografia de tórax de um portador de infecção por Trypanosoma cruzi podem apresentar resultados normais.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 5) D
  • 9) D
  • 13) Errado
  • 2) A
  • 6) Errado
  • 10) Certo
  • 14) A
  • 3) C
  • 7) C
  • 11) A
  • 15) Certo
  • 4) B
  • 8) Certo
  • 12) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889