Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 7 de 7 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 7
Questões por página:
Q775172

Sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP), é incorreto afirmar:

Carregando...
Q636830

A detecção da mosca-do-mediterrâneo (Ceratitis capítata) no Brasil, há mais de 110 anos, é um dos mais antigos registros de praga agrícola introduzida no nosso território. Em pouco mais de um século, essa mosca invadiu 22 estados brasileiros, desenvolvendo-se em aproximadamente 90 hospedeiros, graças à extraordinária capacidade que possui de adaptar-se aos vários ambientes brasileiros.

A respeito dos métodos de controle da mosca-do-mediterrâneo, avalie as afirmações a seguir.

I. Essa praga pode ser controlada por meio de armadilhas luminosas instaladas nos pomares.

II. Armadilhas com atrativo alimentar ou feromônio, quando utilizadas de forma preventiva, são eficientes no controle dessa mosca.

III. O recolhimento dos frutos infestados, na planta e no chão, é prática eficiente no controle dessa praga.

IV. Armadilhas etanólicas são eficientes no controle dessa mosca quando utilizadas de forma preventiva.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q227657

Pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos da América (EUA), estimam que um terço dos alimentos que consumimos é diretamente dependente do papel das abelhas na natureza. Elas também são responsáveis pela polinização de 80% dos cultivos existentes. Os cientistas acreditam que o prejuízo causado pela diminuição desses insetos chega a 14 bilhões de dólares, somente nos EUA.



Até agora, não há consenso entre os cientistas sobre o que teria ocasionado a desaparição das abelhas. Alguns creditam a razão ao cultivo de monoculturas, à intensificação do uso de agrotóxicos e às queimadas. Outros pensam que a domesticação desses insetos, para a produção de mel, fez com que não conseguissem sobreviver na natureza. O fato com que todos concordam é que o problema afeta todo o planeta.
Disponível em: .
Acesso em: 15 de ago. 2012.



Sobre esse assunto, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. Possíveis causadores da diminuição de abelhas na natureza, os pacotes tecnológicos que visam à alta produtividade agrícola comprometem a sustentabilidade do planeta.



PORQUE



II. Os agrônomos, ao adotarem, nas recomendações de inseticidas, critérios que priorizem produtos mais seletivos, podem preservar a vida das abelhas e evitar problemas de polinização e diminuição da produção de mel.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q227660

O tratamento quarentenário é uma ação de defesa aplicada por empresas credenciadas no Ministério da Agricultura, com o objetivo de assegurar a ausência de pragas em produtos vegetais tratados com agrotóxicos autorizados. O tratamento evita o ingresso de pragas desconhecidas no País. No tratamento fitossanitário, são utilizados produtos, como os agrotóxicos, para erradicar ou controlar as pragas existentes em território nacional. As medidas fitossanitárias são focadas na redução da probabilidade de introdução ou, caso a praga já esteja presente, na redução da probabilidade de sua dispersão. No caso de pragas quarentenárias, isso significa que a praga ou está ausente ou sua introdução está sendo prevenida em novas áreas e que, nas localidades onde ocorre, está sendo oficialmente controlada.



Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.



I. Pragas quarentenárias A1 são aquelas que, não presentes no país, se introduzidas, têm potencial para causar importantes danos econômicos.



II. Pragas quarentenárias A2 são aquelas que, já existentes no país e para as quais há programa oficial de controle, têm potencial para afetar a economia, mas são pouco difundidas.



III. Presente em alguns estados brasileiros, a doença denominada cancro cítrico, causada pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri, ataca todas as variedades e espécies de citros e é uma das mais graves doenças da citricultura brasileira, classificada como praga quarentenária A2.



É correto o que se afirma em

Carregando...
Q655808

A rotação de culturas é uma das práticas importantes no controle de pragas e doenças. Para que seja efetiva, deve observar as peculiaridades de cada patossistema. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I - No período da rotação, a eliminação ou supressão de patógenos que colonizam também os restos culturais não está associada à atividade microbiana no solo, nem à composição dos tecidos vegetais remanescentes da cultura.

II - A rotação de culturas não é eficiente no controle de patógenos que, além de colonizar os restos culturais do hospedeiro, apresentam habilidade de competição saprofítica.

III - Quanto mais restrita for a gama de hospedeiros do patógeno, mais difícil é o estabelecimento de um programa de rotação.

IV - A rotação de culturas não é eficiente no controle das ferrugens.

Somente são corretas as afirmativas

Carregando...
Q655807

Quando o Manejo Integrado de Pragas é adotado em um sistema de produção agrícola, a tomada de decisão quanto ao controle químico é determinada pelo nível de controle (ou nível de dano econômico), em conjunto com a avaliação do ecossistema. Neste caso, pode-se afirmar que algum tipo de controle deve ser adotado quando:

I - a densidade populacional da praga estiver maior ou igual ao nível de controle;

II - as condições climáticas estiverem desfavoráveis à praga;

III - a densidade populacional da praga for maior que zero;

IV - a população dos inimigos naturais estiver abaixo da densidade capaz de controlar a praga.

São corretas apenas as afirmativas

Carregando...
Q655809

O bicho-mineiro (Perileucoptera coffeella) é uma praga importante do cafeeiro, cuja lagarta penetra no limbo foliar formando as “minas", que podem tomar quase toda a área da folha. Analise as afirmativas abaixo, referentes a essa praga.

I - A população do bicho-mineiro flutua independente das condições climáticas.

II - Os predadores e parasitas do bicho-mineiro ocorrem naturalmente nas lavouras e auxiliam outros métodos de controle.

III - Os parasitas são microimenópteros (vespinhas), cada um capaz de parasitar uma larva ou pupa do bicho-mineiro.

IV - O controle biológico é o método mais utilizado para combater o bicho-mineiro nas grandes lavouras cafeeiras do Brasil.

São corretas apenas as afirmativas

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) E
  • 5) E
  • 6) C
  • 7) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282