Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 20 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q796880

A mucosite oral é uma das complicações do tratamento do paciente com câncer e que resulta em dor intensa com prejuízo na alimentação e na comunicação verbal. Esta complicação é o resultado de uma série de reações inflamatórias nas células epiteliais e subepiteliais da mucosa oral, sendo correto afirmar
que:

Carregando...
Q796889

Sobre a quimioterapia, que consiste na utilização de drogas com a finalidade de destruição de células neoplásicas, analise as afirmativas a seguir.

  1. Alguns fármacos quimioterápicos são derivados de plantas.
  2. A ação de muitos fármacos incide sobre as células que se encontram no ciclo celular.
  3. A maioria dos quimioterápicos atuam de forma não específica, ou seja, lesa as células malignas e as normais também.
  4. Devido aos efeitos colaterais provocados pelos agentes quimioterápicos, as doses iniciais destes medicamentos devem ser as menores desejáveis.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Carregando...
Q796887

O linfoma de Hodgkin é um dos tipos de doença maligna das células do sistema linfoide; o menos comum entre eles que afeta, frequentemente, os adultos jovens (entre 15 e 35 anos) e os adultos acima de 50 anos. Os pacientes com este tipo de tumor regularmente apresentam aumento de volume indolor dos
linfonodos periféricos, sendo que alguns pacientes apresentam os sintomas sistêmicos conhecidos como sintomas “B”. Tais sintomas incluem, EXCETO:

Carregando...
Q789089

O bem-estar de pacientes com câncer pode ser afetado durante o tratamento e impactar negativamente a sua qualidade de vida. Em relação ao tema, considere as seguintes afirmativas:

  1. Sensação de formigamento nas mãos e nos pés resultam de danos em nervos sensitivos decorrentes de certos quimioterápicos.
  2. Efeitos cognitivos do tratamento podem ser confundidos com sintomas de envelhecimento.
  3. A fadiga relacionada ao câncer é uma queixa comum.
  4. A participação da família no planejamento de ações de enfermagem contribui para o sucesso das intervenções.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q668089

O câncer de mama, assim como outras neoplasias malignas, resulta de uma proliferação incontrolável de células anormais, que surgem em função de alterações genéticas, sejam elas hereditárias ou adquiridas por exposição a fatores ambientais ou fisiológicos. Dentre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença apresentados abaixo, representa o mais importante deles:

Carregando...
Q720492

Em relação ao câncer infantojuvenil e às emergências por ele provocadas, julgue o item subsequente.

A neutropenia é uma das complicações mais comuns decorrentes do uso de quimioterapia em doentes oncológicos. Esse quadro ocorre quando a contagem de neutrófilos maduros é inferior a 1.500/mm3. Nesse caso, o risco de infecção será maior quanto menor for a contagem de neutrófilos, da seguinte forma: mínimo risco de infecção (1.000 < neutrófilos < 1.500); moderado risco de infecção (500 < neutrófilos < 1.000); e alto risco de infecção (neutrófilos < 500).

Carregando...
Q720167

Julgue o próximo item, relativo à assistência de enfermagem em oncologia.

Na abordagem do sangramento em ferida tumoral, é indicado o uso da cobertura de alginato de cálcio.

Carregando...
Q720491

Em relação ao câncer infantojuvenil e às emergências por ele provocadas, julgue o item subsequente.

A sobrevida de pacientes com câncer depende principalmente da localização do tumor; da histologia e da biologia deste; do estadiamento da doença; e do diagnostico. Pacientes com doença localizada têm pior prognóstico que aqueles com doença avançada.

Carregando...
Q691850

Com relação à saúde da mulher, da criança e do idoso, julgue o item.

O câncer cervical uterino apresenta grande potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente por meio do exame citopatológico do colo do útero, que deve ser realizado, anualmente, durante toda a vida da mulher, a partir da menstruação.

Carregando...
Q697024

O tratamento do câncer pode ser realizado com associação de terapêuticas, como radioterapia e quimioterapia. Além da toxicidade cutânea, esses tratamentos têm outro efeito colateral em comum. Assinale a alternativa que corresponde a esse efeito colateral.

Carregando...
Q720166

Julgue o próximo item, relativo à assistência de enfermagem em oncologia.

No controle da dor durante o procedimento de curativo na ferida tumoral, é recomendado iniciar o curativo após trinta minutos da analgesia por via oral ou após cinco minutos quando na analgesia por via subcutânea ou endovenosa.

Carregando...
Q717353

No que concerne à interpretação do hemograma, à fisiopatologia e ao tratamento das leucemias, julgue o item subsequente.

Na leucemia linfoide aguda, a sobrevida de adultos é superior à sobrevida de crianças.

Carregando...
Q720490

Em relação ao câncer infantojuvenil e às emergências por ele provocadas, julgue o item subsequente.

O câncer pediátrico não é uma doença prevenível. Para o biênio 2018/2019, são estimados 12.500 casos novos de câncer em crianças/jovens até dezenove anos de idade, tornando essa patologia a primeira causa de morte por doença na população pediátrica nessa faixa etária.

Carregando...
Q720494

Em relação ao câncer infantojuvenil e às emergências por ele provocadas, julgue o item subsequente.

A hiperleucocitose é uma condição presente em pacientes com leucemia linfoide aguda, quando há um número excessivo de leucócitos circulantes (maior que 100.000/µL), e tem como possíveis complicações: convulsões, hemorragia cerebral e síndrome de lise tumoral, pois interfere na viscosidade sanguínea.

Carregando...
Q744734

A leucemia, câncer dos tecidos formadores de sangue, é a forma mais comum de câncer infantil, e duas formas geralmente são reconhecidas nas crianças: a leucemia linfoide aguda (LLA) e a leucemia mielóide aguda (LMA). Um dos tratamentos da leucemia envolve o uso de agentes quimioterápicos em que cada agente está associado a um número previsível de efeitos colaterais. A cistite hemorrágica estéril é um efeito colateral da irritação química da bexiga à ciclosfosfamida, que pode ser diminuída e frequentemente prevenida mediante

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) Certo
  • 7) Certo
  • 8) Errado
  • 9) Errado
  • 10) C
  • 11) Certo
  • 12) Errado
  • 13) Certo
  • 14) Certo
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282