Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 58 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Sobre a atuação da enfermagem no centro cirúrgico, é CORRETO afirmar que:

Carregando...

A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

https://saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue

Um técnico em enfermagem recebeu uma bolsa O+ do laboratório, mas verificou no prontuário do paciente que o mesmo é AB+, logo, deduziu que:

Carregando...

A Higiene das Mãos (HM) é amplamente reconhecida como uma das principais estratégias para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). O termo HM engloba a higiene simples, a higiene antisséptica e a antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos. A correta HM em serviços de saúde tem sido foco de especial atenção para a prevenção da disseminação de micro-organismos, especialmente os multirresistentes, muitas vezes veiculados pelas mãos dos profissionais de saúde. As mãos são consideradas as principais ferramentas dos profissionais que atuam nos serviços de saúde, pois é através delas que eles executam suas atividades. Assim, a segurança dos pacientes, nesses serviços, depende da higienização cuidadosa e frequente das mãos desses profissionais. Assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...

Na atenção ao paciente pré-cirúrgico, a equipe de enfermagem é responsável pelo seu preparo, estabelecendo e desenvolvendo diversas ações de cuidados de enfermagem, de acordo com a especificidade da cirurgia. Sobre o tema, assinale a afirmativa incorreta.

Carregando...

Alguns dos principais aliados no controle do sangramento no pós-operatório são os drenos de tórax, inseridos ao final da cirurgia, antes do fechamento hermético do mediastino. É por meio deles que possíveis sangramentos e outros derrames cavitários torácicos secundários ao ato cirúrgico podem ser
eliminados, evitando-se complicações pós-operatórias como pneumotórax, hemotórax e, principalmente, o temido tamponamento cardíaco. Sobre os cuidados com dreno de tórax no adulto, assinale a alternativa correta.

Carregando...

Algumas medidas têm sido recomendas pela Anvisa com a finalidade de prevenção e redução, dentre outras, das infecções do sítio cirúrgico, contribuindo para a redução de riscos nos serviços de saúde do Brasil. Em relação às recomendações básicas, analise as afirmativas a seguir.

  1. A temperatura corporal durante todo o perioperatório deve ser ≥ 35,5°C.
  2. A verificação da glicemia apenas no pré-operatório é suficiente e o nível glicêmico deve estar abaixo de 180 mg/dl.
  3. É indicada a antibioticoprofilaxia de acordo com o sítio cirúrgico a ser operado e a administração da dose em até três horas antes da incisão cirúrgica.
  4. Em procedimentos de risco como cirurgias cardíacas e ortopédicas, deve ser realizada a investigação de portadores nasais de Staphylococcus aureus no pré-operatório.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Carregando...

Na sala de recuperação pós anestesia (SRPA), é muito importante o acompanhamento dos pacientes para que sua recuperação ocorra e também para minimizar riscos de intercorrências. Entre os cuidados que se deve ter com o paciente na SRAP, estão:

  1. Monitorar sinais vitais, além de sinais e sintomas adventício, através do monitor cardíaco.
  2. Em especial após anestesia geral, monitorar saturação e frequência respiratória, pois devido ao relaxante muscular administrado, é comum o paciente perder o reflexo da respiração, o que levará na diminuição da saturação.
  3. No caso de crianças, é comum que ocorra agitação e até mesmo alucinações devido ao efeito dos gases utilizados para induzir e manter a anestesia durante o ato cirúrgico, sendo assim, deve-se permanecer próximo ao leito e este estar sempre com as grades elevadas.

Está(ão) CORRETA(S):

Carregando...

Na consulta de enfermagem para a estratificação de risco cardiovascular, recomenda-se a utilização do escore de Framingham. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Carregando...

As cirurgias de urgências são necessárias para a saúde do paciente e, muitas vezes, evitam o desenvolvimento de problemas adicionais, como por exemplo, destruição tecidual ou da função do órgão prejudicado. Deve ser considerada como cirurgia urgente:

Carregando...

As recomendações das diretrizes para prevenção de infecção em sítio cirúrgico são elencadas de acordo com o período no qual a assistência é prestada. Sobre as práticas recomendadas para o preparo transoperatório, assinale a opção incorreta.

Carregando...

O posicionamento do paciente na mesa cirúrgica dependerá do procedimento operatório a ser realizado, bem como das suas condições físicas.
Desse modo, a posição padrão adotada para cirurgias da parte inferior do abdome e pelve é a

Carregando...

Para garantir segurança ao paciente em uso de unidade de eletrocirurgia, o circulante de sala cirúrgica deverá:

Carregando...

Ao admitir um paciente na recuperação anestésica, o técnico de enfermagem identifica que o paciente submetido à anestesia do tipo bloqueio já movimentava dois membros. Com base no índice de Aldrete & Kroulik, para o parâmetro de atividade motora, o paciente deve ser avaliado com a seguinte pontuação:

Carregando...

Os registros de enfermagem são realizados durante todo o exercício profissional e deverão constar no prontuário do paciente e em formulários próprios da enfermagem, pois quando o cuidado realizado não está registrado, ele não é considerado executado formalmente. Esses registros devem ser legíveis, completos, claros, concisos, objetivos, pontuais e cronológicos, sem rasuras, contendo data, hora, carimbo e assinatura. No período transoperatório, é necessário registrar:

Carregando...

A lista de verificação de segurança cirúrgica ocorre em três momentos. Cada um deles requer que o condutor da lista de verificação realize checagens específicas tais como:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) D
  • 10) E
  • 11) E
  • 12) D
  • 13) B
  • 14) D
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282