Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 16 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Observando-se os vocábulos “palidez” e “tristeza”, constata-se que são formados por derivação sufixal de bases adjetivas, respectivamente, “pálido” e “triste”, pelo acréscimo dos sufixos “-ez”, “-eza”, grafados com “z”. Considerando-se que há também em português vocábulos derivados pelos sufixos “-ês” e “-esa”, constituindo tais derivações um problema ortográfico, pode-se afirmar que há erro de ortografia em vocábulo relacionado na opção:

Carregando...

Em No trânsito é muito importante aplicar a regra do VER E SER VISTO para a segurança de todos que circulam nas vias e passeios (linhas 16 e 17), as letras maiúsculas foram empregadas para

Carregando...

Texto 2

Notícia publicada na imprensa na penúltima semana de setembro de 2019:
“Tráfico da Rocinha ameaça quem joga lixo na rua
Bandidos espalham cartazes em área onde houve deslizamentos de terra nas últimas chuvas, alertando moradores para não despejar detritos em beco. Medida seria tomada porque venda de drogas é interrompida quando a região alaga”.

Sobre a estruturação do texto 2, é INCORRETO afirmar que:

Carregando...

Disponível em: https://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,bom-exemplo-na-saude,70002493782. Acesso em 11/07/2019 (adaptado)

A palavra que preenche o espaço vazio 2 (l.19) no texto está e grafada corretamente é:

Carregando...

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

Carregando...

Um texto mostra sempre ferramentas gráficas que organizam a apresentação do seu conteúdo.

Assinale a opção em que a utilidade de uma dessas ferramentas é indicada de forma inadequada.

Carregando...

Assinale a alternativa que completa corretamente a sequência de letras do alfabeto da Língua Portuguesa:

F – G – H – I – .......... –............ – L – ........... –............ – O – P – Q – R – ........– T – U – V– ..........

Carregando...

No decorrer do texto, as palavras “Carta” e “Cartas” são grafadas diversas vezes com inicial maiúscula. Em quase todos os casos em que isso ocorre, é possível afirmar:

Carregando...

Quanto ao uso da letra maiúscula e minúscula, a única frase que está escrita CORRETAMENTE é:

Carregando...

No decorrer do texto, as palavras “Carta” e “Cartas” são grafadas diversas vezes com inicial maiúscula. Em quase todos os casos em que isso ocorre, é possível afirmar:

Carregando...

Avalie as assertivas abaixo, referentes ao enunciado “Use nossas impressoras e descubra por que temos inimigos", na publicidade acima, e, em seguida, responda ao que se pede.

I- Há equívoco na grafia da palavra “por que", já que esta deveria ser escrita, de acordo com a norma culta, e nesta situação comunicativa, da seguinte forma: “porque".

II- A estratégia criativa, proposta na publicidade, de afirmar que “temos inimigos" pode se referir à tese de que a qualidade do produto, sendo incomparável, poderia gerar inveja, perseguição, e, com efeito, inimizade do produto concorrente.

III- Os verbos “use" e “descubra", nestas circunstâncias frasais, estão em plena harmonia, em termos de uso das pessoas gramaticais, já que ambos estão conjugados na terceira pessoa do singular do imperativo afirmativo.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

Carregando...

Levando em consideração o contexto atribuído pelos enunciados, empregue corretamente um dos termos entre parênteses propostos pelas alternativas. I. A falta de tempo deixou o autor do texto em __________ (cheque/xeque). II. O autor do texto deveria visitar mais a sua mãe, curtir o interior, colocar uma _____________ no cavalo e passear pela mata. (cela/sela). III. O autor do texto precisa assistir a algum filme na ______ das dez. (seção/sessão/cessão) A sequência correta é:

Carregando...


O sinônimo da palavra “carece" (l.4) grafado inadequadamente é:

Carregando...

A palavra Holocausto, nesse contexto, é necessariamente grafada com inicial maiúscula, por se referir a um fato histórico – massacre de judeus e outras minorias efetuado nos campos de concentração alemães durante a Segunda Guerra. É também obrigatório o emprego de inicial maiúscula no vocábulo destacado na seguinte frase:

Carregando...

As lacunas das linhas 04, 05 e 13 devem ser, respectivamente, preenchidas por

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) B
  • 12) D
  • 13) B
  • 14) A
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282