Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 19 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q768752

Julgue as afirmativas sobre a inovação tecnológica e o processo empreendedor e assinale a alternativa INCORRETA:

Carregando...
Q781350

A história do empreendedorismo e da criação de novos negócios é muitas vezes uma história de grandes fortunas e fracassos. Há de se considerar que o empreendedorismo é o processo de

Carregando...
Q783452

O setor público atua em diversas esferas de serviços, tais como saúde, educação, segurança, transporte, dentre outros, sendo que há alta demanda e complexidade para a prestação desses serviços com eficiência. Nesse sentido, é correto afirmar que o aprimoramento de estratégias e técnicas administrativas, aliados ao desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, podem ser considerados como

Carregando...
Q761650

Julgue o item. A pessoa assertiva busca a harmonia e foge do conflito, mesmo à custa de seus próprios interesses.

Carregando...
Q730296

Os princípios da acreditação hospitalar são pautados num caráter eminentemente educativo, métodos e técnicas capazes de promover melhoria contínua dos processos organizacionais. Desta forma, a qualidade passa a ser integrada a cultura da instituição, com vista à promoção das boas práticas nos processos do hospital, trazendo como principais benefícios: I. Qualidade da assistência; II. Melhoria do clima organizacional; III. Monitoramento dos processos e resultados; IV. Melhoria do desempenho institucional; V. Segurança para pacientes e profissionais. É correto afirmar que:

Carregando...
Q670257

O empreendedorismo corporativo não é um fenômeno espontâneo. A cultura empreendedora precisa ser semeada e colhida adequadamente, ou seja, a organização deve criar uma cultura que incentive e desenvolva o espírito empreendedor de seus colaboradores. Analise as assertivas a seguir, relativas às dimensões-chave de uma orientação empreendedora. I. A dimensão "assumir riscos" refere-se à propensão que a organização tem para praticar ações que permitam a superação de rivais de maneira consistente e substancial. II. A dimensão "capacidade de inovação" sugere que as pessoas sejam parte de uma organização líder e não apenas seguidoras de outras. III. A dimensão "agressividade competitiva" é a propensão que a organização tem para praticar ações que permitam que ela supere suas rivais de maneira consistente e substancial.

Carregando...
Q700002

Em uma rede de lojas de varejo o gerente de uma loja e seu superior imediato discutem uma solução para um determinado problema. Entretanto ambos têm visões distintas sobre o que fazer. Segundo a teoria do Conflito Construtivo de Mary Parker Follet, a solução ideal seria:

Carregando...
Q605328

Um diretor de uma empresa declarou que a maior parte do seu tempo é dedicada à identificação e ao desenvolvimento de novos projetos de negócio.

O diretor desempenha, destacadamente, um papel:

Carregando...
Q600268

A concepção de ação empreendedora amplia o escopo dos estudos em empreendedorismo. Trata-se a ação empreendedora, como algo que ocorre em situações além da configuração de novos negócios e da definição de novas organizações. Assim, a ação empreendedora permite deslocar o foco da figura do empreendedor como agente solitário de transformação de recursos em atividades produtivas, apresentando características especiais e diferenciadas em relação a outros agentes que, porventura, não tenham tido sucesso na criação, condução ou sustentabilidade de empreendimentos por eles conduzidos. O caráter situacional implica verificar a lógica das ações empreendedoras, na medida em que o foco na lógica da ação privilegia as trajetórias individuais, considerando, no entanto, como se articulam com dinâmicas coletivas, com as características ambientais e com a ação de estruturas econômicas e sociais, identificando-se fatores sociológicos que operam na tomada de decisão de conceber e implantar uma empresa, por exemplo.

BORGES, A. F. et aI. Práticas de empreendedorismo em empresas familiares empreendedoras. Disponível em: http: www.anpad.org.br. Acesso em: 12 jul. 2015 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. O empreendedorismo pode ser entendido como uma prática que está para além da abertura de determinado negócio.


PORQUE


II. O empreendedor pode tomar decisões e contribuir para o desenvolvimento de pessoas, tecnologias e processos, ações que, no ambiente corporativo, permitem ao profissional empreendedor atuar ativamente em um contexto de mudanças na organização.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q600387

O desenvolvimento sustentável é uma das questões mais pertinentes da contemporaneidade, e o empreendedorismo pode ter impacto positivo sobre essa questão. Isso significa que as ações empreendedoras podem, ao mesmo tempo, sustentar e desenvolver, e que o empreendedorismo sustentável combina a geração de valor econômico, social e ambiental.

HI5RICH, R; PETERS, M; SHEPHERD, D. Empreendedorismo. Porto Alegre: AMGH, 2014 (adaptado).


De acordo com esse texto, o empreendedorismo sustentável tem como objetivo

Carregando...
Q600382

Muitos empreendedores no Brasil não possuem um conhecimento técnico sobre seu próprio negócio e o ambiente em que atuam. O interessante é que muitos empreendimentos pequenos conseguem destaque devido a uma oportunidade percebida pelo empreendedor fundador. Por mais que existam inúmeros empreendimentos fundados dessa maneira, grande parte desses empreendedores não possuem conhecimento técnico necessário para elaborar novas estratégias no futuro. Certas oportunidades exigem nível maior de visão mercadológica e atitudes técnicas. Nesse contexto, recursos podem ser utilizados como ferramentas de gerenciamento, tal como a matriz de análise SWOT.

Disponível em: http: www.administradores.com.br. Acesso em: 26 jul. 2015 (adaptado).


Com base no texto, avalie as afirmações a seguir, sobre a análise SWOT.


I. É uma técnica de análise de ambiente interno e externo comumente empregada no planejamento estratégico para avaliar o posicionamento da organização e sua capacidade competitiva.


II. Funciona como um guia na definição de plano de ações para eliminar os riscos e assegurar o sucesso da empresa. É recomendada para aprofundar o conhecimento sobre o negócio e para análise contextual.


III. É uma ferramenta para análise de cenário, utilizada como base para gestão e planejamento estratégico de corporações e empresas. Entretanto, devido a sua simplicidade, pode ser utilizada para outros tipos de análise de cenário, como na criação de um site.


IV. Na análise do ambiente interno, deve-se identificar variáveis que não estão sob controle da organização e que podem comprometê-Ia. As ameaças podem envolver a perda de um profissional chave para o negócio, bem como estar relacionadas a fatores econômicos, políticos, ambientais e legislativos.


É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q600265

Nos últimos anos, a força empreendedora no Brasil cresceu 47%, alcançando a marca de 6,2 milhões de negócios. O Brasil cria 316 000 novos negócios por ano, sendo o terceiro país mais empreendedor, superado apenas pelos Estados Unidos da América e pelo Reino Unido. Estima-se que, nos próximos anos, essa iniciativa aumente. Pesquisas indicam que 65% dos universitários têm o desejo de ter um negócio próprio no futuro.

SEGALA, M.; FAUST, A. Um país de empreendedores. Exame. São Paulo, 2012 (adaptado).

Considerando as informações desse texto, avalie as afirmações a seguir.


I. Mudanças de ordem legal, tecnológica, ambiental, cultural ou social fomentam, principalmente, o empreendedorismo social, em que o empreendedor potencial cria um novo negócio.


II. Entre os desafios e riscos que os novos empreendedores enfrentam, estão a necessidade de obtenção de recursos financeiros, a falta de informações precisas acerca do mercado e a possibilidade de insucesso.


III. Resultados da pesquisa tecnológica universitária podem ser fontes de oportunidades para novos empreendimentos, a exemplo das startups.


É correto o que se afirma em

Carregando...
Q267315

A função administrativa que é responsável pela

verificação e comparação dos resultados obtidos com os

previstos e planejados, como também, de restringir e

regular os fatores administrativos de modo que os

projetos sejam completados conforme previstos, é

corretamente chamada de:

Carregando...
Q574503

Na visão de Hammer, in Reengenharia, Revolucionando a empresa em função dos clientes, citado em Gestão da Qualidade: Teoria e Casos, Marly Monteiro de Carvalho, processo é “um conjunto de atividades do início ao fim, que, juntas, criam valor para o cliente." No que concerne aos principais conceitos relacionados à gestão por processos, analise os itens abaixo:
I O foco deve estar voltado para o empreendedor.
II A empresa deve estar orientada sempre para as tarefas.
III O trabalho deve agregar valor.
IV Uso intensivo de tecnologias de informação.
São conceitos relacionados à gestão de processos os expostos nos itens:

Carregando...
Q600435

O franchising permite que o franqueador aumente sua base de atuação com maior intensidade do que seria possível se dependesse apenas de recursos próprios para instalar, operar e gerir novas unidades. O fenômeno ocorre porque o franqueador faz uso daquilo que os estadunidenses denominam O.P.M. ("other people's money", ou seja, "o dinheiro dos outros"), situação em que os franqueados bancam os custos de implantação, operação e de gestão das respectivas unidades. Em segundo lugar, o franchising reduz a necessidade de o franqueador recrutar, selecionar e contratar pessoal, em particular gerentes que sejam capazes de administrar essas novas unidades, muitas vezes geridas pelos próprios franqueados. Por meio do franchising, o franqueador pode, adicionalmente, ingressar em mercados nos quais dificilmente entraria se dependesse de seus recursos próprios, sejam financeiros ou humanos. Para isso, conta com a presença física e o conhecimento do franqueado sobre os hábitos e a cultura da região onde vive e trabalha.

ARAÚJO, A. P. B. Franchising. Disponível em: http://www.biblioteca.sebrae. com.br. Acesso em: 17 jul. 2012 (adaptado).


A figura a seguir representa a matriz de componentes do vetor de crescimento, também conhecida como matriz produtos e mercados, de Igor Ansoff.


Suponha que uma empresa franqueadora do setor de lanchonetes deseje ampliar negócios sem modificar os princípios negociais habitualmente praticados. A partir do texto e dos quatro quadrantes da matriz de componentes do vetor de crescimento apresentada acima, qual das alternativas de crescimento seria mais pertinente ao caso?


Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) Errado
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) E
  • 8) A
  • 9) A
  • 10) E
  • 11) C
  • 12) D
  • 13) A
  • 14) D
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282