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Q797826

Segundo as Diretrizes para Educação Básica, na organização modalidade de Educação Especial, os sistemas de ensino devem observar as seguintes orientações fundamentais, EXCETO:

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Q797817

A Educação Inclusiva aposta na escola como comunidade educativa, defendendo um ambiente de aprendizagem diferenciado e de qualidade para todos os alunos. É uma escola que reconhece as diferenças, desenvolve-se com essa diversidade, dando sentido e significado ao ensino. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e marque V (verdadeiro) ou F (falso).

  • De acordo com a filosofia da escola inclusiva, todas as crianças devem ser educadas numa escola isenta de barreiras pedagógicas, de organização administrativa e de gestão de recursos.
  • Perante um idealismo desejável que associa a inclusão, aos direitos humanos e à equidade social é dispensável que os docentes demonstrem atitudes inclusivas nas suas práticas.
  • O princípio da inclusão apela para uma escola que tenha em atenção a criança-todo, não só a criançaaluno.
  • Deve preconizar o ajustamento de toda a comunidade educativa, adotando estratégias capazes de facilitar a aprendizagem a grupos de alunos, em que a inevitável diversidade é considerada como um fator de enriquecimento e um motor de desenvolvimento de toda a comunidade escolar.

A sequência CORRETA é:

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Q698586

Atualmente, há três correntes educacionais com propostas para a educação de pessoas surdas.

Analise as assertivas e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Bilinguismo: a língua de sinais é considerada língua materna para o surdo, ao passo que a língua portuguesa é a segunda língua.

II – Oralismo: a finalidade terapêutica é tratar e reduzir os déficits, levando em conta que a criança precisa de treinamento auditivo, e desenvolver a leitura orofacial.

III – Comunicação Total: os sinais são utilizados na estrutura gramatical do português e, enquanto filosofia, o bilinguismo pode ser incorporado.

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Q698593

Complete corretamente a lacuna da oração abaixo:

A - ________________ é um recurso utilizado, principalmente pelos surdos, para “soletrar" nomes próprios ou palavras da língua portuguesa para as quais não há equivalente na língua de sinais:

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Q702419

Ainda sobre o ensino em Libras e o ensino de Libras, julgue os itens a seguir: I. O Atendimento Educacional Especializado com o uso de Libras ensina e enriquece os conteúdos curriculares, promovendo a aprendizagem dos alunos com surdez na turma comum. II. O ambiente educacional bilíngue é importante e dispensável, visto que não respeita a estrutura da Libras e da Língua Portuguesa. III. A avaliação processual do aprendizado por meio da Libras é importante para que se verifique, pontualmente, a contribuição do Atendimento Educacional Especializado para o aluno com surdez na escola comum. IV. A organização do ambiente de aprendizagem e as explicações do professor em Libras propiciam uma compreensão das ideias simples, contidas nos conhecimentos curriculares.

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Q702426

Sobre os recursos para a aprendizagem de alunos com surdocegueira e deficiências múltiplas, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira (1) Objetos de referência. (2) objetos de referência das atividades. (3) caixas de antecipação. (4) Calendários. ( ) São objetos que têm significados especiais, os quais têm a função de substituir a palavra e, assim, podem representar pessoas, objetos, lugares, atividades ou conceitos associados a eles. ( ) Instrumentos úteis no desenvolvimento da comunicação, no ensino de conceitos temporais abstratos e na ampliação do vocabulário, ( ) Devem ser utilizadas com crianças que ainda não têm nenhum sistema formal de comunicação. ( ) Permitem conhecer os primeiros objetos de referência que anteciparão as atividades e o conhecimento das primeiras palavras. Representam e antecipam as atividades do dia

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Q737500

Para Marília do Socorro Oliveira Araújo e Márcia Monteiro Carvalho (2017), os intérpretes de línguas de sinais (ILS) se diferenciam por atuarem em diferentes espaços. São denominados intérprete educacionais (IE) aqueles que atuam em salas de aulas. Com base nas autoras, essa categoria se diferencia das demais em decorrência

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Q737512

Apesar da distinção, segundo Roberts (1987), de que intérpretes de línguas faladas têm trabalhado em situações de conferência e contextos de alto nível, enquanto os intérpretes de línguas sinalizadas têm trabalhado predominantemente em contextos comunitários e dialógicos, há atividades comuns que ambos realizam e que são de natureza linguística,

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Q703450

Quanto aos tipos de traduções na Língua Brasileira de Sinais, analise as afirmativas. I. A tradução de um determinado sistema de signos para o outro recebe o nome de TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA. II. A tradução que ocorre dentro da mesma língua recebe o nome de TRADUÇÃO INTRALINGUAL. III. A tradução entre diferentes idiomas recebe o nome de TRADUÇÃO INTERLINGUAL. Assinale a alternativa CORRETA

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Q737497

O código de conduta e ética (CCE) da FEBRAPILS, aprovado em reunião ordinária no dia 13 de abril de 2014, está dividido em quatro capítulos que orientam a conduta profissional e ética da categoria, dos quais fazem parte: Tradutores e Intérpretes (TILS) e Guias-Intérpretes (GI) de Línguas de Sinais. No capítulo III - Da responsabilidade profissional, TILS e GI são

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Q737517

De acordo com Rodrigues (2014), o tradutor e intérprete de Libras – Língua Portuguesa (TISLP) é um profissional que atua entre duas modalidades distintas de línguas. Hipoteticamente, a TV Câmara transmitirá, com janela para Libras, a sessão “novas candidaturas". Essa atividade de atuação do intérprete de Libras pode ser descrita como uma atividade do tipo:

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Q669594

A história de uma língua e seu registro são fundamentais para a sua preservação. A esse respeito, é correto afirmar que:

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Q682039

O Atendimento Educacional Especializado é realizado, prioritariamente, nos seguintes espaços:

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Q674322

Assinale as afirmações abaixo:

I- Reconhecendo a necessidade para o seu desenvolvimento profissional, o intérprete deve agrupar-se com colegas profissionais com o propósito de dividir novos conhecimentos de vida e desenvolver suas capacidades expressivas e receptivas em interpretação e tradução.

II- O intérprete jamais deve encorajar pessoas surdas a buscarem decisões legais ou outras em seu favor.

III- Em casos legais, o intérprete deve informar à autoridade qual o nível de comunicação da pessoa envolvida, informando quando a interpretação literal não é possível, e o intérprete, então, terá que parafrasear de modo claro o que está sendo dito à pessoa surda e o que ela está dizendo à autoridade.

IV- O intérprete deve esclarecer o público no que diz respeito ao surdo sempre que possível, reconhecendo que muitos equívocos (má informação) têm surgido devido à falta de conhecimento do público sobre a área da surdez e a comunicação com o surdo.

Assinale a alternativa correta:

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GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) D
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) B
  • 11) A
  • 12) A
  • 13) E
  • 14) B
  • 15) E
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