Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 19 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A seriedade profissional do professor se manifesta quando compreende o seu papel de instrumentalizar os alunos para a conquista dos conhecimentos e sua aplicação na vida prática; incute-lhes a importância do estudo na superação das suas condições de vida; mostra-lhes a importância do conhecimento das lutas dos trabalhadores; orienta-os positivamente para as tarefas da vida adulta. Tais propósitos devem ser concretizados na prática, por meio de aulas planejadas no qual evidenciem:

  1. A segurança nos conteúdos e nos métodos de ensino.
  2. A constância e firmeza no cumprimento das exigências escolares pelos alunos.
  3. O respeito no relacionamento com os alunos.

Estão CORRETOS:

Carregando...

Para Lerner (2002), uma das formas para conciliar as necessidades inerentes à instituição escolar com o propósito educativo de formar leitores e escritores, o possível é gerar condições didáticas que permitam por em cena uma versão escolar da leitura e da escrita mais próxima da versão social dessas práticas. Para tal, a autora sugere, como uma das possibilidades,

Carregando...

No exercício da função de Auxiliar de Vida Escolar, o(a) profissional estará sempre muito próximo à experiência da escola enquanto local de acesso ao pleno desenvolvimento humano, podendo perceber claramente a relação que essa experiência possui na construção da cidadania. Sob esta perspectiva, podemos afirmar que este(a) auxiliar:

Carregando...

De acordo com a Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, assinale a alternativa cujo conteúdo apresenta corretamente um item que deve ser assegurado aos profissionais da educação pelos sistemas de ensino.

Carregando...

Para compreender o desenvolvimento da qualidade do ensino devemos ter em mente que a formação continuada é:

Carregando...

A sociedade em que se vive é caracterizada pela sua complexidade: uma sociedade multifacetada, tecida pela velocidade de mudanças constantes e cumulativas, provocadas pelos avanços científicos e, sobretudo, pelo aumento das possibilidades de acesso às redes de informação e de consumo. Sobre o tema, teia as afirmativas a seguir.

I. A valorização do conhecimento e da informação nas sociedades contemporâneas recarrega a importância da educação e da cultura como temas prioritários das políticas públicas.

II. A educação, em sentido abrangente, pertence à sociedade e se produz por um incansável movimento de realimentação sociopolítica, sendo impulsionada por um conjunto dinâmico e complexo de sujeitos e inter-relações, como, por exemplo, famílias, grupos sociais e organizações de ensino.

III. A educação, pela via de suas agências, desempenha um papel secundário, embora seja a responsável oficial pela transmissão dos saberes socialmente valorizados e considerados fundamentais às futuras gerações.

Está correto apenas o que se apresenta em:

Carregando...

Atualização e constante reciclagem do professor para o desenvolvimento de um trabalho inovador considerando o cotidiano do aluno, que nasceu em uma era tecnológica, é importante para

Carregando...

A Formação continuada deverá estar articulada com o projeto maior que contemple o professor como profissional e a escola como espaço de formação. Partindo do pressuposto de que a formação continuada tem por objeto o desenvolvimento do professor, é necessário e fundamental considerar as reais necessidades do professor. Segundo NÓVOA (2002), "A produção de práticas educativas eficazes só surge de uma reflexão da experiência pessoal partilhada entre os colegas”. Em relação à formação continuada, analise as afirmativas abaixo e ident-fique a(s) correta(s): I- As formações são espaços de reciclagem e auxiliam somente no aumento da carga horária e ascensão na carreira do magistério. II- A formação continuada é um trabalho de interpretação da realidade escolar em todos os seus âmbitos. A escola é o contexto de trabalho do professor e nesse local ele expressa seus saberes e suas necessidades. III- As formações são especificas ocorrendo no início de cada ano letivo e partindo da necessidade da direção da escola em conjunto com a comunidade escolar. IV- A formação continuada nada mais é do que um aprimoramento, que resulta na melhoria do desempenho na atuação direta com o aluno em sala de aula. V- A formação continuada é somente necessária para se ter acesso a novas técnicas, conteúdos e formas diferenciadas de trabalho. Assinale a alternativa correta:

Carregando...

O treinamento e o aperfeiçoamento aplicados ao preparo profissional são tipos de educação profissional que

Carregando...

Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho:

I. Perigoso, insalubre ou penoso.

II. Realizado em horários e locais que não permitam a frequência à escola.

III. Noturno, realizado entre vinte e três horas de um dia e seis horas do dia seguinte.

De acordo com a Lei 8069/90, está correto o que se afirma

Carregando...

Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

Trata-se de um curso de treinamento, e não de educação continuada, por isso deve ser estendido a todos os funcionários do IPHAN, caso contrário deveria ser ofertado apenas a funcionários recém-contratados.

Carregando...

No Edital do Concurso Público para o ingresso do pedagogo na rede municipal de educação consta como uma das atribuições divulgar e estimular a participação dos diversos segmentos das Unidades de Ensino, em Seminários, encontros e cursos de atualização, dentro e fora do Município. Os cursos de atualização são considerados como uma formação:

Carregando...

Assinale a alternativa correta. A docência envolve o professor em sua totalidade; sua prática é resultado do saber, do fazer e, principalmente do ser, significando um compromisso consigo mesmo, com o aluno, com o conhecimento e com a sociedade e sua transformação (GRILLO, 2004, p. 78). A prática como resultado se atrela a um elemento muito conhecido por educadores ao iniciarem o planejamento de suas ações no processo de ensino e aprendizagem. Este elemento refere-se ao:

Carregando...

O papel da teoria na prática docente é alvo de inúmeros debates. Para alguns, a teoria é algo que permite a um educador avaliar a sua prática, por fornecer grades de leitura do mundo; para outros, em contrapartida, a teoria pouco ajuda no campo prático, uma vez que é uma construção sempre provisória diante da realidade. O conhecimento teórico, tanto para os aliados quanto para os seus inimigos, deve sempre vir acompanhado de uma reflexão partilhada, levando em consideração rotinas de trabalho, a instituição na qual o docente está inserido e assim por diante. Seria, portanto, correto afirmar que:

Carregando...

Inês Barbosa de Oliveira afirma que pensar alternativas curriculares como uma possibilidade de contribuição para a emancipação social traz em si dois pressupostos. Um deles refere-se à definição de currículo.

Para a autora, adepta de uma visão pós-estruturalista, o currículo deve ser compreendido como criação:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) Errado
  • 12) A
  • 13) D
  • 14) D
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282