Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 237 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

O livro Metodologia do ensino de Educação Física foi um grande divisor de águas para a organização da Educação Física Escolar, ao trazer o conceito de cultura corporal, e as múltiplas linhas de atuação através dos ciclos.
O livro fala da importância de adequar os conteúdos considerando a memória lúdica da comunidade em que o aluno vive, oferecendo-lhe uma proposta que esteja adequada ao seu desenvolvimento e conhecimento a respeito de determinado tema.
Ao apresentar o conteúdo da ginástica, o objetivo é a interpretação subjetiva das atividades ginásticas, através de um espaço amplo de liberdade para vivenciar as próprias ações corporais. Para trabalhar a ginástica é necessário que o aluno consiga desenvolver seus fundamentos, que consistem basicamente em:

Carregando...

“Historicamente, na ambiência escolar, a Educação Física tem se configurado um componente curricular que enfatiza em suas práticas pedagógicas o ‘saber fazer’, o qual capacita os alunos para a realização com eficiência as atividades e habilidades motoras, por meio da execução repetida, em um processo de tentativa e erro. Nessa perspectiva, esse ‘saber fazer’ constitui a dimensão _____________ do conhecimento a ser ensinado nas aulas de Educação Física.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Carregando...

Analise o fragmento a seguir:

O documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta que a Educação Física é o componente
curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social,
entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Desse modo, é possível assegurar aos alunos a (re)construção de um conjunto de conhecimentos que permitam ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e dos recursos para o cuidado de si e dos outros e desenvolver autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo sua participação de forma confiante e autoral na sociedade. É fundamental frisar que a Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica, permitindo o acesso a um vasto universo cultural. Esse universo compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se inscrevem, mas não se restringem, à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola. Experimentar e analisar as diferentes formas de expressão que não se alicerçam apenas nessa racionalidade é uma das potencialidades desse componente na Educação Básica. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde.
Fonte: BRASIL, 2018.

De acordo com o texto, o objetivo da educação física escolar é

Carregando...

Soler, fala que é difícil entender como as pessoas gastam tanta energia tentando superar o outro e com medo de serem superadas. O mais aconselhável seria unir essas energias em busca de um bem comum. Para escola, a sugestão do autor é trabalhar com os jogos cooperativos. Esta proposta tem várias características libertadoras que são muito coerentes com o trabalho indicado. Soler fala de algumas libertações específicas promovidas pelos jogos cooperativos, que seriam:

Carregando...

O Ensino da Educação Física tem também um sentido que busca instigar a criatividade humana à adoção de uma postura produtiva e criadora de cultura tanto no mundo do Trabalho como no lazer. (MEDINA, João Paulo Subirá (1989). Educação Física cuida do corpo e mente. 8ª ed. Editora Campinas: Papirus. São Paulo.)

Com base no enunciado, marque a alternativa com termo cujo sentido está coerente com a visão do autor.

Carregando...

A Educação Física é uma disciplina escolar de total importância na vida das crianças e também no histórico escolar. Para Ayala (2008), quando pensamos em Educação Física, logo imaginamos exercícios físicos, jogos, esportes e competições, mas devemos imaginar que esse componente curricular vai muito além. Nessa vertente, o ensino de atividades circenses surge como uma possibilidade de ampliação desse leque. Entre os materiais relativos às práticas circenses para o uso em aulas de Educação Física Escolar, podemos destacar as seguintes:

Carregando...

A abordagem crítico-superadora foi elaborada na Universidade Federal do Recife e na Universidade Federal de Santa Maria por um grupo de autores intitulado de Coletivo de Autores. Sobre a referida abordagem é incorreto afirmar que

Carregando...

A pluralidade cultural deve ser enfatizada nas aulas de educação física, a fim de valorizar a cultura dos envolvidos. Ao realizar uma aula envolvendo este tema, o professor deve

Carregando...

Quanto ao processo avaliativo, está correto afirmar, EXCETO:

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. No basquetebol, há quatro cestos em cada extremidade de quadra, a 3,75 metros do chão.

II. A mãe e o pai têm direitos e deveres iguais, assim como responsabilidades compartilhadas no cuidado e na educação da criança.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Na década de 80, houve um aumento das críticas com relação ao conteúdo esportivo da educação física na escola, levando ao surgimento de inúmeras abordagens, na tentativa de romper com o modelo esportivista ainda vigente à época. Analise as abordagens dispostas nos itens abaixo:

I. Psicomotricidade.

II. Saúde renovada.

III. Construtivista-interacionista.

IV. Crítico-superadora.

V. Crítico-emancipatória.

Quais itens apresentam abordagens que fazem parte do escopo da educação física escolar:

Carregando...

Os Parâmetros Curriculares Nacionais definem que o aluno, ao final do ensino fundamental deve alcançar alguns objetivos. Entre os objetivos a serem alcançados na educação física está “participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características […]", EXCETO:

Carregando...

Uma das propostas pedagógicas da Educação Física (EF) é a chamada abordagem desenvolvimentista. A sua ideia central é oferecer à criança – a proposta limita-se a oferecer fundamentos para a EF nas primeiras quatro séries do primeiro grau – oportunidades de experiências de movimento, de modo a garantir o seu desenvolvimento normal, portanto, de modo a atender essa criança em suas necessidades de movimento. Sobre tal abordagem, assinale a afirmativa incorreta.

Carregando...

São formas de abordagem para a aprendizagem na educação física escolar:

  1. situações de jogo coletivo.
  2. exercícios de preparação corporal.
  3. circuitos, jogos e brincadeiras.

É correto o que se afirma em:

Carregando...

São conceitos e procedimentos quanto às atividades rítmicas e expressivas, EXCETO:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) D
  • 3) E
  • 4) E
  • 5) E
  • 6) A
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) C
  • 11) E
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) B
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282