Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 227 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q780799

A abordagem crítico-superadora foi elaborada na Universidade Federal do Recife e na Universidade Federal de Santa Maria por um grupo de autores intitulado de Coletivo de Autores. Sobre a referida abordagem é incorreto afirmar que

Carregando...
Q790945

A pluralidade cultural deve ser enfatizada nas aulas de educação física, a fim de valorizar a cultura dos envolvidos. Ao realizar uma aula envolvendo este tema, o professor deve

Carregando...
Q771312

Quanto ao processo avaliativo, está correto afirmar, EXCETO:

Carregando...
Q769259

Leia as afirmativas a seguir:

I. No basquetebol, há quatro cestos em cada extremidade de quadra, a 3,75 metros do chão.

II. A mãe e o pai têm direitos e deveres iguais, assim como responsabilidades compartilhadas no cuidado e na educação da criança.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q768821

Na década de 80, houve um aumento das críticas com relação ao conteúdo esportivo da educação física na escola, levando ao surgimento de inúmeras abordagens, na tentativa de romper com o modelo esportivista ainda vigente à época. Analise as abordagens dispostas nos itens abaixo:

I. Psicomotricidade.

II. Saúde renovada.

III. Construtivista-interacionista.

IV. Crítico-superadora.

V. Crítico-emancipatória.

Quais itens apresentam abordagens que fazem parte do escopo da educação física escolar:

Carregando...
Q780797

Uma das propostas pedagógicas da Educação Física (EF) é a chamada abordagem desenvolvimentista. A sua ideia central é oferecer à criança – a proposta limita-se a oferecer fundamentos para a EF nas primeiras quatro séries do primeiro grau – oportunidades de experiências de movimento, de modo a garantir o seu desenvolvimento normal, portanto, de modo a atender essa criança em suas necessidades de movimento. Sobre tal abordagem, assinale a afirmativa incorreta.

Carregando...
Q770205

Os Parâmetros Curriculares Nacionais definem que o aluno, ao final do ensino fundamental deve alcançar alguns objetivos. Entre os objetivos a serem alcançados na educação física está “participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características […]", EXCETO:

Carregando...
Q790722

São formas de abordagem para a aprendizagem na educação física escolar:

  1. situações de jogo coletivo.
  2. exercícios de preparação corporal.
  3. circuitos, jogos e brincadeiras.

É correto o que se afirma em:

Carregando...
Q770196

São conceitos e procedimentos quanto às atividades rítmicas e expressivas, EXCETO:

Carregando...
Q771302

São objetivos da educação física para o segundo ciclo do ensino fundamental, EXCETO:

Carregando...
Q790720

A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos deve propiciar a discussão sobre a prática pedagógica a partir das seguintes ações:

  1. Convidar, sempre que possível, pessoas da comunidade para relatarem suas experiências com dança, esporte, ginástica, em forma de palestras, oficinas e/ou aulas abertas (por exemplo, ex-atletas de futebol, pessoas que conhecem danças locais, entre outras), além de valorizar as experiências anteriores dos alunos da própria escola, convidando-os a relatar suas experiências.
  2. Refletir criticamente os valores impostos pela mídia, mantendo um espaço de debate permanente (por exemplo, levando jornais à escola e fazendo murais). O professor pode indicar alguns programas da tevê para que os alunos discutam questões importantes, bem como estimulá-los a buscar informações em livros, jornais, revistas e sites para a elaboração de trabalhos, pesquisas e projetos.
  3. Favorecer oportunidades para os alunos assistirem a apresentações de espetáculos de dança e jogos de diferentes modalidades esportivas.
  4. Incluir o aluno no processo de ensino e aprendizagem como aquele que tem um conhecimento e estabelece uma relação pautada sobre valores atribuídos a essa cultura.

A soma dos itens corretos é:

Carregando...
Q746929

As abordagens críticas - superadora e emancipatória - da Educação Física surgem como respostas à crise epistemológica da Educação Física em meados dos anos 1980. Acerca das características dessas abordagens, assinale a opção que apresenta a correta relação.

Carregando...
Q750747

Quando estudamos os objetivos da educação física escolar nos deparamos com uma lista extensa, por exemplo: democratizar o acesso a educação física, a busca pela autonomia, lazer e saúde enquanto possibilidades da educação física, etc. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Após o período formal de aulas de educação física na escola (mais de 11 anos ao longo da escolaridade), os alunos deveriam ter condições de manter uma prática regular de atividade física, se assim desejarem, sem o auxílio de especialistas. Deveriam negar atitudes de violência no esporte ou em qualquer outra manifestação social, apreciar um bom espetáculo de dança ou mesmo esporte, reconhecer as características de uma academia de ginástica adequada, posicionar-se criticamente em relação aos padrões de beleza impostos pelas diferentes mídias, participar de um jogo de voleibol na praia no seu tempo livre de lazer, relacionar as diferentes práticas de atividades físicas com aspectos nutricionais e os gastos energéticos, além de muitos outros aspectos. ( ) A discussão sobre saúde na escola, em muitos casos, tem sido catalisada pela educação física, e a abordagem de maior destaque é aquela com base em um entendimento de ser humano e de movimentos fundamentados predominantemente em valores humanos. Essas manifestações podem ser percebidas pela eleição dos conteúdos esportivos orientados ao alcance da performance máxima, ou de concepções que reduzem os alunos a um conjunto anatomofisiológico. ( ) Embora o conceito da instituição escola esteja se alterando nas últimas décadas, ele esteve, até agora, atrelado à reprodução da cultura e do trabalho. Falta, nesse sentido, espaço para o lazer. Essa falta não se restringe às discussões sobre sua importância, mas se confunde com a falta de espaços, horários, contingente humano, enfim, resume o que a escola pensa sobre o lazer: nada ou quase nada. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q685449

Acerca da política educacional e da educação física, julgue o item a seguir.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão inseridos no tema de políticas públicas porque foram estabelecidos por lei ordinária.

Carregando...
Q750754

Ao pensarmos em avaliação do ato de ensinar educação física, nos deparamos com a concepção dos critérios. Analise as definições dos tipos de critérios descritos abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Se um professor de educação física se orientar preferencialmente por um Conceito Funcionalista, então poderá tomar como ponto de partida da análise o seguinte: a qualidade das aulas de educação física deve ser avaliada na medida em que melhoram resistência, força e mobilidade dos alunos. ( ) Se um professor de educação física se orientar preferencialmente por um Conceito Biologista, parte do princípio que a prática desportivo-motora em si mesma atua formativamente, então será útil, como guia de análise, o seguinte: a qualidade das aulas de educação física deve ser avaliada a medida em que desencadeia prazer nos alunos e contribua para a manutenção da alegria no movimento e no jogo. ( ) Se um professor de educação física se orientar preferencialmente por um Conceito Behaviorista, acredita que a educação física deve se voltar para a melhoria de habilidades técnico-desportivas, operacionalizáveis, então poderá servir, como ponto de partida, o seguinte: a qualidade das aulas de educação física deve ser avaliada na medida em que contribua para o aumento de rendimentos técnico-desportivos dos alunos. A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) E
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) A
  • 13) E
  • 14) Errado
  • 15) E
  •  

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282