Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 261 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q767297

Observe o gráfico abaixo para responder à questão.

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a economia brasileira permitem afirmar que o PIB

Carregando...
Q768073

Observando as taxas de desemprego no Brasil, ao longo do século XXI, nota-se

Carregando...
Q785739

   A fome não é um problema técnico, pois ela não se deve à falta de alimentos, isso porque a fome convive hoje com as condições materiais para resolvê-la.

PORTO-GONÇALVES, C. W. Geografia da riqueza, fome e meio ambiente. In: OLIVEIRA, A. U.; MARQUES, M. I. M. (Org.). O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa Amarela; Paz e Terra, 2004 (adaptado).

O texto demonstra que o problema alimentar apresentado tem uma dimensão política por estar associado ao(à)

Carregando...
Q704422

Com relação ao período de 1962 a 1984, que se refere à crise econômica do início da década de 60 e ao período militar, julgue os itens seguintes.

As duas crises do petróleo na década de 70 do século passado interromperam o chamado “milagre econômico” do período 1965–1973 e provocaram forte endividamento externo e crise econômica geral, que foram enfrentados com medidas internas restritivas, como a desvalorização do câmbio e os estímulos ao aumento das exportações.

Carregando...
Q787500

Com a inflação piorando mês a mês, o presidente lançou, no fim de 1962, um plano preparado por Celso Furtado, ministro extraordinário para assuntos de desenvolvimento econômico. O objetivo era conciliar crescimento com reformas sociais e combate à inflação. Segundo Furtado, o desafio era demonstrar, “contra a ortodoxia dos monetaristas, esposada e imposta pelo FMI, que era possível conduzir a economia com relativa estabilidade sem impor-lhe a purga recessiva”. (…)

   [O plano] adotava a visão estruturalista da CEPAL. Enfatizava a substituição de importações como meio de ampliar o processo de industrialização. Furtado acreditava que a crise econômica derivava do modelo de desenvolvimento, mas a solução não estaria no abandono, e sim no “aprofundamento do modelo, ou seja, com a ampliação do mercado interno, através da reforma agrária e de outras políticas voltadas à redistribuição de renda”

M. da Nóbrega. O futuro chegou. São Paulo: Globo, 2005, p. 265 (com adaptações)

 

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o item subsecutivo, acerca da história da economia brasileira no período de 1962 a 1967.

As reformas enumeradas na parte final do texto foram anunciadas pelo presidente, à época, como reformas de base.

Carregando...
Q704427

Acerca da crise econômica na última década de 80, das políticas de estabilização, aceleração inflacionária e dos planos de combate à inflação, como o Plano Real, a reforma do estado e as privatizações, julgue os itens seguintes.

Cruzado, Bresser, Verão e Collor I e II foram planos econômicos que se basearam no congelamento dos preços, mas tiveram diferenças, tais como: o “gatilho salarial”, no Plano Cruzado; reajustes corretivos de preços para evitar problemas de abastecimento, no Plano Bresser; desvalorização significativa da taxa de câmbio, no Plano Verão; e confisco de dois terços dos ativos financeiros da população, no Plano Collor I.

Carregando...
Q715811

Acerca das características e dos resultados dos planos de estabilização da economia brasileira a partir da década de 80 do século XX, julgue o item que se segue.

O Plano Collor I representou a opção pelo modelo gradualista de combate à inflação, tendo buscado evitar que a estabilização de preços se desse a partir de choques recessivos.

Carregando...
Q715809

Com relação aos planos de desenvolvimento que marcaram a história econômica do Brasil, julgue o item subsequente.

O segundo Programa Nacional de Desenvolvimento (II PND), ao reconhecer a vocação do país como exportador de alimentos e de produtos agrícolas industrializados, estabeleceu metas para a agricultura: expansão da fronteira agrícola, principalmente para o Centro-Oeste, e modernização das culturas nas áreas já cultivadas.

Carregando...
Q746670

Em 1996 implantou-se, no Brasil, uma política de crawling peg, caracterizada por

Carregando...
Q704421

A década de 50 do século passado foi pródiga na elaboração de planos para estimular diversos setores econômicos e a infraestrutura em geral, criando-se as bases da industrialização do país.

Carregando...
Q747642

Entre as primeiras medidas anunciadas pelo governo da Nova República inclui-se

Carregando...
Q715808

Com relação aos planos de desenvolvimento que marcaram a história econômica do Brasil, julgue o item subsequente.

Enquanto o Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG), relativo ao período 1964-1966, e o Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED), relativo ao período 1968-1970, eram documentos sem caráter legal que traduziam objetivos do Poder Executivo, o Programa Nacional de Desenvolvimento (PND) foi convertido em lei, após tramitação e aprovação no Congresso Nacional.

Carregando...
Q715810

Acerca das características e dos resultados dos planos de estabilização da economia brasileira a partir da década de 80 do século XX, julgue o item que se segue.

O Plano Verão buscava combater a escalada inflacionária pela conjugação de medidas heterodoxas, como o congelamento de preços e da taxa de câmbio, com o receituário ortodoxo, por meio de uma política monetária restritiva e a promessa de um amplo ajuste fiscal.

Carregando...
Q715815

O gráfico seguinte mostra a distribuição percentual da população ocupada, com dezesseis anos de idade ou mais, de acordo com as categorias que compõem o trabalho formal no Brasil.

Considerando as informações apresentadas, julgue o item subsequente.

A recessão pela qual passou o país impactou negativamente a formalidade no mercado de trabalho entre 2012 e 2016, com a diminuição de postos com carteira assinada e o aumento de trabalhadores por conta própria que contribuem para a previdência social.

Carregando...
Q739973

O regime de bandas cambiais é adotado em diversos países e é um instrumento importante para controle do câmbio pelo Banco Central (BC).

Sobre o regime de bandas cambiais, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) Certo
  • 5) Certo
  • 6) Certo
  • 7) Errado
  • 8) Certo
  • 9) B
  • 10) Certo
  • 11) E
  • 12) Certo
  • 13) Certo
  • 14) Errado
  • 15) D
  •  

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282