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Por se tratar de jovens e adultos que, em sua maioria, precisam conciliar trabalho e estudo, os cursos da EJA, geralmente, ocorrem no período noturno e possuem uma carga horária menor se comparada ao ensino regular. As disciplinas curriculares da EJA são correspondentes ao estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, os estudantes da EJA têm acesso as mesmas disciplinas estudadas na escola regular. Os cursos da EJA são inseridos em etapas ou fases, que facilitam a organização da modalidade. É comum ocorrer variações na definição das etapas da EJA. No entanto, de modo geral, a Educação para Jovens e Adultos possui duas etapas.

Etapa I – Ensino Fundamental: destinada a jovens a partir de 15 anos, essa etapa compreende do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental e Etapa II – Ensino Médio: a idade mínima para EJA do Ensino Médio é de:

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De acordo com o Parecer CNE/CEB no 06/2010, que define
Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens
e Adultos (EJA). A garantia da oferta de EJA deve se configurar,
sobretudo, como direito público subjetivo, o que
pressupõe qualidade social, democratização do acesso,
permanência, sucesso escolar e gestão democrática.
Nesse documento alguns temas principais foram abordados,
são eles: duração e idade mínima para os cursos de
EJA; idade mínima e certificação para os exames de EJA
e, por fim, a relação entre Educação a Distância e Educação
de Jovens e Adultos. É correto afirmar que, após
análise, entre outras, esse documento afirma e

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A Resolução CNE/CEB no 03/2010 institui Diretrizes Operacionais
para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade
mínima para ingresso nos cursos e exames de EJA, à
certificação nos exames de EJA, à Educação de Jovens
e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância
(EAD), a serem obrigatoriamente observadas pelos
sistemas de ensino, na oferta e na estrutura dos cursos
e exames de Ensino Fundamental e Ensino Médio que
se desenvolvem em instituições próprias integrantes dos
Sistemas de Ensino Federal, Estaduais, Municipais e do
Distrito Federal. Ao trabalhar com o púbico de EJA, o pedagogo,
a partir dessa Resolução, deve considerar que

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Provas: IFTO - 2018 - IFTO - Assistente de Alunos
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: EJA

O texto acima aponta para qual compreensão do protagonismo do jovem? Assinale a alternativa correta:

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No Brasil, existe um contingente ainda expressivo, embora decrescente, de jovens e adultos com pouca ou nenhuma escolaridade, o que faz da Educação de Jovens e Adultos um programa especial que visa dar oportunidades educacionais. Em relação à Educação de Jovens e Adultos, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É uma modalidade da educação básica, que supera a dimensão de ensino supletivo.

( ) É ofertada a todos aqueles que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino fundamental.

( ) É considerada a idade mínima de 18 anos para o atendimento da escolarização.

( ) É destinada àqueles que não tiveram continuidade nos estudos do ensino fundamental e médio.

( ) É ofertado componentes curriculares diferenciados do ensino regular.

A sequência CORRETA de cima para baixo é:

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Em consonância com a Resolução CNE/CEB nº 1, de 05/07/2000 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA), assinale a alternativa incorreta:

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Por vezes, a juventude é definida por sua característica revolucionária, de potência positiva e transformadora. Em outras circunstâncias, a juventude é identificada como geradora de problemas para a sociedade e como um modo de vida que exige cuidados específicos. Cada uma dessas, e outras visões gera, como consequência, uma maneira de lidar com a juventude e de pensar em políticas para esse grupo social.

Nesse sentido, para a juventude, como preparação para a vida adulta, as políticas pensadas serão essencialmente voltadas para o futuro, geralmente em torno da educação formal ou da formação profissional. Já para a juventude, como problema ou ameaça social, as políticas

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A tendência para prolongar a escolaridade e o tempo livre deveria levar os adultos a apreciar, cada vez mais, as alegrias do conhecimento e da pesquisa individual. Sobre os quatro pilares da Educação segundo a UNESCO, são eles, EXCETO:

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Observe: I. Os adultos aprendem apenas o que lhes é significativo. II. As crianças podem aprender tudo o que lhes é ensinado. III. A maioria dos docentes ensinam várias maneiras de ler às crianças. Segundo Delia Lerner, assinale a alternativa incorreta:

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As escolas de EJA precisam trabalhar com a dimensão do acolhimento. “É preciso conhecer esse aluno em profundidade para efetivar um trabalho transformador. O aluno do EJA já passou por várias exclusões na vida, sendo uma delas, a da escola regular. E são várias as questões envolvidas aí, desde desestruturação familiar a trabalho. E, embora, ele tenha um repertório de leitura de mundo, muitas vezes retorna à sala de aula com baixa autoestima, por se sentir menos capaz".

(Andreia Prestes Massena)

Baseado na leitura do trecho acima, é correto afirmar que é dever das escolas apoiar na superação desses estigmas para que o estudante possa, de fato, exercer o(a):

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Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, é correto afirmar que:

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A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se destina às pessoas que não tiveram acesso à educação na idade própria ou que precisaram interromper seus estudos, seja pela repetência, evasão, por desigualdades de condições de permanência, ou por tantas outras situações adversas.

A respeito da EJA, é CORRETO afirmar que

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Provas: IFTO - 2018 - IFTO - Assistente de Alunos
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: EJA

Quanto à concepção de protagonismo juvenil enquanto modalidade de ação educativa, é correto afirmar que:

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O Parecer CEB 11/2000 traz a concepção da Educação de Jovens e Adultos associada às normas e diretrizes nacionais da educação básica, com ênfase nas funções reparadora, equalizadora e qualificadora.

Relacione cada uma dessas funções às suas respectivas definições.

1- Reparadora

2- Equalizadora

3- Qualificadora

( ) A reentrada no sistema educacional dos que tiveram uma interrupção forçada seja pela repetência ou pela evasão, seja pelas desiguais oportunidades de permanência ou outras condições adversas, deve ser saudada como reparação corretiva.

( ) Tem como base o caráter incompleto do ser humano cujo potencial de desenvolvimento e de adequação pode se atualizar em quadros escolares ou não escolares.

( ) Significa não só a entrada no circuito dos direitos civis pela restauração de um direito negado: o direito a uma escola de qualidade, mas também o reconhecimento da igualdade de todo e qualquer ser humano.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

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A respeito da educação de jovens e adultos, observe as alternativas abaixo. I. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. II. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. III. O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. Com base na Lei nº 9.394 de 1996, está correto o que se afirma em:

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GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) D
  • 4) E
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) D
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) E
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) D
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