Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 34 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q781613

Nos sistemas de drenagem superficial, podemos citar os seguintes dispositivos, exceto

Carregando...
Q675577

Em terrenos montanhosos, geralmente são necessários muitos cortes e aterros para adequar o greide da rodovia aos critérios geométricos do projeto, o que faz da implantação de dispositivos de drenagem imprescindível, pois esses elementos interceptam os deflúvios, evitando que saturação excessiva do solo e processos erosivos se desenvolvam e gerem instabilidade dos taludes. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

Carregando...
Q706106

No projeto de um empreendimento que sofrerá alterações devido ao regime de chuvas, quanto menor for o risco que se pretende assumir, menor deverá ser o tempo de retorno adotado.

Carregando...
Q664506

Para o dimensionamento do sistema de drenagem, é importante conhecer o passo a passo básico do projeto hidráulico da rede, onde serão indicados o traçado da rede, a localização dos dispositivos e as dimensões das galerias de drenagem. Antes de começar o projeto, é necessário o levantamento das seguintes informações básicas, EXCETO:

Carregando...
Q664505

Tradicionalmente, o sistema de drenagem é definido como o conjunto de elementos interligados em um sistema destinado a captar as águas pluviais precipitadas sobre uma região, conduzindo-as, de forma segura, a um destino final. O sistema de drenagem deve cumprir os seguintes objetivos, EXCETO:

Carregando...
Q675563

A respeito de projetos de irrigação, operação e manutenção de perímetros irrigados, julgue os itens a seguir.

I - Na microaspersão, a água é levada até o pé da planta ou a um cocho úmido por uma extensa rede de tubulação fixa e de baixa pressão, e a liberação da água para o solo é feita pontualmente por meio de gotejadores, na forma de gotas e em vazões reduzidas.

II - A lâmina líquida é a quantidade de água (em altura) disponível no solo que será realmente utilizada pela planta, sendo função direta da diferença entre a capacidade de campo e a umidade crítica e da profundidade efetiva do sistema radicular da planta.

III - O pivô central é um sistema que opera em círculo a uma velocidade constante, sendo indicado para irrigação de grandes superfícies.

IV - Na irrigação localizada, a aplicação de água é feita no interior do solo por elevação do nível do lençol freático.

Estão certos apenas os itens

Carregando...
Q753186

Uma área loteada de 73 hectares, com pequena declividade, será drenada por um canal que receberá todas as águas superficiais em uma região onde a precipitação anual é de 1 728 mm. Se o coeficiente de escoamento superficial for 0,30, a vazão estimada na galeria, em litros por segundo, será

Carregando...
Q664504

As águas, ao caírem nas ruas urbanas, escoarão inicialmente pelos terrenos até chegar às ruas. Sendo as ruas abauladas (declividade transversal) e tendo inclinação longitudinal, as águas escoarão rapidamente para as sarjetas, e destas para rua abaixo. Se as águas que chegarem às calhas das ruas forem de vazão excessiva, pode ocorrer os seguintes problemas, EXCETO:

Carregando...
Q675579

Com relação à execução e à medição de serviços de drenagem e pavimentação, assinale a opção correta.

Carregando...
Q664503

A função dos poços de visita nas redes de drenagem é permitir a inspeção, limpeza e desobstrução das galerias enterradas por operários que entram nessas instalações ou por uso de equipamento mecânico. Os poços de visita também são instalados nas seguintes condições, considerando o aspecto econômico, EXCETO:

Carregando...
Q664507

A rede de macrodrenagem destina-se a receber e realizar a condução final das águas escoadas superficialmente e captadas pela drenagem primária, dando, portanto, prosseguimento aos deflúvios oriundos das ruas, praças, sarjetas. Os principais elementos das redes de macrodrenagem são, EXCETO:

Carregando...
Q608848

A respeito de irrigação e obras de saneamento, julgue o item seguinte.

A intensidade de aplicação do aspersor pode ser maior do que a velocidade de infiltração básica do solo se a capacidade de campo continuar crescendo com a drenagem natural do terreno. Já a profundidade de irrigação deve ser preferencialmente igual a profundidade efetiva do sistema radicular de uma planta, que é definida como aquela em que se encontra 95% das raízes.

Carregando...
Q494220

Acerca do planejamento e projeto de sistemas públicos de abastecimento de água potável, de esgotamento sanitário, de drenagem urbana e de coleta e disposição final de resíduos sólidos, julgue os itens subsecutivos.

No planejamento de sistemas de drenagem urbana de águas pluviais, menores riscos de inundação de vias públicas estão associados a menores tempos de recorrência T, já que estes possibilitam o escoamento de elevados volumes de água em curtos espaços de tempo.

Carregando...
Q521585

Julgue os itens subsequentes, relativos aos canais, túneis e bueiros.

Um canal trapezoidal somente funcionará com seção de máxima eficiência se seu formato for um semi-hexágono regular.

Carregando...
Q521595

Julgue os itens subsequentes, relativos a irrigação.

Após a emancipação de um projeto de irrigação, as funções de controle do uso da água e de assistência técnica em produção agrícola deixam de ser do órgão público, passando ao distrito de irrigação.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) E
  • 3) Errado
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) Errado
  • 13) Errado
  • 14) Errado
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282