Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 16 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q775454

Sobre a raiva, é correto afirmar que seu agente etiológico é

Carregando...
Q766066

Com relação à ocorrência de febre amarela em primatas do Novo Mundo, identifique como verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as seguintes afirmativas:

( ) Animais dos gêneros Allouata, Callithrix e Ateles são muito sensíveis ao vírus da febre amarela.

( ) Animais dos gêneros Cebus e Sapajus apresentam baixa taxa de letalidade.

( ) O fígado é o principal órgão acometido nessa doença.

( ) Ocorrem manifestações clínicas da doença, desde formas assintomáticas até formas graves e fulminantes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q770218

Dentre as vias de eliminação podemos citar vários tipos, sendo assim, tem-se como vias de eliminação as secreções oronasais e expectorações, EXCETO:

Carregando...
Q766084

Capivaras compreendem uma importante espécie de animal selvagem que atua como hospedeiro amplificador da febre maculosa no Brasil. Com relação a essa doença, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A doença é causada por uma bactéria intracelular obrigatória.

( ) Rickettsia rickettsii é considerada a espécie mais patogênica.

( ) É uma doença assintomática nessa espécie.

( ) Carrapatos do gênero Amblyomma são considerados o principal vetor na América do Sul.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q766077

Uma onça-pintada (Panthera onca) de um zoológico apresenta convulsões, tremores, mioclonia, paraparesia, hiperreflexia e coma, além de manifestações clínicas respiratórias e gastrintestinais. Assinale a alternativa correta quanto à doença que acomete a espécie e apresenta esses sinais.

Carregando...
Q776797

Em qual das alternativas abaixo todas as doenças são zoonoses?

Carregando...
Q776796

Há várias substâncias químicas que podem oferecer risco à saúde do perito médico veterinário. Uma forma de proteção contra o risco químico é o uso de

Carregando...
Q649248

Sobre a Parvovirose Canina, assinale a alternativa incorreta:

Carregando...
Q627401

A mastite é uma afecção que pode impactar negativamente a produtividade no gado de leite e se caracteriza por alterações no tecido da glândula mamária e nas propriedades do leite. Sobre a mastite, é correto afirmar:

Carregando...
Q549246

A Dengue é uma doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico. A maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. O agente etiológico é um Arbovírus do gênero Flavivírus, pertencente à família Flaviviridae. São conhecidos _________ sorotipos virais. A transmissão se faz principalmente pela picada dos mosquitos ________________ no ciclo ser humano – mosquito – ser humano. O período de encubação varia, sendo em média de ____________. Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas, respectivamente.

Carregando...
Q637905

O avanço da agricultura e pecuária, o desmatamento e o crescimento da área urbana das cidades têm propiciado maior contato entre as populações de animais silvestres e de animais domésticos, o que facilita a disseminação de agentes transmissíveis de zoonoses. Uma das consequências dessa interação é a maior chance da transmissão alcançar a população humana.

Considerando o controle de zoonoses em animais silvestres nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. A vigilância entomológica para a identificação de potenciais vetores de zoonoses é necessária.

II. As populações de animais silvestres próximas a centros urbanos e a áreas produtivas devem ser controladas.

III. Devem ser monitorados os focos de enfermidades zoonóticas em populações de animais domésticos.

IV. É necessário realizar diagnósticos laboratoriais para zoonoses a partir de material de animais silvestres encontrados mortos, por exemplo, em situações de atropelamento, descarga elétrica, apreensão de tráfico e mortalidade em zoológicos.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q637889

Em relação ao controle da brucelose no Brasil e ao PNCEBT, avalie as afirmações a seguir.

I. A vacina B19, composta por uma cepalisa, pode ser ministrada em fêmeas a partir dos nove meses de idade, sem interferência nos testes sorológicos preconizados pelo MAPA.

II. A vacina RB51, composta por uma cepa rugosa, pode ser ministrada em fêmeas adultas que não tenham sido vacinadas com a B19, sem interferência nos testes sorológicos preconizados pelo MAPA.

III. A vacinação de fêmeas bovinas entre três e oito meses de idade com amostra B19 é obrigatória.

IV. A vacinação de machos bovinos deve ser feita com amostra RB51, já que esta não interfere nos testes sorológicos preconiza dos pelo MAPA.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q637904

Com relação às ações de vigilância e controle dessa enfermidade no Brasil, avalie as afirmações a seguir.

I. Não se recomenda o tratamento de cães infectados, pois a utilização rotineira de drogas tradicionalmente empregadas para o combate à LV induz a remissão temporária dos sinais clínicos, não previne recidivas e pode provocar seleção de parasitos resistentes aos medicamentos usados para o tratamento humano.

II. A indicação das atividades de controle vetorial depende das características epidemiológicas e entomológicas de cada localidade; assim, por exemplo, a utilização de inseticidas de ação residual deve ser realizada para o controle dos flebotomíneos, mesmo em municípios sem registro de casos autóctones de LV canina e/ou humana.

III. A eutanásia canina, de responsabilidade do médico veterinário, é recomendada a todos os animais que apresentarem exame parasitológico positivo e/ou sororreagentes, e o destino de cadáveres de animais submetidos à eutanásia ou que tenham morrido devido à leishmaniose deve obedecer ao regulamento técnico disposto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

IV. O controle da LV, de acordo com a política de saúde vigente no país, é de responsabilidade do Sistema Único de Saúde, com vistas à organização dos serviços de saúde para viabilizarem o atendimento precoce dos casos humanos e oferecerem condições necessárias ao acompanhamento dos indivíduos em tratamento, evitando o abandono e as complicações da doença.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q549243

A Leishmaniose Visceral Canina (LVC) é uma enfermidade infecciosa de caráter crônico, causada por protozoário do gênero Leishmania. A LVC é uma zoonose e o cão é considerado reservatório da doença. Nas regiões onde a infecção é de origem zoonótica, o possível monitoramento da população canina tem-se mostrado importante no controle da doença humana. Assinale a alternativa que contenha o nome dos testes sorológicos recomendados pelo Ministério da Saúde para o estudo da soroprevalência em inquéritos amostrais e censitários em cães.

Carregando...
Q637903

A imagem a seguir ilustra uma dermatopatia em gato doméstico.

A análise da figura e das informações do texto apontam para o diagnóstico de

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) C
  • 3) E
  • 4) A
  • 5) E
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) B
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) D
  • 14) C
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282