Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 11 de 11 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 11
Questões por página:
Q758056

Acerca de planejamento de cardápios, julgue o item subsequente.

As dietas semilíquidas são contraindicadas para indivíduos com afecções no trato digestivo, porque devem ser utilizadas por um período muito breve de tempo, uma vez que são compostas de alimentos que, apesar de produzirem poucos resíduos e serem de fácil absorção, apresentam baixo valor nutritivo.

Carregando...
Q726879

O exame físico deve ser direcionado aos sinais mais comuns referentes às deficiências específicas de nutrientes. O sangramento da gengiva e a estomatite angular, observados em crianças são sinais de deficiência dos nutrientes, respectivamente:

Carregando...
Q729703

Em relação às doenças gastrointestinais, analise as assertivas abaixo.

I. Na esofagite, devem ser evitados alimentos que aumentam a pressão do esfíncter esofagiano inferior (EEI), como a cafeína, a teobromina, as xantinas e o álcool.

II. Na esofagite, a dieta de ser hipolipídica (< 20% das calorias totais), devendo ser evitados alimentos e preparações gordurosas.

III. Na gastrite e na úlcera, a oferta proteica deve ser reduzida, evitando o estímulo à produção do ácido clorídrico (HCl), e fornecer alimentos ricos em fibras alimentares.

IV. Na fase aguda das doenças inflamatórias intestinais, a dieta deve ser hipolipídica, isenta de lactose, antifermentativa, rica em fibras solúveis e insolúveis.

V. Na pancreatite aguda, o tratamento em geral consiste em jejum alimentar por 2 a 5 dias, com hidratação e analgesia até o alívio dos sintomas. Posteriormente, deve-se introduzir dieta líquida hipolipídica.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Carregando...
Q712028

De acordo com as recomendações dietoterápicas para pacientes com pancreatite aguda, julgue o seguinte item.

Devido ao intenso catabolismo presente na pancreatite aguda, a dieta hipercalórica e hiperproteica é recomendada na tentativa de minimizar o dano ao estado nutricional do paciente.

Carregando...
Q692976

A disfagia é uma condição clínica comum em pacientes assistidos pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Entre estes estão portadores de doenças neurológicas, demência senil, tumores de cabeça e pescoço e sequelas de acidente vascular cerebral (AVC). A terapia nutricional adequada é essencial para o sucesso do tratamento.

Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. Alimentos que esfarelam, como biscoitos, bolos, pães e torradas, devem ser evitados devido ao risco de aspiração.

II. A desnutrição proteico-calórica pode afetar indiretamente a habilidade de deglutição devido à disfunção nervosa e ao comprometimento muscular, causando aumento de risco de pneumonia aspirativa.

III. A dieta oral do paciente disfágico, com risco de aspiração, deve ser iniciada com líquidos em pequenos volumes e, em seguida, oferecer alimentos em consistência mais macia para observar como ele está deglutindo.

IV. A terapia nutricional parenteral é indicada para pacientes com risco de aspiração, cabendo apenas ao nutricionista e ao médico avaliarem a possibilidade de transição para a dieta oral.

Estão corretas as afirmativas

Carregando...
Q655378

A esofagite é uma inflamação do estomago associada ao refluxo gastresofágico. São recomendações válidas para essa condição, independentemente de sua causa:

Carregando...
Q625326

Pacientes com síndrome de dumping podem apresentar perda de peso e desnutrição, causadas pela ingestão inadequada, má absorção ou uma combinação de ambas. Analise as afirmativas a seguir sobre o seu tratamento nutricional:
I- As proteínas e lipídios são mais bem tolerados que os carboidratos, porque são hidrolisados mais lentamente em substâncias osmoticamente ativas;
II- Devem-se limitar as quantidades de lactose, sacarose e dextrose, pois são hidrolisadas rapidamente;
III- Para esses pacientes, é preferível ingerir os líquidos em conjunto com as refeições para melhor tolerância;
IV- Deitar-se imediatamente após as refeições pode diminuir a gravidade dos sintomas
.
São corretas as afirmativas:

Carregando...
Q558287

Quanto às recomendações nutricionais na esofagite, analise os seguintes itens: I- Ingerir alimentos que diminuem a pressão do esfíncter esofágico inferior.
II- Comer em posição ereta.
III- Manter horários regulares para evitar aumento do volume das refeições.
IV- Fracionar entre 6 a 8 refeições de pequenos volumes para evitar o refluxo.
Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q169858

A doença do refluxo gastroesofágico apresenta como quadro clínico pirose, disfagia, regurgitação e dor retoesternal.
O alimento que pode ser ingerido sem restrição, pois não reduz a pressão do esfíncter esofagiano inferior é o(a)

Carregando...
Q168836

As doenças inflamatórias intestinais (DIIs) são crônicas, de causa desconhecida, e acometem o trato gastrintestinal (TGI), sendo a retocolite ulcerativa inespecífica (RCUI) e a doença de Crohn (DC), as duas formas mais comuns. Em relação a essas doenças, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q165660

A queimação retroesternal que ocorre em mais da metade dos pacientes com refluxo gastroesofagiano, geralmente pós-prandial ou noturna, chamamos de:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) Certo
  • 5) A
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) D
  • 11) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282