Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 185 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Um dos pensamentos de Vygotsky sobre a definição do pensamento é que o conhecimento é o produto da interação entre a pessoa e o meio, mas o meio entendido não apenas físico, e sim como:

Carregando...

Para efetivação de seus objetivos, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil, deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem, EXCETO:

Carregando...

O artigo 8º da Resolução CNE/CEB no 05/2009 (Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil) estabelece que a proposta pedagógica das instituições desta etapa da educação básica deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. De acordo com o artigo 8º dessa Resolução, acerca da educação infantil, é correto afirmar que

Carregando...

A Resolução CNE/CEB no 05/2009 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil a serem observadas na organização de propostas pedagógicas para esta etapa da educação básica. De acordo com a referida Resolução, é correto afirmar que

Carregando...

Para responder à questão, considere o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Segundo RCNEI, entende-se a importância do brincar, tendo em vista, o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos, ou seja, como o: I. Cognitivo. II. Afetivo. III. Motor. IV. Social. Quais estão corretos?

Carregando...

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 2 (1998) O complexo processo de construção da identidade e da autonomia depende tanto das:

Carregando...

No espaço de Educação Infantil o cuidador de creche deve possibilitar um ambiente limpo, explicando às crianças, em parceria com os docentes, o que ocorre à sua volta e consigo mesma enquanto elas desenvolvem:

Carregando...

Tratar crianças e adolescentes como sujeitos de direitos significa, exceto:

Carregando...

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – DCNEF, as crianças, quase sempre, percebem o sentido das transformações corporais e culturais, afetivo-emocionais, sociais pelas quais passam. Tais transformações requerem-lhes:

Carregando...

“[...] da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais". (Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil, p. 16).

As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar alguns princípios. A definição acima se trata de qual deles?

Carregando...

Sobre a concepção de infância, ao longo da história da educação, é correto afirmar que

Carregando...

O ensino da arte constitui pela atual Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional componente curricular obrigatório. As linguagens que constituem o currículo de artes são:

Carregando...

Observe a situação abaixo, ocorrida em uma escola de Educação Infantil.

A alternativa que completa adequadamente a explicação da coordenadora é:

Carregando...

Na organização da educação infantil centrada no processo de desenvolvimento da criança, as unidades devem garantir a todas as crianças experiências que promovam:

Carregando...

Leia e complete as lacunas: Na educação infantil, o planejamento, o registro e avaliação são práticas indispensáveis. A _________________exige do professor registros variados e sistemáticos resultantes da ________________ do dia a dia educativo, cujo conteúdo dos registros não só relata, mas também avalia, revê e replaneja todo o desenho curricular da rotina diária. A documentação pedagógica é uma prática que possibilita uma ______________mais rica, visível e significativa das experiências e aprendizagens que marcam o desenvolvi-mento profissional dos professores e o processo de formação de conceitos das crianças. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) E
  • 4) B
  • 5) E
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) B
  • 9) A
  • 10) B
  • 11) D
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) B
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282