Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 29 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q646326

Julgue as seguintes afirmativas sobre o diabetes:

I. A hiperglicemia acentuada evoluindo rapidamente para cetoacidose é mais característico do diabetes tipo 1.

II. No diabetes tipo 2 há destruição da célula beta geralmente causada por processo autoimune que leva ao estágio de deficiência absoluta de insulina.

III. Diabetes gestacional é um estado de hiperglicemia mais severo que o diabetes tipo 1 e 2.

IV. No diabetes tipo 2, o início é insidioso e muitas vezes a pessoa não apresenta sintomas.

São CORRETAS:

Carregando...
Q697728

O nutricionista que atua em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) realizou o atendimento nutricional de um paciente do sexo masculino, 26 anos de idade, praticante de atividade física, que justificou procurar o profissional em atenção à solicitação de seu médico. Na inexistência do encaminhamento médico, o nutricionista procurou esclarecimentos quanto aos motivos iniciais que levaram o paciente a procurar o médico. Segundo os relatos colhidos, o nutricionista observou a presença dos sintomas de poliúria, polidipsia, polifagia e emagrecimento, mesmo o paciente relatando manter os mesmos hábitos alimentares. O paciente apresentou, ainda, os resultados dos exames bioquímicos recentemente realizados: glicemia aleatória de 412 mg/dL; teste oral de tolerância a glicose (TOTG) de 384 mg/dL e hemoglobina glicada de 7,9%.

Analise as proposições a seguir quanto à terapia nutricional a ser proposta pelo nutricionista:

I. Recomendar o consumo diário de 30g de fibras a cada 1000 kcal e, quanto a vitaminas e minerais, manter a mesma recomendação para a população sem diabetes.

II. Assegurar que os níveis de glicemia estejam na faixa de normalidade ou próxima, bem como o perfil lipídico, lipoproteico e os níveis de pressão arterial, reduzindo o risco de doenças macrovascular e cardiovascular.

III. Promover ingestão energética adequada e integrar a insulinoterapia aos hábitos alimentares e à atividade física.

IV. Promover alterações nos hábitos alimentares e na atividade física visando reduzir a resistência à glicose e melhorar o perfil metabólico.

Assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q664784

Um paciente chegou a uma unidade de saúde apresentado o seguinte quadro clínico: náusea, vômitos, dor abdominal, desidratação, poliúria, polidpsia, respiração de Kussmaul, hálito cetônico, taquicardia, fraqueza muscular e diversos gras de obnubilação. Esses sinais e sintomas sugerem:

Carregando...
Q715291

A prescrição de insulina na Atenção Básica exige que a equipe domine os ajustes de dose em cada tipo de esquema, a técnica de preparação, aplicação e armazenamento. Também é importante que esses conhecimentos sejam revisados periodicamente com a pessoa e a família para o seu uso domiciliar. Quanto aos cuidados de armazenamento da insulina e descarte de seringas e agulhas, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde, analise as afirmativas a seguir: I. Para o transporte da insulina deve-se colocar o frasco em bolsa térmica ou caixa de isopor, sem gelo comum ou gelo seco. II. As insulinas lacradas precisam ser mantidas refrigeradas em temperatura de – 5 ºC a 8 ºC. III. Após aberto, o frasco pode ser mantido em temperatura ambiente para minimizar dor no local da injeção, não necessitando mais refrigeração. IV. Após um mês do início do uso, a insulina perde sua potência. Por isso, é importante orientar que a pessoa anote a data de abertura no frasco. V. O descarte da seringa com agulha acoplada deve ser realizado em recipiente próprio para material perfuro cortante, fornecido pela Unidade Básica de Saúde (UBS), ou em recipiente rígido resistente. Quando o recipiente estiver cheio, a pessoa deve entregar o material na UBS para que a mesma faça o descarte adequado. Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q742066

O Diabete Melito (DM) é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente de falta e/ou incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos. Segundo as Orientações Nutricionais propostas pelas Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017-2018,

Carregando...
Q750615

A RDC 216, que dispõe sobre a higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios, orienta que a área de preparação do alimento deve ser higienizada quantas vezes forem necessárias e imediatamente após o término do trabalho. Devem ser tomadas precauções para impedir a contaminação dos alimentos causada por _______________, pela suspensão de partículas e pela formação de aerossóis. Substâncias __________ e/ou desodorantes em quaisquer das suas formas não devem ser utilizadas nas áreas de preparação e ____________ dos alimentos. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Carregando...
Q715290

Atualmente, existem cerca de 366 milhões de pessoas com diabetes mellitus no mundo e, em 2011, 4,6 milhões morreram em decorrência da doença. A terapia com insulina é fundamental para a sobrevida em longo prazo. Dados mostram que a insulina está entre os cinco medicamentos que mais causam danos a pacientes adultos e pediátricos. Sendo um fármaco de margem terapêutica estreita, uma dose excessiva pode levar à hipoglicemia, encefalopatia irreversível, edema pulmonar, danos hepáticos, coma hipoglicêmico e morte. Quanto aos cuidados gerais com a insulina e na administração, assinale a alternativa incorreta:

Carregando...
Q699741

É consenso o papel relevante da alimentação no risco de desenvolver diabetes tipo 2, bem como no manejo da doença após instalada. O carboidrato é o nutriente que exerce maior influência na resposta glicêmica.

Considerando as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2017-2018) sobre o carboidrato no manejo do diabetes tipo 2, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Apesar de largamente difundida, a contagem de carboidratos não é reconhecida como uma ferramenta útil no tratamento do diabetes.

( ) Evidências clínicas e científicas mostram que indivíduos com diabetes devem ingerir 10 a 20% menos carboidrato do que a população geral.

( ) A ingestão diária recomendada de carboidratos totais para portador de diabetes deve ser de 45 a 60% do valor calórico total/dia, nunca menor do que 130 g/dia.

( ) A hipoglicemia leve (50 a 70 mg/dL) deve ser tratada com 15 gramas de carboidratos, enquanto a hipoglicemia grave (<50 mg/dL) deve ser tratada com 30 gramas de carboidrato.

( ) A contribuição da atividade física para o controle do diabetes é indiscutível; no entanto, planejada ou não, ela é uma das causas mais comuns de hipoglicemia no indivíduo diabético.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q669415

Embora a insulina esteja em uso há mais de 90 anos, nas últimas três décadas ocorreram os maiores avanços na sua produção e na forma como ela é utilizada na prática clínica. As diversas preparações de insulina diferem entre si com relação a quatro características: concentração, grau de purificação, origem de espécie e tempo de ação. Quanto às diretrizes relacionadas à aplicação da insulina, é correto afirmar que:

Carregando...
Q720010

No que concerne a diabetes melito, julgue o item seguinte.

Os sinais e sintomas característicos que levam à suspeita de diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda inexplicável de peso.

Carregando...
Q726889

Paciente adulto do sexo masculino, hospitalizado, diabético com quadro clínico de Insuficiência Renal Crônica em tratamento conservador, apresentando nível de potássio de 6,0 mmol/L e pressão arterial de 150/10 mmHg, deve receber orientação nutricional de dieta

Carregando...
Q751897

O diabete melito 2 é uma doença metabólica caracterizada por alterações no metabolismo das gorduras, proteínas e também da seguinte substância:

Carregando...
Q773810

Ao realizar uma abordagem educativa para pessoas com Diabetes Mellitus com vistas à prevenção da ocorrência de ulcerações nos pés, uma orientação a ser prestada é

Carregando...
Q674570

A nutricionista deve prescrever para o paciente diabético, alimentos com baixo índice glicêmico, como por exemplo:

Carregando...
Q556791

Infelizmente, no Brasil, a adesão dos pacientes ao tratamento do Diabetes Mellitus e da Hipertensão arterial é muito baixa, com isso essas doenças se tornam as duas principais causas da _____________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) E
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) C
  • 10) Certo
  • 11) D
  • 12) D
  • 13) A
  • 14) C
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282