Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 18 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q799825

Além do IMC, dados epidemiológicos demonstram, cada vez mais, a importância da utilização do parâmetro da circunferência abdominal (CA) na avaliação da pessoa com diabetes tipo 2. De acordo com a organização mundial da saúde, é considerado como risco para doença cardiovascular quando a circunferência abdominal é:

Carregando...
Q780818

Analise o caso clínico a seguir:

RMNOS, 68 anos, portador de Diabetes melitus tipo 2 há 15 anos, em uso de insulinoterapia com Insulina Regular e NPH, possui diagnóstico médico de hipertensão arterial sistêmica com uso de Captopril 25mg, duas vezes ao dia. Mora com sua esposa e um filho de 32 anos. Conhece seu tratamento e refere saber aplicar as insulinas. Nos últimos anos, vem apresentando parestesia progressiva em membros inferiores, redução da acuidade visual bilateral, edema em membros inferiores e ganho de peso. Deambula com auxílio devido a esse novo sintoma. Chegou à emergência com tremores, pele fria, adinâmico e algo desorientado. PA: 149x92 mmHg. Ao exame físico, o enfermeiro observou distensão de veia jugular e solicitou verificação de glicemia. O enfermeiro deve raciocinar rapidamente e traçar os diagnósticos de enfermagem seguidos de intervenções rápidas. São diagnósticos de enfermagem para o caso, exceto:

Carregando...
Q664784

Um paciente chegou a uma unidade de saúde apresentado o seguinte quadro clínico: náusea, vômitos, dor abdominal, desidratação, poliúria, polidpsia, respiração de Kussmaul, hálito cetônico, taquicardia, fraqueza muscular e diversos gras de obnubilação. Esses sinais e sintomas sugerem:

Carregando...
Q715291

A prescrição de insulina na Atenção Básica exige que a equipe domine os ajustes de dose em cada tipo de esquema, a técnica de preparação, aplicação e armazenamento. Também é importante que esses conhecimentos sejam revisados periodicamente com a pessoa e a família para o seu uso domiciliar. Quanto aos cuidados de armazenamento da insulina e descarte de seringas e agulhas, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde, analise as afirmativas a seguir: I. Para o transporte da insulina deve-se colocar o frasco em bolsa térmica ou caixa de isopor, sem gelo comum ou gelo seco. II. As insulinas lacradas precisam ser mantidas refrigeradas em temperatura de – 5 ºC a 8 ºC. III. Após aberto, o frasco pode ser mantido em temperatura ambiente para minimizar dor no local da injeção, não necessitando mais refrigeração. IV. Após um mês do início do uso, a insulina perde sua potência. Por isso, é importante orientar que a pessoa anote a data de abertura no frasco. V. O descarte da seringa com agulha acoplada deve ser realizado em recipiente próprio para material perfuro cortante, fornecido pela Unidade Básica de Saúde (UBS), ou em recipiente rígido resistente. Quando o recipiente estiver cheio, a pessoa deve entregar o material na UBS para que a mesma faça o descarte adequado. Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q683708

Mulher de trinta e nove anos de idade, hipertensa e diabética, internada na clínica médica de um hospital, recebe a seguinte medicação: insulina NPH 30 unidades pela manhã, enoxaparina 40 mg e solução fisiológica 0,9% intravenosa a 30 mL/h.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens seguintes.

A enoxaparina é um anti-hipertensivo antagonista do receptor da angiotensina.

Carregando...
Q646326

Julgue as seguintes afirmativas sobre o diabetes:

I. A hiperglicemia acentuada evoluindo rapidamente para cetoacidose é mais característico do diabetes tipo 1.

II. No diabetes tipo 2 há destruição da célula beta geralmente causada por processo autoimune que leva ao estágio de deficiência absoluta de insulina.

III. Diabetes gestacional é um estado de hiperglicemia mais severo que o diabetes tipo 1 e 2.

IV. No diabetes tipo 2, o início é insidioso e muitas vezes a pessoa não apresenta sintomas.

São CORRETAS:

Carregando...
Q715290

Atualmente, existem cerca de 366 milhões de pessoas com diabetes mellitus no mundo e, em 2011, 4,6 milhões morreram em decorrência da doença. A terapia com insulina é fundamental para a sobrevida em longo prazo. Dados mostram que a insulina está entre os cinco medicamentos que mais causam danos a pacientes adultos e pediátricos. Sendo um fármaco de margem terapêutica estreita, uma dose excessiva pode levar à hipoglicemia, encefalopatia irreversível, edema pulmonar, danos hepáticos, coma hipoglicêmico e morte. Quanto aos cuidados gerais com a insulina e na administração, assinale a alternativa incorreta:

Carregando...
Q699139

Sra. M.C.F, 70 anos, em tratamento medicamentoso para diabetes mellitus, faz uso de insulina subcutânea. Ao examiná-la, o enfermeiro constatou presença de lipo-hipertrofia.

Sobre esse caso clínico, a conduta correta do enfermeiro é

Carregando...
Q669415

Embora a insulina esteja em uso há mais de 90 anos, nas últimas três décadas ocorreram os maiores avanços na sua produção e na forma como ela é utilizada na prática clínica. As diversas preparações de insulina diferem entre si com relação a quatro características: concentração, grau de purificação, origem de espécie e tempo de ação. Quanto às diretrizes relacionadas à aplicação da insulina, é correto afirmar que:

Carregando...
Q720010

No que concerne a diabetes melito, julgue o item seguinte.

Os sinais e sintomas característicos que levam à suspeita de diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda inexplicável de peso.

Carregando...
Q773810

Ao realizar uma abordagem educativa para pessoas com Diabetes Mellitus com vistas à prevenção da ocorrência de ulcerações nos pés, uma orientação a ser prestada é

Carregando...
Q556791

Infelizmente, no Brasil, a adesão dos pacientes ao tratamento do Diabetes Mellitus e da Hipertensão arterial é muito baixa, com isso essas doenças se tornam as duas principais causas da _____________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Carregando...
Q637115

Uma mulher com 50 anos de idade, com hipertensão arterial sistêmica e diabetes melito diagnosticados há cinco anos e em uso de cloridato de propranolol 40 mg, vinha apresentando descontrole metabólico. Há uma semana, foi prescrita insulina NPH 25 unidades pelo médico da unidade da Estratégia da Saúde da Família. Na consulta de enfermagem, a paciente manifestou interesse em fazer a autoaplicação da insulina NPH.

Nesse contexto, entre os esclarecimentos necessários, o profissional de enfermagem deverá orientar a paciente a

Carregando...
Q147075

As complicações do diabetes podem ser agudas ou crônicas. Quando relacionadas ao aumento ou diminuição dos níveis glicêmicos é correto afirmar que

Carregando...
Q6396

Trabalhador chega ao ambulatório do Tribunal, apresentando sudorese, tremores e cefaleia, referindo ser portador de diabetes tipo 1 e usuário de insulina. Nessa condição, o profissional de enfermagem deve, prioritariamente, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes,

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) A
  • 3) E
  • 4) A
  • 5) Errado
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) E
  • 9) C
  • 10) Certo
  • 11) A
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) B
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282