Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 42 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q782644

Os novos movimentos sociais constituem o Brasil no século XXI. As lutas contra o desemprego, a pobreza, o machismo, a homofobia, o racismo, o descaso em relação ao meio ambiente, salários desiguais e outros problemas, impulsionam as mobilizações de grupos distintos historicamente negados e que passaram a reivindicar seus direitos. Sobre o assunto é correto afirmar que 

Carregando...
Q782648

O fenômeno da violência é histórico e se faz presente em todas as sociedades do mundo. Dados do Atlas da Violência de 2018, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), revelam que o Brasil é trinta vezes mais violento do que a Europa. Na última
década, 553 mil brasileiros tiveram morte violenta. Nesse cenário, mulheres, jovens, negras e negros, homossexuais são grupos que se encontram em maior vulnerabilidade. Assinale a afirmativa que corresponde ao papel do Estado diante dessa problemática. 

Carregando...
Q782215

Na tentativa de superar as mazelas sociais e promover a inclusão e a justiça, a partir dos anos 1990 o Brasil tem sido alvo em potencial dos programas de ações afirmativas que visam reconhecer e corrigir situações de direitos negados socialmente ao longo da história, visto que nos propósitos capitalistas que vigoram no Brasil há mais de 400 anos se insere a exploração do povo afrodescendente como mera ferramenta de utilidade material, força de trabalho e bem comercializável, sem o devido reconhecimento do desmantelamento de centenas de milhares de etnias que compunham o território do continente africano e que dispersaram por todo o mundo ocidental na constituição do capitalismo em suas múltiplas contradições sociais. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir

  1. As ações afirmativas vêm sofrendo críticas de uma pequena parcela da sociedade brasileira (a elite), que há muito tempo vem acumulando riquezas e oportunidades.
  2. Diferenciar inclusão social de exclusividade e privilégios sociais. A exclusividade é busca da afirmação de direitos que há muito tempo vêm sendo negados, enquanto inclusão social é marca registrada de um grupo ou segmento social que tem amplo acesso aos bens, riquezas e oportunidades produzidas em termos sociais, visto que uma ou outra parcela muito grande da população tem restrições ou é barrada por completo da participação sociocultural e do exercício da dignidade e da cidadania.
  3. O que o negro e os outros segmentos excluídos da participação e usufruto dos bens, riquezas e oportunidades querem é o direito à cidadania, à cultura, à educação, ao trabalho digno e à participação das políticas públicas de caráter social.
  4. Os programas de ações afirmativas são, na verdade, políticas de correção de desigualdades sociais e formas de efetivação de direitos. Portanto, defender as ações afirmativas é de fato se posicionar contra o mito da democracia racial e a exclusão social existente no Brasil.

Assinale

Carregando...
Q686795

Com base na perspectiva do sociólogo Pierre Bourdieu, que teorizou a respeito das formas de reprodução das desigualdades sociais em ambiente escolar, julgue o item seguinte.

Para o autor, as diferenças de acúmulo de capital econômico são a principal causa das desigualdades sociais.

Carregando...
Q747465

“O cidadão era um cara, na época dos meus pais, muito bom de grana. É verdade. O cidadão era o chique, era o rico. Ele era o dono do comércio, o dono de uma firma... O trabalhador não era cidadão não. Isso não existia. O trabalhador era um peão. Peão, peão, peão toda a vida. Meu pai veio para São Paulo como um simples agricultor e morreu como um servente de obra. Mas ele cumpriu suas obrigações, cumpriu todos os seus deveres. E, quando ia a algum lugar e precisava de algum direito, ninguém tratava como cidadão. Eles tratavam como um marginal, como se fosse um lixo. Eu vi isso e vivi isso também. A injustiça me deixava com muita raiva". [morador da periferia de São Paulo, falando sobre seu pai e a cidadania no Brasil entre os anos de 1930 a 1970]. HOLSTON, James. Cidadania insurgente: disjunções da democracia e da modernidade no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

Considerando a narrativa sobre a cidadania, avalie as seguintes afirmações:

I. A cidadania, no Brasil, é um fenômeno que percorre a formação de uma república democrática e evidencia a dignidade do trabalhador como sujeito de direito.

II. O trabalhador brasileiro nem sempre encontrou reconhecimento social e garantias que retratam a sua dignidade como sujeito de direito.

III. Historicamente, o reconhecimento do trabalhador como cidadão, no Brasil, funciona como meio de demarcar as pessoas que são dignas ou não de ter acesso a direitos.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q686853

No que se refere à discriminação racial, julgue o item subsequente.

De 2005 a 2015 houve significativa redução no número de homicídios entre a população negra brasileira.

Carregando...
Q686852

No que se refere à discriminação racial, julgue o item subsequente.

Há mais negros que brancos nas penitenciárias brasileiras em proporção compatível com a população brasileira como um todo.

Carregando...
Q729746

Em seu texto intitulado Classe, cor e preconceito[1], Darcy Ribeiro (1922-1997) chega a afirmar que é preciso “desfazer a sociedade para refazê-la". Como se deve compreender essa afirmação do autor, considerando o contexto geral de seu pensamento?

Carregando...
Q686798

Com base na perspectiva do sociólogo Pierre Bourdieu, que teorizou a respeito das formas de reprodução das desigualdades sociais em ambiente escolar, julgue o item seguinte.

Parte da desigualdade social se reproduz na escola porque o professor avalia positivamente o capital cultural adquirido fora de sala de aula.

Carregando...
Q675373

Observe o gráfico abaixo, produzido pela organização Red Lat (Rede Latino-Americana de Pesquisas em Empresas Multinacionais) no ano de 2012.

Em relação ao gráfico apresentado, NÃO é correto afirmar:

Carregando...
Q686855

No que se refere à discriminação racial, julgue o item subsequente.

A escola, por ser uma instituição formativa, não discrimina o aluno negro; ao contrário, lhe fornece as ferramentas necessárias para superar os ambientes e práticas racistas ainda existentes na sociedade.

Carregando...
Q704594

De 1990 até 2013, foram registrados no Brasil os índices mais elevados de desigualdade de renda.

Carregando...
Q747429

“A 'função' de reprodução da escola é uma invariante das sociedades modernas, que precisam encontrar nos veredictos escolares, ratificando as competências e o mérito das pessoas, a justificativa das hierarquias sociais produzidas pelas desigualdades escolares. Consequentemente, a reprodução passaria, primeiro, pela transformação das desigualdades sociais em desigualdades escolares de mesma extensão e, depois, das desigualdades escolares em desigualdades sociais em um circuito idêntico de repetição."

Considerando o excerto acima, assinale a afirmação verdadeira.

Carregando...
Q720278

A partir dos ensaios de Marshall sobre classes sociais e seu conceito sobre a participação integral da comunidade temos como opção CORRETA sobre o mesmo:

Carregando...
Q737188

A partir dos anos 70 do século passado, a questão quilombola foi recolocada no contexto nacional com a "descoberta das comunidades quilombolas", devido, em grande parte, ao movimento negro contemporâneo e ao exercício intelectual de autores como Abdias do Nascimento, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Joel Rufino e Kabengele Munanga, entre outros. Ao lado disso, é importante mencionar a mobilização política que culminou na publicação do artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias (Constituição Federal de 1988), que dá aos quilombolas o direito à titulação das terras por eles ocupadas.

Joseane Maia Silva Santos. Comunidades quilombolas, suas lutas, sonhos e utopias. Internet: (com adaptações).

Considerando o tema do texto antecedente e os vários aspectos antropológicos a ele relacionados, julgue o item que se segue.

O debate contemporâneo acerca das diferenças e desigualdades sociais converge na articulação entre marcadores sociais da diferença, como gênero, raça, classe e geração.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) Errado
  • 5) B
  • 6) Errado
  • 7) Errado
  • 8) B
  • 9) Certo
  • 10) D
  • 11) Errado
  • 12) Errado
  • 13) C
  • 14) B
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282