Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 19 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q766540

Com relação ao Programa de Medicamentos de Dispensação Excepcional, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Esse programa é representado por um grupo de medicamentos destinados ao tratamento de patologias específicas que atingem um número limitado de usuários. II. Entre os usuários desses medicamentos estão transplantados e portadores de insuficiência renal crônica. III. Esse programa tem por objetivo promover o acesso a qualquer medicamento necessário, viabilizando o uso racional de forma segura. IV. A estimativa referente à disponibilidade e ao acesso dos usuários aos medicamentos deve ser baseada no conhecimento do perfil epidemiológico local, assim como da estrutura organizacional da rede de saúde local. V. A programação medicamentosa deve seguir os dados citados em planilhas de consumo histórico da demanda atendida no serviço.

Carregando...
Q744536

As compras no setor público, como hospitais ou outros serviços de saúde, devem ser preferencialmente processadas através de Sistema de Registro de Preços (SRP), um banco de dados com registro de preços e fornecedores. Sobre o SRP, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q744959

O financiamento da assistência farmacêutica (AF) é de responsabilidade das três esferas da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e pactuado na Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Em relação ao processo de financiamento e seus componentes, leia as afirmações abaixo.

Dentre as afirmações apresentadas, as que estão relacionadas ao processo de financiamento de medicamentos no SUS, são

Carregando...
Q744978

As Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) visam ampliar o acesso a medicamentos e produtos para saúde considerados estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do fortalecimento do complexo industrial do país. O objetivo principal é financiar o desenvolvimento nacional para reduzir os custos de aquisição dos medicamentos e produtos que atualmente são importados ou que representam um alto custo para o sistema. Tendo como base a RDC 2531 de 2014, considere as afirmações abaixo.


Em relação ao exposto, estão corretas as afirmações

Carregando...
Q744985

Considere a informação presente no texto abaixo.

Para o produto Ciprofloxacino solução injetável 2 mg/mL, o limite de endotoxinas é 1,76 UE/mL. Utilizando-se um reagente LAL de sensibilidade rotulada (λ), de 0,25 UE/mL, o valor da MDV para esse teste é

Carregando...
Q740229

De acordo com a RDC nº 44/2019, as boas práticas farmacêuticas são o conjunto de técnicas e medidas que visam garantir a manutenção da qualidade e segurança dos produtos disponibilizados e dos serviços prestados em farmácias e drogarias, com o fim de contribuir para o uso racional desses produtos e a melhoria da qualidade de vida dos usuários. Nesse contexto, é considerada uma boa prática

Carregando...
Q744972

De acordo com a RDC nº 60 de 2014, os testes que devem, obrigatoriamente, ser realizados no medicamento a ser registrado como medicamento genérico, são:

Carregando...
Q744984

O procedimento a seguir é descrito na Farmacopeia Brasileira, 5ª edição (Anvisa, 2010) para a avaliação de substâncias relacionadas na monografia de Varfarina matéria prima.

O limite individual de substâncias relacionadas para a Varfarina, em porcentagem, é



Carregando...
Q744539

Sobre o conceito de farmácia hospitalar definido pelo Conselho Federal de Farmácia, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q744969

Considere a seguinte informação:

De acordo com a RDC nº 17, de 2010, essa informação diz respeito à

Carregando...
Q744987

Considere o procedimento abaixo, descrito na Farmacopeia Brasileira, 5a edição (Anvisa, 2010), para o doseamento de cloridrato de pilocarpina (C11H16N2O2.HCl) matéria prima.

O volume de hidróxido de sódio M SV a ser gasto na titulação de 2,1 g de cloridrato de pilocarpina é

Carregando...
Q744968

A resolução RDC nº 17, de 15 de abril de 2010 dispõe sobre as boas práticas de fabricação de medicamentos. Nessa RDC, observa-se a seguinte definição: “composto ou classe de compostos químicos (ex: alcaloides, flavonoides, ácidos graxos etc.) presentes na matéria-prima vegetal, preferencialmente tendo correlação com o efeito terapêutico, que é utilizado como referência no controle de qualidade da matéria-prima vegetal e dos medicamentos fitoterápicos”. Este trecho caracteriza

Carregando...
Q744538

Considerando a RDC N° 67, de 8 de outubro de 2007, que dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q744537

Em relação aos direitos e deveres do farmacêutico, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q744979

A Farmacopeia Brasileira permite que a absortividade específica – A (1%, 1 cm) – seja empregada alternativamente à preparação de uma solução padrão em análises espectrofotométricas. Assim, a absorvância de uma solução a 0,015 mg/mL de hidroclorotiazida – A (1%, 1 cm) = 520 – medida em comprimento de onda de 273 nm e utilizando uma cubeta de 1 cm é

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) B
  • 14) A
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282