Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 91 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q793165

A respeito dos conceitos elementares de contabilidade, julgue:  

O valor da riqueza gerada pela empresa e sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza devem ser apresentados na demonstração do resultado do exercício.

Carregando...
Q788813

Os seguintes dados foram obtidos em uma Demonstração do Valor Adicionado (DVA) referente ao exercício social de
uma entidade do setor de bens industriais encerrado em 31/12/20X3:

Com base somente nos dados apresentados e considerando a Resolução CFC nº 1.138/08, que aprova a Norma Brasileira de Contabilidade NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado, o Valor Adicionado Líquido Produzido e o Valor Adicionado Total a Distribuir pela entidade são, respectivamente:

Carregando...
Q778453

Em relação à Demonstração do Valor Adicionado (DVA), analise as alternativas e marque ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso. Na sequência, assinale a alternativa correspondente à sequência CORRETA. I. ( ) As entidades mercantis (comerciais e industriais) e prestadoras de serviços devem utilizar o Modelo I da DVA, aplicável às empresas em geral, enquanto que, para atividades específicas, tais como atividades de intermediação financeira (instituições financeiras bancárias) e de seguros, devem ser utilizados os modelos específicos (II e III) apresentados nas NBC TG 09 II. ( ) A primeira parte da DVA deve apresentar de forma detalhada como a riqueza obtida pela entidade foi distri-buída. Deve ser detalhada da seguinte forma: (a) pessoal e encargos; (b) impostos, taxas e contribuições; (c) juros e aluguéis; (d) juros sobre o capital próprio (JCP) e dividendos; (e) lucros retidos/prejuízos do exercício. III. ( ) A DVA deve proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis informações relativas à riqueza criada pela entidade em determinado período e a forma como tais riquezas foram distribuídas. IV. ( ) Para os investidores e outros usuários, essa demonstração proporciona o conhecimento de informações de natureza econômica e social e oferece a possibilidade de melhor avaliação das atividades da entidade dentro da sociedade na qual está inserida.

Carregando...
Q785775

Considerando a Lei nº 6.404/1976 e suas alterações e as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica Geral – NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado e NBC TG 26 (R5) – Apresentação das Demonstrações Contábeis, considere: 

  1. A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) deve ser elaborada por toda empresa constituída sob a forma jurídica de Sociedade por Ações.
  2. A distribuição da riqueza criada pela empresa deve ser detalhada de forma mínima entre: Pessoal e Encargos; Impostos, taxas e contribuições; juros e aluguéis; Juros sobre capital próprio e dividendos; e lucros retidos/prejuízo do exercício.
  3. A Formação de Riqueza das entidades é formada por: Receitas; Insumos adquiridos de terceiros; e valor adicionado recebido em transferência.
  4. Na distribuição das riquezas os valores depositados no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) devem ser registrados no grupo Impostos, taxas e contribuições.

Está correto o que consta APENAS de

Carregando...
Q771831

Na Demonstração do Valor Adicionado (DVA), as variações cambiais ativas serão classificadas como

Carregando...
Q779260

O art. 176 da Lei nº 6.404/1976 estabelece que “ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício […]" (BRASIL, 1976). Dentre essas demonstrações, é listada a demonstração do valor adicionado, aplicável às companhias abertas. A Demonstração do Valor Adicionado pode ser utilizada como ferramenta gerencial que serve para informar o usuário da informação contábil do(a)(s)

Carregando...
Q768496

A demonstração do valor adicionado (DVA) evidencia o valor da riqueza gerada pela entidade, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, bem como a parcela da riqueza não distribuída. Estão entre os elementos que recebem a distribuição da riqueza da entidade, EXCETO:

Carregando...
Q783640

A Demonstração do Resultado para o ano 2017 da Companhia Lavarbo, apresentada abaixo, é referência para a questão.

Qual é o Valor Adicionado Bruto pela empresa em sua Demonstração do Valor Adicionado 2017?

Carregando...
Q788808

A sociedade Empresária elaborou, em 31/12/2018, a sua Demonstração de Resultado do Exercício, conforme apresentado e, como determina a legislação societária, é obrigada a elaborar e divulgar a Demonstração do Valor Adicionado – DVA.

A partir das informações apresentadas pela DRE – Demonstração do Resultado do Exercício, o Valor Adicionado Líquido Produzido Pela Entidade é:

Carregando...
Q788815

Um grupo de investidores estrangeiros planeja adquirir participação societária em uma companhia aberta brasileira, cuja atividade-fim é a produção de cosméticos. Este grupo tem especial interesse em entender como a empresa brasileira distribui seu resultado entre acionistas, empregados e governo. Em virtude da importância dada à destinação da riqueza gerada pela companhia, qual demonstrativo deverá ser primordialmente analisado por estes investidores estrangeiros?

Carregando...
Q682344

Sobre a empresa Gama, considere:

Com base nessas informações, é correto afirmar que

Carregando...
Q677066

As comissões bancárias são classificadas na Demonstração do Valor Adicionado - DVA como:

Carregando...
Q677357

As receitas de aplicações financeiras são classificadas na Demonstração do Valor Adicionado - DVA como:

Carregando...
Q677061

O ganho com juros sobre o capital próprio recebido de participações societárias é classificado na Demonstração do Valor Adicionado - DVA como:

Carregando...
Q739929

As opções a seguir apresentam exemplos de transações classificadas como “Valor Adicionado recebido em transferência” na elaboração da Demonstração do Valor Adicionado, à exceção de uma. Assinale-a.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) C
  • 3) E
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) B
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) E
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) D
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282