Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 47 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Marques (2012) indica como característica da dança de Isadora Duncan

Carregando...

Na seleção de conteúdos em danças no contexto escolar, Marques (2012) questiona a respeito de que modalidades a escola poderia incorporar e sugere a improvisação e composição coreográfica como conteúdos.

Para a autora, essa escolha se deve porque

Carregando...

Para Marques (2012), Rudolf Laban, na Inglaterra, e Margaret H’Doublet, nos Estados Unidos, foram, no início do século XX, as influências mais significativas na criação e difusão dos discursos e práticas da dança criativa em âmbito internacional que até os dias de hoje tratam de unificar o ensino de dança para crianças. Para a autora, ambos estão profundamente enraizados na filosofia da dança moderna do início do século, que acredita que

Carregando...

Marques (2012) aponta que é por meio de nossos corpos, dançando, que os sentimentos cognitivos se integram aos processos mentais e que se pode compreender o mundo de forma diferenciada, ou seja, artística e estética.

Segundo a autora, a dança na escola torna-se distinta de um baile de carnaval ou de um ritual catártico, resultando na necessidade de

Carregando...

Dançar ultrapassa o limite de executar movimentos, é também viver, expressar, refletir e produzir simbologias. Por isso, um ensino da dança que englobe uma visão de totalidade passa necessariamente por suas:

Carregando...

É considerada uma das principais danças folclóricas:

Carregando...

Em que período histórico a dança deixa de ser considerada apenas como uma atividade lúdica e passa a ser, efetivamente, um trabalho organizado, disciplinado e com o uso do palco para as apresentações?

Carregando...

A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.

Trata-se de um folguedo característico do ciclo junino, porém dançado também em outras épocas do ano.

Carregando...

Leia sentença e complete a lacuna a seguir:

A___________ é um tipo de dança clássica, embora sua origem tenha sido campestre. A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX. Importante pontuar que a mesma surgiu primeiramente como uma dança, sendo posteriores as composições desta como música.

Carregando...

No início da cultura humana, a dança estava mais ligada a lógicas místicas e religiosas, mas, com o tempo, foi adquirindo mais significados e seguindo rumos expressivos na vida das pessoas em diversas culturas. Hoje, a dança é considerada movimento expressivo. É a expressão artística que se dá por meio

Carregando...

Faz-se necessário no espaço escolar o acesso ao universo da dança e a desmistificação de sua imagem apenas como elemento/espetáculo folclórico, normalmente de caráter contemplativo. É preciso passar a entendê-la como conhecimento significativo para as nossas ações corpóreas, que podem ser exploradas pelo universo de repertórios popular, folclórico, clássico, contemporâneo, bem como, pela:

Carregando...

Rococó é um estilo artístico que se desenvolveu na Europa no século XVIII. Surgiu em 1700, na cidade de Paris, buscando a sutileza em contraposição aos excessos e suntuosidades do Barroco. Espalhou-se pela Europa no século XVIII e chegou à América em meados deste século. Este movimento artístico teve como principal expoente:

Carregando...

A respeito do frevo analise as afirmativas abaixo:

I) O frevo é uma dança folclórica típica do carnaval de rua. É uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais conhecidas na região nordeste do Brasil.

II) O frevo tem origem no século XIX em Rio Grande do Sul, onde surgiu da rivalidade entre as bandas militares e os escravos que tinham se tornado livres.

III) O frevo caracteriza-se por ser uma marchinha acelerada ao som de uma banda que segue o estilo dos blocos de carnaval. Ele incorpora elementos de outras danças, tais como maxixe, polca e, inclusive, a capoeira. Uma das características mais marcantes é a utilização de sombrinhas coloridas, objeto que assume um papel importante na dança.

Assinale a alternativa abaixo:

Carregando...

A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.

Jongo, maxixe e xaxado são outros nomes dados ao coco de roda.

Carregando...

Sobre as características do ritmo salsa, marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) A salsa é caracterizada pelo movimento quaternário, ou seja, pelo movimento em quatro tempos.

( ) Os movimentos são executados para frente e para trás.

( ) A salsa faz o uso de muitos movimentos com giros.

( ) A salsa é um ritmo que só pode ser coreografado em dupla ou mais.

Assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) E
  • 5) A
  • 6) A
  • 7) D
  • 8) Certo
  • 9) A
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) D
  • 13) A
  • 14) Errado
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282