Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 203 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q760126

Determinada empresa está executando uma obra com os seguintes momentos notáveis:

- Dia 15 de abril – centro de gravidade das despesas;

- Dia 30 de abril – fechamento da medição; e

- Dia 30 de maio – pagamento da medição.

Considerando uma taxa de juros de 2,0% a.m. e a tabela apresentada, é correto afirmar que o custo financeiro da obra em questão é de

Carregando...
Q760133

Para analisar o andamento de uma obra ao longo do tempo, torna-se necessário estabelecer uma unidade padrão para diferentes serviços. É possível proceder tal análise por meio de medidas de custo (dinheiro) e por meio do trabalho executado (homem-hora), por exemplo. Em geral, obras apresentam um ritmo semelhante para ambas as medidas. A curva que representa tal comportamento se assemelha à curva de Gauss. Considerando a curva acumulada da curva de Gauss, obtém-se uma curva S. Acerca da curva S, é correto afirmar que

Carregando...
Q760137

O dono de uma empresa avalia a possibilidade de abrir uma nova filial para ampliar a respectiva área de atuação na cidade. O investimento inicial para a abertura dessa filial é de R$ 420 mil. A tabela apresentada representa o fluxo líquido previsto para os próximos cinco anos. Sabe-se que a taxa mínima de atratividade é de 10%.

Nesse caso, é correto afirmar que o valor presente líquido (VPL) está entre

Carregando...
Q763460

Em orçamento de obras, o detalhamento de alguns itens é essencial, principalmente aqueles utilizados no referencial de licitação.

A imagem ilustra a típica composição do(a):

Carregando...
Q768128

Planejamento e controle são etapas importantes no acompanhamento de edificações, principalmente no que se refere à elaboração e ao acompanhamento de orçamentos. Com relação à elaboração de orçamentos de obra pública, julgue as afirmativas abaixo como (V) VERDADEIRAS e (F) FALSAS.

( ) A Curva ABC aponta os itens de maior peso econômico de uma obra, permitindo negociações de compra de materiais de forma mais objetiva e proveitosa.

( ) A composição de custo unitário baseia-se na decomposição em partes do produto a executar, com premissa da existência de proporcionalidade entre custo e quantidade produzida.

( ) O BDI incorpora o valor dos custos diretos e o lucro (bonificação) da empresa construtora.

( ) Os custos relativos a encargos sociais são calculados como uma porcentagem que incide apenas sobre o custo de mão de obra.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Carregando...
Q768142

A curva ABC é uma técnica muito aplicada no controle de estoque e planejamento de produção. Avalie as afirmativas abaixo.

I – Tabela obtida a partir da planilha orçamentária da obra, na qual os itens do orçamento são agrupados e, posteriormente, ordenados por sua importância relativa ao preço total, em ordem crescente, determinando-se o peso percentual do valor de cada um em relação ao valor total do orçamento, calculando-se, em seguida, os valores percentuais acumulados desses pesos.

II – A curva pode ser elaborada para insumos ou para serviços da obra. Permite o conhecimento dos itens que possuem maior impacto no valor do orçamento e que deverão ter uma análise mais aprofundada no momento da definição do preço.

III – Os itens mais relevantes do orçamento tendem a seguir a regra de Paretto: 80% dos serviços (ou insumos) correspondem a 20% dos custos da obra.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas INCORRETAS:

Carregando...
Q763451

Analise o texto abaixo:

Com relação ao uso de referenciais de preços, o custo global de obras e serviços de engenharia deve ser obtido a partir de custos unitários de insumos ou serviços menores ou iguais à mediana de seus correspondentes ao ...(1)..., no caso de construção civil em geral, ou na tabela do ...(2)..., no caso de obras e serviços rodoviários.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

Carregando...
Q763487

Analise o texto abaixo:

O Estado de Santa Catarina, através do Deinfra, disponibiliza o sistema ....................... para a elaboração de orçamentos de projetos rodoviários e de edificações. O objetivo do sistema é padronizar a elaboração de orçamentos, utilizando os referenciais de preços do Deinfra como valor base dos materiais e serviços contidos no orçamento.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Carregando...
Q760127

A tabela apresentada indica a composição de insumos por m² de alvenaria estrutural para determinada obra.

Considerando-se 20% de perdas e admitindo-se a utilização de sacos de cimento de 50 kg, quantos sacos de cimento serão necessários para executar 50 m² de alvenaria estrutural?

Carregando...
Q662769

Responda à questão, considerando a composição de custo unitário a seguir (nº 03), utilizando todas as técnicas orçamentárias e a jornada diária de trabalho de 8h.

Assinale a alternativa que informa corretamente quantos metros quadrados de parede divisória uma equipe com 2 marmoristas consegue executar em uma semana de 44 horas trabalhadas.

Carregando...
Q675553

Com base na estrutura de custos do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), os riscos estão inseridos na parcela de

Carregando...
Q715842

Acerca de orçamento, composição de custos, BDI e encargos sociais, julgue o item seguinte.

O percentual de ISS que deverá compor o BDI tem de ser definido de acordo com a legislação municipal do local onde ficará a sede da empresa construtora, independentemente da cidade onde será prestado o serviço.

Carregando...
Q715861

A tabela precedente apresenta uma composição do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) para o serviço de assentamento de guia (meio-fio) em trecho curvo, confeccionada em concreto pré-fabricado, sem os respectivos custos. A única diferença entre a composição desse serviço e o do assentamento de guia (meio-fio) em trecho reto são os coeficientes de pedreiro e servente, que passam a ser de 0,3320 cada.

Tendo como referência as informações apresentadas, julgue o item que se segue.

Para ajustar corretamente a composição do assentamento de guia em trecho reto, os seus coeficientes de argamassa e areia também deveriam ser reduzidos, proporcionalmente à redução de pedreiro e servente.

Carregando...
Q724975

Empregando 2 pedreiros e 4 serventes em um regime de oito horas de trabalho diário e 44 horas de trabalho semanais, assinale a opção que indica quantos dias corridos serão necessários para executar 250 unidades do serviço, começando em uma segunda-feira e desconsiderando os feriados.

Carregando...
Q726755

Considere o cronograma abaixo de uma obra composta de seis serviços, prevista para a duração de quatro meses.

Como no primeiro mês somente os serviços A e B foram concluídos, enquanto que os serviços C e D foram parcialmente realizados, o pagamento da primeira medição representará o percentual total do custo da obra de

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) D
  • 12) Errado
  • 13) Errado
  • 14) A
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282