Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 239 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q770680

Os estudos acerca do currículo escolar indicam que ele não é neutro, nem estático, pois se encontra em constante construção. Assim, de acordo com o contexto em que se insere, o currículo adquire diferentes sentidos e serve a diferentes propósitos, dentre os quais temos:

Carregando...
Q770095

As Diretrizes Curriculares Nacionais ao discutirem o conceito de currículo apontam que “toda política curricular é uma política cultural”. Nesse sentido, na construção de uma proposta curricular é preciso refletir, EXCETO:

Carregando...
Q738705

Analise as proposições e coloque V ou F para falsa, em relação aos conceitos de alfabetização e letramento.

( ) Alfabetização se refere ao ensino das habilidades de “codificação" e “decodificação".

( ) O sujeito letrado é aquele que está inserido em práticas diferenciadas de leitura e escrita e é capaz de vivenciá-las sem precisar da mediação de outras pessoas que sabem ler e escrever.

( ) O termo letramento está relacionado ao ensino da leitura e da escrita. Desenvolvido com o apoio de material pedagógico, prioriza a memorização de sílabas e/ou palavras e/ou frases soltas.

( ) Letramento é o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e a escrever.

Marque a alternativa que preenche a sequência CORRETA.

Carregando...
Q698997

De acordo com Teberosky e Colomer, a partir da perspectiva construtivista, a diferença fundamental já não se situava entre aprendizagens prévias ou pré-requisitos, mas entre as aprendizagens convencionais ou normativas e as aprendizagens não convencionais ou não normativas. A perspectiva construtivista, na opinião das autoras, se revela importante por considerar o seguinte:

Carregando...
Q727195

Saltos são uma modalidade tecnicamente muito rica. O mais básico entre eles é o salto em distância, cuja técnica pode ser dividida em quatro. São elas:

Carregando...
Q687919

Quanto à organização curricular na Educação Infantil, numere os conceitos abaixo, conforme a legenda:

1- Rotina

2- Projetos de Trabalho

3- Sequência de Atividades

4- Atividades Permanentes

( ) Respondem às necessidades básicas de cuidados, de aprendizagem e de prazer para as crianças, cujos conteúdos necessitam de uma constância. As escolhas dos conteúdos irão determinar a regularidade com que as atividades acontecem: diária, semanal, mensal, etc.

( ) É planejada e orientada com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida. Tem a intenção de oferecer desafios com graus diferentes de complexidade para que as crianças possam gradualmente solucionar problemas a partir de diferentes proposições.

( ) Representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. Deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas.

( ) São conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos, construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou de um produto final que se quer obter.

A ordem correta da numeração é:

Carregando...
Q733091

Analise as alternativas abaixo e assinale a opção correta para o conceito de currículo, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013):

Carregando...
Q755266

Segundo Silva (2007), uma definição não revela o que é, essencialmente, o currículo: uma definição revela o que uma determinada teoria pensa que o currıć ulo é. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta os aspectos que mais bem caracterizam a teoria pós‐crítica do currículo.

Carregando...
Q728489

Os estudiosos do currículo têm insistido na crítica aos currículos em que as disciplinas não dialogam ou fazem conexões, trabalhando os conhecimentos de maneira abstrata, distanciando-se cada vez mais da vida cotidiana dos estudantes e dificultando o envolvimento ativo destes no processo de aprendizagem. Podemos dizer que as formas de avaliação utilizadas nesse tipo de currículo servem apenas para

Carregando...
Q648461

Sobre espaço físico e recursos materiais, pode-se afirmar que: I. deve propiciar condições para que as crianças possam usufruí-lo em benefício do seu desenvolvimento e aprendizagem. II. seja versátil e permeável à sua ação, sujeito às modificações propostas pelas crianças e pelos professores em função das ações desenvolvidas. III. deve ser pensado e arranjado de forma que não haja mudanças haja vista a necessidade de a criança sentir-se segura em um lugar em que tudo está no mesmo lugar. IV. os materiais constituem um instrumento importante para o desenvolvimento da tarefa educativa, uma vez que são um meio que auxilia a ação das crianças. V. os brinquedos e demais materiais, para segurança da integridade física da criança, devem estar dispostos de forma inacessível. Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q648346

Uma das propriedades básicas de uma língua é a arbitrariedade existente entre significante e referente. Durante muito tempo afirmou-se que as línguas de sinais não eram línguas por serem icônicas, não representando, portanto, conceitos abstratos. Isto não é verdade, pois em língua de sinais tais conceitos também podem ser representados, em toda sua complexidade. Marque a alternativa correta para os sinais arbitrários.

Carregando...
Q636740

Para a elaboração de atividades físicas para deficientes o mais importante a ser levado em consideração é:

Carregando...
Q657640

O trabalho com a Língua Portuguesa (LP) é colocado, no PCN's, como primordial na formação significativa do indivíduo, pois trabalhar com a língua é, essencialmente, trabalhar com a linguagem de forma direta. É conhecer suas particularidades, sua constituição, seus usos, tipos e locais de uso de cada tipo. É saber de suas funções e de suas aplicações segundo essas funções e de acordo com os objetivos almejados por quem produz um texto dentro de um dado contexto de produção.

Assinale a alternativa INCORRETA:

Carregando...
Q656313

Com base no documento Indagações sobre currículo: Currículo e Avaliação, assinale a alternativa incorreta quanto à avaliação e o avaliador:

Carregando...
Q637135

O trabalho executado em sala de aula, na disciplina de Arte, poderá exercer uma função importante no que diz respeito ao desenvolvimento da cidadania, já que:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) A
  • 8) E
  • 9) A
  • 10) E
  • 11) C
  • 12) A
  • 13) D
  • 14) D
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282