Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 66 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q782629

Em relação à diversidade cultural dos povos indígenas que existem hoje no Brasil, assinale a afirmação que não corresponde à diversidade cultural e linguística dos índios no Brasil. 

Carregando...
Q782635

O senso comum foi objeto de inúmeras definições pela Sociologia. As teorias sociológicas contemporâneas, especialmente as de base interacionista, afirmam que o senso comum é 

Carregando...
Q782634

No livro “Grupos Étnicos e suas fronteiras”, o antropólogo Fredrik Barth refere-se às identidades dos grupos étnicos como um fenômeno relacional: “As distinções étnicas não dependem de uma ausência de interação social e aceitação, mas são, muito ao contrário, frequentemente as próprias fundações sobre as quais são levantados os sistemas sociais englobantes”. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que está corretamente relacionada ao vocabulário empregado por Barth. 

Carregando...
Q686872

No que se refere às relações entre religião e sociedade, julgue o próximo item.

No âmbito da disciplina sociológica, a religião pode ser considerada um dos temas importantes, podendo-se enfatizar os estudos de Max Weber e Émile Durkheim nesse sentido.

Carregando...
Q686877

Acerca da influência dos meios de comunicação em massa nas ideias e nas relações sociais, julgue o item que se segue.

A capacidade de fazer as informações circularem rapidamente fez da Internet uma fonte de apoio a vítimas de eventos dramáticos, como catástrofes naturais e atentados terroristas, principalmente a partir do advento das redes sociais.

Carregando...
Q737187

A partir dos anos 70 do século passado, a questão quilombola foi recolocada no contexto nacional com a "descoberta das comunidades quilombolas", devido, em grande parte, ao movimento negro contemporâneo e ao exercício intelectual de autores como Abdias do Nascimento, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Joel Rufino e Kabengele Munanga, entre outros. Ao lado disso, é importante mencionar a mobilização política que culminou na publicação do artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias (Constituição Federal de 1988), que dá aos quilombolas o direito à titulação das terras por eles ocupadas.

Joseane Maia Silva Santos. Comunidades quilombolas, suas lutas, sonhos e utopias. Internet: (com adaptações).

Considerando o tema do texto antecedente e os vários aspectos antropológicos a ele relacionados, julgue o item que se segue.

O samba do Rio de Janeiro, por ser uma das tradições culturais afro-brasileiras mais difundidas e emblemáticas, recebeu o registro de patrimônio cultural do Brasil na onda nacionalista do Estado Novo, que buscava por símbolos nacionais de democracia racial.

Carregando...
Q686807

Considerando que a mobilidade urbana se caracteriza como um grande problema das cidades brasileiras, julgue o próximo item.

O planejamento da infraestrutura viária baseado no transporte individual não motorizado é suficiente para combater os engarrafamentos.

Carregando...
Q686869

No que se refere às relações entre religião e sociedade, julgue o próximo item.

No Estado laico, uma religião é reconhecida como religião oficial da nação.

Carregando...
Q729727

Os frankfurtianos, criadores da Teoria Crítica, em especial Adorno e Horkheimer acreditavam que tanto os meios de comunicação quanto a produção cultural veiculada por tais meios tinham como objetivo manipular a audiência, alienar e manter as pessoas subjugadas dentro do sistema capitalista. Entretanto, o teórico canadense Marshall McLuhan defendia uma posição diferente da dos frankfurtianos. Para Marshall, a mídia

Carregando...
Q737212

Um grupo indígena realiza uma celebração que engloba atividades de canto, dança, grafismo, artesanato e comensalidade. Tal celebração foi prestigiada por segmentos não indígenas da região e o grupo passou a ser convidado para apresentar parte de seus rituais como atração nas comemorações oficiais do município onde vive. Em decorrência disso, a secretaria de cultura do município solicitou ao IPHAN o registro dos ritos desse grupo como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Celebrações.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

No processo de registro e em eventuais medidas de salvaguarda, deve-se estabelecer um diálogo profundo com a perspectiva dos sujeitos mais diretamente envolvidos com a prática do bem cultural em tela, resguardando-se a eles o protagonismo nesses processos.

Carregando...
Q747432

“O processo de precarização das condições de vida nos bairros mais pobres, associado ao desmantelo de equipamentos públicos como a escola, costumam se ampliar em diversas privações que a população dessas áreas vivencia, seja no âmbito do desemprego, seja na falta de serviços básicos de qualidade (saúde, educação, segurança, lazer). O elevado grau de carência naqueles bairros e a ausência do Estado favorecem o crescimento da criminalidade e da violência no cotidiano da população".

A partir do texto apresentado, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos seguintes itens:

( ) A ausência de serviços essenciais às populações é responsável pela precarização da vida cotidiana nos bairros pobres das cidades, o que favorece o crescimento da violência e da criminalidade nessas regiões.

( ) Violência é um fenômeno social que se origina da falta de controle e de repressão do Estado sobre parcela da população que não reconhece a autoridade do Estado no estabelecimento da ordem.

( ) Ao não promover, por meio de políticas públicas, a inclusão social de populações moradoras das periferias urbanas do País, o próprio Estado passa a ser um dos fatores principais na produção da criminalidade e da violência.

( ) A promoção de empregos é considerada como a saída para superação da criminalidade e da violência na sociedade contemporânea, caminho pelo qual o Estado deve atuar com exclusividade.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q729738

Os teóricos da Escola de Frankfurt buscaram compreender as transformações pelas quais a arte passou com o advento da industrialização, da produção em massa e do surgimento dos meios de comunicação. Para Horkheimer, a arte, incorporada ao capital tornou-se mercadoria, perdendo suas características essenciais, como, por exemplo, ser criativa. Hoje, ela transformou-se em mera repetição. Além disso, ela perde sua principal função: seu potencial revolucionário. A partir dessa constatação, Horkheimer, juntamente com Adorno, identificou a existência de uma pseudoarte, o kitsch. A respeito desse produto artístico da indústria cultural, pode-se afirmar que

Carregando...
Q720279

Sobre o conceito de classes sociais desempenhado a partir do século XX, temos como característica CORRETA em uma sociedade contratual livre:

Carregando...
Q686874

Julgue o item seguinte, relativos à diversidade cultural.

A aplicabilidade do conceito de multiculturalismo à realidade brasileira pode ser questionada, pois a língua portuguesa é falada em todo o território nacional.

Carregando...
Q737196

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

Preocupado com a descaracterização das tradições culturais brasileiras, Aloísio Magalhães propôs novas políticas patrimoniais que subsidiassem a indústria nacional na confecção de produtos adequados à realidade do país, ação que ficou conhecida como guinada antropológica na política de patrimônio.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) Certo
  • 5) Certo
  • 6) Errado
  • 7) Errado
  • 8) Errado
  • 9) B
  • 10) Certo
  • 11) B
  • 12) A
  • 13) A
  • 14) Errado
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282