Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 58 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q686872

No que se refere às relações entre religião e sociedade, julgue o próximo item.

No âmbito da disciplina sociológica, a religião pode ser considerada um dos temas importantes, podendo-se enfatizar os estudos de Max Weber e Émile Durkheim nesse sentido.

Carregando...
Q686877

Acerca da influência dos meios de comunicação em massa nas ideias e nas relações sociais, julgue o item que se segue.

A capacidade de fazer as informações circularem rapidamente fez da Internet uma fonte de apoio a vítimas de eventos dramáticos, como catástrofes naturais e atentados terroristas, principalmente a partir do advento das redes sociais.

Carregando...
Q705297

Sobre o conceito de relações de produção em Karl Marx, é correto afirmar que

Carregando...
Q737187

A partir dos anos 70 do século passado, a questão quilombola foi recolocada no contexto nacional com a "descoberta das comunidades quilombolas", devido, em grande parte, ao movimento negro contemporâneo e ao exercício intelectual de autores como Abdias do Nascimento, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Joel Rufino e Kabengele Munanga, entre outros. Ao lado disso, é importante mencionar a mobilização política que culminou na publicação do artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias (Constituição Federal de 1988), que dá aos quilombolas o direito à titulação das terras por eles ocupadas.

Joseane Maia Silva Santos. Comunidades quilombolas, suas lutas, sonhos e utopias. Internet: (com adaptações).

Considerando o tema do texto antecedente e os vários aspectos antropológicos a ele relacionados, julgue o item que se segue.

O samba do Rio de Janeiro, por ser uma das tradições culturais afro-brasileiras mais difundidas e emblemáticas, recebeu o registro de patrimônio cultural do Brasil na onda nacionalista do Estado Novo, que buscava por símbolos nacionais de democracia racial.

Carregando...
Q686807

Considerando que a mobilidade urbana se caracteriza como um grande problema das cidades brasileiras, julgue o próximo item.

O planejamento da infraestrutura viária baseado no transporte individual não motorizado é suficiente para combater os engarrafamentos.

Carregando...
Q686869

No que se refere às relações entre religião e sociedade, julgue o próximo item.

No Estado laico, uma religião é reconhecida como religião oficial da nação.

Carregando...
Q737212

Um grupo indígena realiza uma celebração que engloba atividades de canto, dança, grafismo, artesanato e comensalidade. Tal celebração foi prestigiada por segmentos não indígenas da região e o grupo passou a ser convidado para apresentar parte de seus rituais como atração nas comemorações oficiais do município onde vive. Em decorrência disso, a secretaria de cultura do município solicitou ao IPHAN o registro dos ritos desse grupo como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Celebrações.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

No processo de registro e em eventuais medidas de salvaguarda, deve-se estabelecer um diálogo profundo com a perspectiva dos sujeitos mais diretamente envolvidos com a prática do bem cultural em tela, resguardando-se a eles o protagonismo nesses processos.

Carregando...
Q747432

“O processo de precarização das condições de vida nos bairros mais pobres, associado ao desmantelo de equipamentos públicos como a escola, costumam se ampliar em diversas privações que a população dessas áreas vivencia, seja no âmbito do desemprego, seja na falta de serviços básicos de qualidade (saúde, educação, segurança, lazer). O elevado grau de carência naqueles bairros e a ausência do Estado favorecem o crescimento da criminalidade e da violência no cotidiano da população".

A partir do texto apresentado, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos seguintes itens:

( ) A ausência de serviços essenciais às populações é responsável pela precarização da vida cotidiana nos bairros pobres das cidades, o que favorece o crescimento da violência e da criminalidade nessas regiões.

( ) Violência é um fenômeno social que se origina da falta de controle e de repressão do Estado sobre parcela da população que não reconhece a autoridade do Estado no estabelecimento da ordem.

( ) Ao não promover, por meio de políticas públicas, a inclusão social de populações moradoras das periferias urbanas do País, o próprio Estado passa a ser um dos fatores principais na produção da criminalidade e da violência.

( ) A promoção de empregos é considerada como a saída para superação da criminalidade e da violência na sociedade contemporânea, caminho pelo qual o Estado deve atuar com exclusividade.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q686874

Julgue o item seguinte, relativos à diversidade cultural.

A aplicabilidade do conceito de multiculturalismo à realidade brasileira pode ser questionada, pois a língua portuguesa é falada em todo o território nacional.

Carregando...
Q737196

2018_09_12_5b995e2ea07f1.PNG

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

Preocupado com a descaracterização das tradições culturais brasileiras, Aloísio Magalhães propôs novas políticas patrimoniais que subsidiassem a indústria nacional na confecção de produtos adequados à realidade do país, ação que ficou conhecida como guinada antropológica na política de patrimônio.

Carregando...
Q747455

“As dimensões apontadas pelo conceito de desenvolvimento sustentável contemplam cálculo econômico, aspecto biofísico e componente sociopolítico, como referenciais para a interpretação do mundo e para possibilitar interferências na lógica predatória prevalecente. O desenvolvimento sustentável não se refere especificamente a um problema limitado de adequações ecológicas de um processo social, mas a uma estratégia ou um modelo múltiplo para a sociedade, que deve levar em conta tanto a viabilidade econômica como a ecológica. Num sentido abrangente, a noção de desenvolvimento sustentável reporta-se à necessária redefinição das relações entre sociedade humana e natureza, e, portanto, a uma mudança substancial do próprio processo civilizatório, introduzindo o desafio de pensar a passagem do conceito para a ação".

Considerando as reflexões de Pedro Jacobi sobre o conceito de desenvolvimento sustentável, avalie as seguintes afirmações:

I. A educação ambiental deve considerar um conceito de desenvolvimento sustentável que seja interdisciplinar e articule ecologia, economia e política nas discussões sobre o meio ambiente.

II. O conceito de desenvolvimento sustentável não é apenas uma maneira de ver o mundo e lutar pelo meio ambiente, mas uma forma de construir a sociedade considerando vários aspectos de sua organização.

III. As estratégias de educação ambiental precisam se pautar por um conceito de desenvolvimento sustentável capaz de demonstrar como as dinâmicas ambientais são fatores preponderantes para as políticas econômicas e sociais.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q686861

No que tange à relação entre o desenvolvimento científico e o meio ambiente bem como ao impacto dessa relação na vida humana, julgue o item seguinte.

O aumento de casos de doenças infectocontagiosas frequentemente está associado ao processo de destruição e ocupação de áreas de vegetação nativa.

Carregando...
Q607900

No tocante à questão indígena brasileira o envolvimento das ciências sociais em dar aporte a garantia dos direitos instituídos pelo Estatuto do Índio (1976) e ratificados pela constituição de 1988 são fundamentais. A respeito do processo de demarcação dos territórios indígenas assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q572418

As normas e os valores possuem grandes variações nas

diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas,

como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em

exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para

a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar

e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais

importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social

que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande

número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós,

no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha

escolar parece ser loucura.

Internet: .

Com base no texto, julgue os itens subsecutivos.

A diversidade cultural é um fato real na sociedade globalizada.

Carregando...
Q572401

Dois mil e quinhentos anos de civilização, a partir do

apogeu grego, trazem em seu bojo todo um legado cultural.

O imaginário humano foi sendo povoado por uma gama

imensa de mitos, cosmogonias, seres folclóricos etc. A

posição e o papel da mulher em meio a este circuito acabam

sendo expressos por meio desses mitos inscritos no

imaginário.

Internet: (com adaptações).

Considerando o texto como motivação inicial, julgue os

próximos itens.

A condição da mulher, historicamente falando, reproduz-se no imaginário de um povo.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Certo
  • 5) Errado
  • 9) Errado
  • 13) C
  • 2) Certo
  • 6) Errado
  • 10) Certo
  • 14) Certo
  • 3) C
  • 7) Certo
  • 11) D
  • 15) Certo
  • 4) Errado
  • 8) B
  • 12) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889