Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 44 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Acerca dos critérios de avaliação e mensuração dos elementos patrimoniais nas entidades do setor público, assinale a opção que representa adequada associação entre o elemento patrimonial e o critério de mensuração no reconhecimento inicial.

Carregando...

O art. 183 da Lei nº 6.404/76, ao prever os critérios de avaliação dos elementos do ativo, menciona “os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado (...)”. Esta definição corresponde ao conceito de:

Carregando...

______________ de bens patrimoniais é o registro de retirada e eliminação de um bem patrimonial do ativo fixo da Empresa.

O termo que completa CORRETAMENTE a lacuna acima é:

Carregando...

Acerca dos critérios de avaliação do ativo, nos termos da legislação societária, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

  1. As aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos serão classificadas no ativo circulante ou no realizável a longo prazo e serão avaliadas pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda.
  2. Os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, serão avaliados pelo custo de aquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for maior.
  3. Os elementos do ativo decorrentes de operações de curto e longo prazo serão ajustados a valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.

Carregando...

Acerca dos temas fundamentais da contabilidade, julgue o item  

O objetivo da contabilidade restringe‐se a demonstrar o resultado operacional de determinada entidade e a forma como esse resultado foi obtido.

Carregando...

A Resolução CFC 1.374/2011, que dá nova redação à NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – Estrutura Conceitual para a Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, no capítulo 4, contempla os elementos das demonstrações contábeis: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

Nesse contexto, o conceitual teórico dessa norma estabelece, como característica essencial para que um Passivo possa existir numa entidade, que essa mesma entidade tenha um(a)

Carregando...

Acerca dos mecanismos de funcionamento da contabilidade, julgue o item  

Para uma instituição financeira, duplicatas descontadas podem ser registradas como débitos ou créditos, dependendo da situação.

Carregando...

Quanto às normas legais e técnicas correspondentes à contabilidade, julgue o item  

A moeda funcional a ser adotada por determinada entidade para efeito de conversão das demonstrações contábeis é aquela correspondente ao principal ambiente econômico em que ela opere, independentemente da localização da sede da entidade.

Carregando...

Acerca dos aspectos fundamentais da contabilidade, julgue o item  

O aspecto qualitativo do patrimônio refere‐se à expressão dos componentes patrimoniais em valores que possam ser quantificados e comparados

Carregando...

Considerando que o imóvel “Escola Agrícola de Jundiaí” já apresentava depreciação acumulada antes da reavaliação, essa depreciação, após a reavaliação, deve ser

Carregando...

O valor contábil deste veículo em 31/12/X3 é:

Carregando...

Considerando o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade atualmente em vigor, emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, em relação aos critérios de avaliação e registro de ativos e passivos, é INCORRETO afirmar:

Carregando...

Texto 2A1-I

Para investimentos em títulos negociados no mercado, uma corretora oferece as opções I e II, ambas de fluxos contínuos e positivos, com as seguintes características:

opção I: livre de risco, com fluxo positivo de cinco anos e taxa anual de juros de 8%;
opção II: com certo grau de risco, com remuneração à taxa de juros de 8,8% ao ano.

A tabela a seguir mostra dois investimentos em títulos negociados no mercado, o primeiro seguindo a opção I e o segundo, a opção II.

Considerando que 3,9927 seja valor aproximado para e que posteriormente haverá registro contábil, infere-se do texto 2A1-I que, na opção I, o valor presente do investimento é

Carregando...

Em 02/01/2016, uma entidade obteve um empréstimo bancário no valor de R$ 50.000, com prazo de dois anos, para a construção de uma máquina para produção. Os juros mensais do empréstimo eram de R$ 200.

A empresa iniciou a construção do ativo, em 03/01/2016, e concluiu em 31/12/2016. O ativo começou a ser utilizado em 01/03/2017.

Assinale a opção que indica a apropriação dos juros nos dois anos de empréstimo.

Carregando...

De acordo com a legislação vigente, em uma combinação de negócios sem a presença de transações forçadas, o adquirente deve mensurar os ativos identificáveis adquiridos e os passivos assumidos

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) A
  • 4) B
  • 5) Errado
  • 6) E
  • 7) Certo
  • 8) Certo
  • 9) Errado
  • 10) B
  • 11) B
  • 12) E
  • 13) C
  • 14) D
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282