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Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


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Leia as afirmativas a seguir:

I. O poder público deve zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência do aluno à escola.

II. Toda criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

Marque a alternativa CORRETA:

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Historicamente, a instituição Universidade constituiu-se como lugar de produção do conhecimento, posteriormente agregando a função de formação de profissionais, com caminhos e tempos distintos, conforme o país, mas que traz como marca inerente o reconhecimento de um dado tipo de conhecimento, o científico, e uma autonomia autocentrada que lhe permite estabelecer o que merece ser pesquisado e o tipo de diálogo ou monólogo em relação à sociedade, ou com quais setores ele é estabelecido. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

  1. A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade.
  2. Mais marcadamente a partir do final dos anos de 1970, o processo de questionamento da ditadura e de posterior redemocratização do país foi acompanhado de fortalecimento dos movimentos sociais, com proposições de maior abertura política, mas também acadêmica, atribuindo-se à educação um papel fundamental e às Universidades funções sociais e políticas, o que necessariamente envolve a Pesquisa.
  3. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
  4. Quando da elaboração da Constituição Brasileira de 1988, o Fórum Nacional da Educação na Constituinte liderou a aprovação de emenda popular que formulava o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como paradigma de uma universidade socialmente referenciada e expressão da expectativa de construção de um projeto democrático de sociedade.

Assinale

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Leia as afirmativas a seguir:

I. O poder público deve descuidar, junto aos pais ou responsáveis, da frequência do aluno à escola.

II. O poder público deve apoiar o uso da Libras como meio de comunicação objetiva das comunidades surdas do Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:

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Leia as afirmativas a seguir:

I. O poder público deve zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência do aluno à escola.

II. Piaget denominou a assimilação e a acomodação de funções invariantes, pois esses processos não mudam por causa do desenvolvimento do sujeito.

Marque a alternativa CORRETA:

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O Brasil é reconhecido mundialmente como um dos países que possui um aparato de marcos legais dos mais completos, com importantes políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos individuais e coletivos para a efetiva inclusão social das pessoas com deficiência. Contudo, se perfilha a ideia de que ainda não se tenha completado a transição de medidas assistencialistas para aquelas de caráter emancipatório. Sendo assim é correto afirmar que ações afirmativas são políticas sociais de apoio e promoção de grupos socialmente fragilizados, visando a promover sua integração social e, consequentemente, a igualdade material, exceto

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Leia as afirmativas a seguir:

I. O poder público deve descuidar, junto aos pais ou responsáveis, da frequência do aluno à escola.

II. A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora sem estrutura gramatical própria.

Marque a alternativa CORRETA:

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Segundo Ribeiro (2010), nos dias de hoje, é preciso pensar sobre a presença da gentileza no contexto organizacional. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O perdão é essencial à existência humana, desde que não seja banalizado.

( ) Embora pareça contraditório, a atitude individualista é uma forma de gentileza.

( ) Ser paciente possibilita o partilhar e o compartilhar entre as pessoas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

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A Constituição de 1988, considerada como a “Constituição Cidadã", é fundamental para a formação da sociedade brasileira e para a consolidação do Estado democrático de direito no Brasil. Ela expressa um enorme avanço no que diz respeito à ampliação dos direitos individuais e sociais e é fundamental para a consolidação da noção de cidadania.

No artigo 3º, encontramos os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, que são:

I. Garantir o desenvolvimento nacional.

II. Construir uma sociedade livre, justa e solidária.

III. Garantir a solução pacífica dos conflitos, sempre que possível.

IV. Assegurar a livre manifestação do pensamento, visando ao anonimato.

V. Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

VI. Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Está CORRETO o que se afirma em:

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“Em junho de 1980 realizou-se em _____________________, estado de São Paulo, promovido pela Fundação Educacional dessa cidade, atual UNESP, o I Seminário Nacional de Reabilitação Profissional. Contou com a participação de 300 pessoas do País inteiro e nessa ocasião, discutiu-se formalmente, pela primeira vez no País, as bases filosóficas e teóricas do novo paradigma que se impunha, na relação da sociedade brasileira com a parcela de população constituída pelas pessoas com deficiência. Pessoas participantes desse evento tornaram-se, posteriormente, pilares da transformação dessa relação no País". (ARANHA, Maria Salete Fábio. Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos, p. 31).

Qual foi a cidade em que se realizou o evento citado acima?

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Sobre o texto, analise as afirmativas a seguir.

I. A mobilidade social ligada à escola é um juízo de valor comum em sociedades democráticas, já que se espera uma igualdade de oportunidades para os indivíduos.

II. Há uma reprodução social através da escola, onde os filhos de pais mais escolarizados tendem ao sucesso escolar.

III. Democratizar o acesso à educação básica é suficiente para garantir o ingresso no ensino superior.

Está correto o que se afirma em:

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Conversando com a diretora de uma instituição de Educação Infantil, ela revela que sempre está atenta para que a proposta pedagógica da creche possibilite o desenvolvimento físico, afetivo, cognitivo e social das crianças, por meio de parcerias com os educadores, funcionários e família. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, é correto afirmar que a proposta pedagógica deve garantir que as instituições de Educação Infantil cumpram efetivamente a função:

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O bullying pode causar prejuízos imediatos na vida acadêmica. Apesar dos adultos serem capazes de diferenciar as brincadeiras que ocorrem entre as crianças das atitudes agressivas e abusivas, é bullying quando se identifica nas ações: I. Ausência de intenção de causar danos. II. Persistência e continuidade das agressões contra o mesmo alvo. III. Presença de motivos que justifiquem os ataques. IV. Assimetria de poder entre as partes. São CORRETAS:

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De acordo com Boff (2000, p.51) “cidadania é um processo histórico-social que capacita a massa humana a forjar condições de consciência, de organização e de elaboração de um projeto e de práticas no sentido de deixar de ser massa e de passar a ser povo, como sujeito histórico, plasmador de seu próprio destino".

Considerando essa premissa, depois de ler as alternativas, aponte abaixo qual das assertivas está incorreta:

I - Reafirmando a citação de Boff apud Martins (2000, p.53) diz que: “A construção da cidadania, envolve um processo ideológico, de formação de consciência pessoal e social, e de reconhecimento desse processo em termos de direitos e deveres. A realização se faz através de lutas contra as discriminações, da abolição de barreiras segregativas, entre indivíduos e contra as opressões e os tratamentos desiguais, ou seja, pela extensão das mesmas condições de acesso às políticas públicas e pela participação de todos, nas tomadas de decisões.

II - O grande desafio histórico é dar condições ao povo brasileiro de se tornar cidadãos conscientes; sujeitos de direitos e deveres; que respeitem e aceitem a diversidade e que participem do processo de construção político-social e cultural. “Por essa razão, a educação como um dos principais instrumentos de formação da cidadania, deve ser entendida como a concretização dos direitos que permitem inserir o indivíduo na sociedade".

III - “A realidade social e educacional atual de nosso país, não requer o enfrentamento e a superação da contradição da estrutura que existe entre a declaração constitucional dos direitos sociais (dentre eles, a educação) e a negação da prática desses direitos; da ideologia que associa a pobreza material à cultural; de colocar o problema da escola pública em termos de direito de todos, de acesso ao conhecimento elaborado; recolocar a questão do trabalho como atividade de produção/apropriação de conhecimento apenas como mera operação mecânica".

IV - Pode-se afirmar que “aquela relação entre cidadania e democracia explicita-se no fato de que ambas são processos". (MARTINS, 2008, p.54). O processo não se dá num vazio, a cidadania exige instituições, mediações e comportamentos próprios, constituindo-se na criação de espaços sociais de luta na definição de instituições permanentes para expressão política. A cidadania requer consciência sobre o papel da educação e as novas exigências colocadas para a escola que, como instituição para o ensino da educação formal deve ser um lócus para a construção da cidadania.

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O pedagogo Francisco foi informado pelas equipes da SME e do CRAS sobre a oferta das Oficinas com Famílias em situação de vulnerabilidade social, as quais são realizadas:


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GABARITO:

  • 1) A
  • 2) E
  • 3) C
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) E
  • 8) A
  • 9) E
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) B
  • 13) B
  • 14) E
  • 15) E
  •  

Questões de concurso

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Responder questões de concurso

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Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

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Questões de concurso por assunto

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Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

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