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Questões de concursos

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Q647968

Conversando com a diretora de uma instituição de Educação Infantil, ela revela que sempre está atenta para que a proposta pedagógica da creche possibilite o desenvolvimento físico, afetivo, cognitivo e social das crianças, por meio de parcerias com os educadores, funcionários e família. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, é correto afirmar que a proposta pedagógica deve garantir que as instituições de Educação Infantil cumpram efetivamente a função:

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Q664070

De acordo com Boff (2000, p.51) “cidadania é um processo histórico-social que capacita a massa humana a forjar condições de consciência, de organização e de elaboração de um projeto e de práticas no sentido de deixar de ser massa e de passar a ser povo, como sujeito histórico, plasmador de seu próprio destino".

Considerando essa premissa, depois de ler as alternativas, aponte abaixo qual das assertivas está incorreta:

I - Reafirmando a citação de Boff apud Martins (2000, p.53) diz que: “A construção da cidadania, envolve um processo ideológico, de formação de consciência pessoal e social, e de reconhecimento desse processo em termos de direitos e deveres. A realização se faz através de lutas contra as discriminações, da abolição de barreiras segregativas, entre indivíduos e contra as opressões e os tratamentos desiguais, ou seja, pela extensão das mesmas condições de acesso às políticas públicas e pela participação de todos, nas tomadas de decisões.

II - O grande desafio histórico é dar condições ao povo brasileiro de se tornar cidadãos conscientes; sujeitos de direitos e deveres; que respeitem e aceitem a diversidade e que participem do processo de construção político-social e cultural. “Por essa razão, a educação como um dos principais instrumentos de formação da cidadania, deve ser entendida como a concretização dos direitos que permitem inserir o indivíduo na sociedade".

III - “A realidade social e educacional atual de nosso país, não requer o enfrentamento e a superação da contradição da estrutura que existe entre a declaração constitucional dos direitos sociais (dentre eles, a educação) e a negação da prática desses direitos; da ideologia que associa a pobreza material à cultural; de colocar o problema da escola pública em termos de direito de todos, de acesso ao conhecimento elaborado; recolocar a questão do trabalho como atividade de produção/apropriação de conhecimento apenas como mera operação mecânica".

IV - Pode-se afirmar que “aquela relação entre cidadania e democracia explicita-se no fato de que ambas são processos". (MARTINS, 2008, p.54). O processo não se dá num vazio, a cidadania exige instituições, mediações e comportamentos próprios, constituindo-se na criação de espaços sociais de luta na definição de instituições permanentes para expressão política. A cidadania requer consciência sobre o papel da educação e as novas exigências colocadas para a escola que, como instituição para o ensino da educação formal deve ser um lócus para a construção da cidadania.

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Q646770

O bullying pode causar prejuízos imediatos na vida acadêmica. Apesar dos adultos serem capazes de diferenciar as brincadeiras que ocorrem entre as crianças das atitudes agressivas e abusivas, é bullying quando se identifica nas ações: I. Ausência de intenção de causar danos. II. Persistência e continuidade das agressões contra o mesmo alvo. III. Presença de motivos que justifiquem os ataques. IV. Assimetria de poder entre as partes. São CORRETAS:

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Q664227

O pedagogo Francisco foi informado pelas equipes da SME e do CRAS sobre a oferta das Oficinas com Famílias em situação de vulnerabilidade social, as quais são realizadas:


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Q674651

A Constituição de 1988, considerada como a “Constituição Cidadã", é fundamental para a formação da sociedade brasileira e para a consolidação do Estado democrático de direito no Brasil. Ela expressa um enorme avanço no que diz respeito à ampliação dos direitos individuais e sociais e é fundamental para a consolidação da noção de cidadania.

No artigo 3º, encontramos os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, que são:

I. Garantir o desenvolvimento nacional.

II. Construir uma sociedade livre, justa e solidária.

III. Garantir a solução pacífica dos conflitos, sempre que possível.

IV. Assegurar a livre manifestação do pensamento, visando ao anonimato.

V. Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

VI. Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Está CORRETO o que se afirma em:

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Q687445

“Em junho de 1980 realizou-se em _____________________, estado de São Paulo, promovido pela Fundação Educacional dessa cidade, atual UNESP, o I Seminário Nacional de Reabilitação Profissional. Contou com a participação de 300 pessoas do País inteiro e nessa ocasião, discutiu-se formalmente, pela primeira vez no País, as bases filosóficas e teóricas do novo paradigma que se impunha, na relação da sociedade brasileira com a parcela de população constituída pelas pessoas com deficiência. Pessoas participantes desse evento tornaram-se, posteriormente, pilares da transformação dessa relação no País". (ARANHA, Maria Salete Fábio. Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos, p. 31).

Qual foi a cidade em que se realizou o evento citado acima?

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Q746917

Sobre o texto, analise as afirmativas a seguir.

I. A mobilidade social ligada à escola é um juízo de valor comum em sociedades democráticas, já que se espera uma igualdade de oportunidades para os indivíduos.

II. Há uma reprodução social através da escola, onde os filhos de pais mais escolarizados tendem ao sucesso escolar.

III. Democratizar o acesso à educação básica é suficiente para garantir o ingresso no ensino superior.

Está correto o que se afirma em:

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Q646008

A metodologia da problematização encontra-se fundamentada na concepção da educação histórico-critica ,e não pressupõe:

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Q664226

O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência visa:

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Q656540

Observe a tabela e assinale a alternativa correta:

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Q659253

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCD) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) vem desenvolvendo, em parceria, o projeto de Avaliação das Políticas Públicas para a Primeira Infância. A avaliação foi subsidiada em sua metodologia por estudos específicos, elaborados por especialistas brasileiros, a respeito de quatro temáticas fundamentais sobre as políticas e serviços de educação e cuidado com a primeira infância, são elas:

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Q660356

O quadro abaixo apresenta dados relativos à estimativa do Investimento Público Direto em Educação por Estudante, por Nível de Ensino – Valores Nominais – Brasil 2000 – 2014.

Considerando o quadro acima, atente ao que se diz a seguir sobre a evolução dos investimentos públicos no período 2000 – 2014.

I. No período considerado, os investimentos públicos na educação básica cresceram mais do que na educação superior.

II. O período 2007 – 2010 registra o maior crescimento de investimento públicos em todas as etapas da educação básica.

III. No período considerado, os investimentos em educação básica cresceram mais de 7 vezes, enquanto na educação superior cresceram 2,5 vezes.

IV. O ensino médio é a etapa da educação básica que teve maior crescimento de investimento público no período 2000 – 2014.

V. Um aluno do ensino superior em 2014, custa 3,7 vezes mais que um aluno da educação básica no mesmo ano.

Está correto o que se afirma em

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Q687805

A formação pessoal e social é um eixo de trabalho das instituições de Educação Infantil que têm como foco favorecer a construção da identidade e autonomia das crianças. Nessa perspectiva, são estabelecidos objetivos a serem alcançados na faixa etária de 0 a 5 anos. Assinale a afirmativa que não se relaciona a esse eixo de trabalho.

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Q708740

Leia as afirmativas a seguir:

I. Compreender a vida escolar como participação no espaço público, utilizando e aplicando os conhecimentos adquiridos na construção de uma sociedade democrática e solidária, são alguns dos objetivos que devem ser embargados nos projetos realizados em torno do tema "Ética" nas unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino.

II. Valorizar e empregar o diálogo como forma de implicar conflitos e tomar decisões subjetivas é um princípio fundamental dos projetos a serem realizados na escola em torno do tema "Ética".

Marque a alternativa CORRETA:

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GABARITO:

  • 1) B
  • 2) E
  • 3) B
  • 4) E
  • 5) A
  • 6) E
  • 7) A
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) C
  • 11) E
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) D
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