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Questões de concursos

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Q654418

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) foi regulamentado como atribuição do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Portaria nº 080-P, de 16 de outubro de 1990, do Ministério da Saúde, e da Lei nº 8.080/1990, capítulo I, artigo 6º, inciso IV – Lei Orgânica da Saúde. Antes desse momento, existiam inúmeras experiências locais em diversas partes do país sem uma articulação estadual e nacional. Sobre o SISVAN, considere as seguintes afirmativas:

I. As ações de VAN realizadas com os usuários do SUS incorporadas às rotinas de atendimento na rede básica de saúde não abrangem situações de risco.

II. O SISVAN é baseado na terceira diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).

III. Devem-se associar os indicadores antropométricos a outros diagnósticos, como a vulnerabilidade social, etária e por morbidade.

IV Recomenda-se a ampliação da cobertura da vigilância alimentar e nutricional para todos os grupos populacionais.

Assinale a alternativa correta.

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Q647968

Conversando com a diretora de uma instituição de Educação Infantil, ela revela que sempre está atenta para que a proposta pedagógica da creche possibilite o desenvolvimento físico, afetivo, cognitivo e social das crianças, por meio de parcerias com os educadores, funcionários e família. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, é correto afirmar que a proposta pedagógica deve garantir que as instituições de Educação Infantil cumpram efetivamente a função:

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Q664070

De acordo com Boff (2000, p.51) “cidadania é um processo histórico-social que capacita a massa humana a forjar condições de consciência, de organização e de elaboração de um projeto e de práticas no sentido de deixar de ser massa e de passar a ser povo, como sujeito histórico, plasmador de seu próprio destino".

Considerando essa premissa, depois de ler as alternativas, aponte abaixo qual das assertivas está incorreta:

I - Reafirmando a citação de Boff apud Martins (2000, p.53) diz que: “A construção da cidadania, envolve um processo ideológico, de formação de consciência pessoal e social, e de reconhecimento desse processo em termos de direitos e deveres. A realização se faz através de lutas contra as discriminações, da abolição de barreiras segregativas, entre indivíduos e contra as opressões e os tratamentos desiguais, ou seja, pela extensão das mesmas condições de acesso às políticas públicas e pela participação de todos, nas tomadas de decisões.

II - O grande desafio histórico é dar condições ao povo brasileiro de se tornar cidadãos conscientes; sujeitos de direitos e deveres; que respeitem e aceitem a diversidade e que participem do processo de construção político-social e cultural. “Por essa razão, a educação como um dos principais instrumentos de formação da cidadania, deve ser entendida como a concretização dos direitos que permitem inserir o indivíduo na sociedade".

III - “A realidade social e educacional atual de nosso país, não requer o enfrentamento e a superação da contradição da estrutura que existe entre a declaração constitucional dos direitos sociais (dentre eles, a educação) e a negação da prática desses direitos; da ideologia que associa a pobreza material à cultural; de colocar o problema da escola pública em termos de direito de todos, de acesso ao conhecimento elaborado; recolocar a questão do trabalho como atividade de produção/apropriação de conhecimento apenas como mera operação mecânica".

IV - Pode-se afirmar que “aquela relação entre cidadania e democracia explicita-se no fato de que ambas são processos". (MARTINS, 2008, p.54). O processo não se dá num vazio, a cidadania exige instituições, mediações e comportamentos próprios, constituindo-se na criação de espaços sociais de luta na definição de instituições permanentes para expressão política. A cidadania requer consciência sobre o papel da educação e as novas exigências colocadas para a escola que, como instituição para o ensino da educação formal deve ser um lócus para a construção da cidadania.

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Q646770

O bullying pode causar prejuízos imediatos na vida acadêmica. Apesar dos adultos serem capazes de diferenciar as brincadeiras que ocorrem entre as crianças das atitudes agressivas e abusivas, é bullying quando se identifica nas ações: I. Ausência de intenção de causar danos. II. Persistência e continuidade das agressões contra o mesmo alvo. III. Presença de motivos que justifiquem os ataques. IV. Assimetria de poder entre as partes. São CORRETAS:

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Q664227

O pedagogo Francisco foi informado pelas equipes da SME e do CRAS sobre a oferta das Oficinas com Famílias em situação de vulnerabilidade social, as quais são realizadas:


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Q674651

A Constituição de 1988, considerada como a “Constituição Cidadã", é fundamental para a formação da sociedade brasileira e para a consolidação do Estado democrático de direito no Brasil. Ela expressa um enorme avanço no que diz respeito à ampliação dos direitos individuais e sociais e é fundamental para a consolidação da noção de cidadania.

No artigo 3º, encontramos os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, que são:

I. Garantir o desenvolvimento nacional.

II. Construir uma sociedade livre, justa e solidária.

III. Garantir a solução pacífica dos conflitos, sempre que possível.

IV. Assegurar a livre manifestação do pensamento, visando ao anonimato.

V. Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

VI. Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Está CORRETO o que se afirma em:

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Q687445

“Em junho de 1980 realizou-se em _____________________, estado de São Paulo, promovido pela Fundação Educacional dessa cidade, atual UNESP, o I Seminário Nacional de Reabilitação Profissional. Contou com a participação de 300 pessoas do País inteiro e nessa ocasião, discutiu-se formalmente, pela primeira vez no País, as bases filosóficas e teóricas do novo paradigma que se impunha, na relação da sociedade brasileira com a parcela de população constituída pelas pessoas com deficiência. Pessoas participantes desse evento tornaram-se, posteriormente, pilares da transformação dessa relação no País". (ARANHA, Maria Salete Fábio. Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos, p. 31).

Qual foi a cidade em que se realizou o evento citado acima?

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Q697792

Segundo o artigo 207 da Constituição da República de 1988, as Universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial. No exercício dessa autonomia são asseguradas às Universidades Públicas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, as seguintes atribuições, EXCETO:

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Q746917

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Sobre o texto, analise as afirmativas a seguir.

I. A mobilidade social ligada à escola é um juízo de valor comum em sociedades democráticas, já que se espera uma igualdade de oportunidades para os indivíduos.

II. Há uma reprodução social através da escola, onde os filhos de pais mais escolarizados tendem ao sucesso escolar.

III. Democratizar o acesso à educação básica é suficiente para garantir o ingresso no ensino superior.

Está correto o que se afirma em:

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Q647253

“[...] o País entrou num período de redemocratização da vida nacional. Realizaram-se eleições para Presidente da República [...], foi eleita a Assembleia Nacional Constituinte para elaborar a quarta constituição da República [...]. Em meio ao revigoramento da vida partidária, de reestruturação das instituições (com diversos projetos de leis importantes tramitando no Congresso Nacional), as atenções dos educadores foram absorvidas principalmente pelos rumos da política educacional que estava sendo definida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a qual tramitou no Congresso entre 1948 e 1961". (COTRIM, Gilberto – Educação par uma escola democrática: História e Filosofia da Educação, p. 291).

A situação explicitada acima aconteceu no Brasil após a deposição de qual presidente?

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Q661955

Os ambientes escolares, sejam eles da educação básica ou superior, não estão livres da violência, e esta não se restringe apenas aos atos físicos explícitos. O preconceito, a perseguição e o assédio estão presentes no cotidiano de grande parte dessas instituições. Sobre esse tipo de ação que se caracteriza pela perseguição, ridicularização e intimidação, pode-se afirmar que:

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Q645904

Segundo o Censo Escolar de 2016, o Brasil possui na educação básica, 21.987 estudantes surdos, 32.121 com deficiência auditiva e 328 alunos com surdocegueira. Assinale a alternativa que apresenta uma característica da escola inclusiva.

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Q646008

A metodologia da problematização encontra-se fundamentada na concepção da educação histórico-critica ,e não pressupõe:

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Q664226

O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência visa:

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GABARITO:

  • 1) C
  • 5) E
  • 9) B
  • 13) D
  • 2) B
  • 6) A
  • 10) A
  • 14) B
  • 3) E
  • 7) E
  • 11) C
  • 15) C
  • 4) B
  • 8) D
  • 12) C
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