Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 17 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q749132

Com relação à Contabilidade Pública no ramo contábil, analise as afirmativas a seguir e marque ( V) para as VERDADEIRAS e ( F) para as FALSAS. ( ) Aplicam-se as técnicas de registro de atos e fatos administrativos na administração pública, com exceção de fundos especiais, com apuração de resultados e elaboração periódica de relatórios. ( ) Aplicam-se as técnicas de registro de atos e fatos administrativos na administração pública com apuração de resultados e elaboração periódica de relatórios. ( ) Aplicam-se as técnicas de registro de atos e fatos administrativos na administração pública direta com apuração de resultados e elaboração periódica de relatórios. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Carregando...
Q749137

No Brasil, qual o exercício financeiro adotado?

Carregando...
Q749144

Com relação à definição de Exercício Financeiro na Contabilidade Pública e suas repercussões, analise as afirmativas a seguir. I. Determinada instituição financeira pública que atua em mercados com ciclo econômico diferente do ano civil pode adotar um exercício financeiro compatível com esse ciclo. II. A duração do exercício financeiro deve, obrigatoriamente, coincidir com a vigência da Lei Orçamentária. III. Uma despesa cujo fato gerador tenha ocorrido em determinado exercício financeiro será contabilizada nesse exercício ainda que o registro do respectivo empenho ocorra depois do encerramento do exercício. Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA( S).

Carregando...
Q714382

Acerca dos regimes de contabilização estabelecidos para os entes públicos, julgue os itens a seguir.

I No setor público, o regime orçamentário reconhece a despesa orçamentária no exercício financeiro em que o empenho foi realizado e a receita orçamentária no exercício financeiro em que foi lançada.

II O regime contábil aplicável às entidades do setor público é o regime de competência, ou seja, receitas e despesas devem ser reconhecidas nos períodos a que se referem, conforme seu fato gerador.

III Os entes públicos adotam o regime financeiro de caixa, em que despesas e receitas são respectivamente contabilizadas nos momentos de pagamento e de recebimento, como forma de garantia da transparência pública.

Assinale a opção correta.

Carregando...
Q749143

Acerca dos “Restos a Pagar” na Contabilidade Pública, analise as afirmativas a seguir. I. As despesas empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas. II. As despesas que não foram empenhadas, mas que necessitam ser pagas até o dia 31 de dezembro, processadas ou não processadas. III. Dívidas do exercício que precisam ser pagas e liquidadas até o dia 31 de dezembro. Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA( S).

Carregando...
Q744782

O custo dos estoques pode não ser recuperável se esses estoques estiverem danificados, se se tornarem total ou parcialmente obsoletos ou se os seus preços de venda tiverem diminuído.

O lançamento para contabilização do ajuste de perdas de estoques para adequar ao valor realizável líquido é:





Carregando...
Q770321

De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, no que se refere à posição patrimonial e financeira, assinale a opção CORRETA.

Carregando...
Q749135

Como se denomina, na Contabilidade Pública, o reconhecimento da receita no período em que é arrecadada e o pagamento da despesa nesse mesmo período?

Carregando...
Q753388

O impacto das transações ocorridas no mês de novembro de 2017, tomadas em conjunto, no resultado de execução orçamentária referente ao exercício financeiro de 2017, de acordo com a Lei nº 4.320/1964, foi

Carregando...
Q749130

Sobre os aspectos da Contabilidade Pública, analise as afirmativas a seguir e marque ( V) para as VERDADEIRAS e ( F) para as FALSAS. ( ) O Aspecto Orçamentário atende aos princípios e às normas contábeis voltadas para o reconhecimento, a mensuração e a evidenciação dos ativos e passivos. ( ) O Aspecto Fiscal compreende o registro e a evidenciação do orçamento público, tanto quanto à sua aprovação quanto à sua execução. ( ) O Aspecto Patrimonial compreende a apuração e a evidenciação, por meio da contabilidade, dos indicadores estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Carregando...
Q749128

Com relação ao campo de aplicação da Contabilidade Pública, analise as afirmativas a seguir e marque ( V) para as VERDADEIRAS e ( F) para as FALSAS. ( ) Engloba todas as entidades governamentais, exceto as sociedades de economia mista. ( ) Engloba todas as entidades governamentais, exceto as empresas públicas. ( ) Engloba todas as entidades governamentais, membros da administração direta e indireta, sem nenhuma exceção. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Carregando...
Q744166

Nas demonstrações contábeis de determinada empresa, foram selecionadas as contas a seguir, reunidas em quatro grupos, e seus respectivos saldos.


Com base nessas informações, julgue o seguinte item.

Se a empresa realizar um crédito em conta do grupo 1, em contrapartida a um débito em contas dos grupos 2 e 4, ela estará representando um fato misto.

Carregando...
Q749141

Sob a ótica das especializações da Contabilidade Pública, qual Contabilidade específica deverá evidenciar o montante dos créditos orçamentários vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada?

Carregando...
Q749139

Sobre o Balanço na Contabilidade Pública, analise as afirmativas a seguir. I. A finalidade básica da Contabilidade é o controle contábil. II. A escrituração não é uma técnica contábil. III. Balanço financeiro é o demonstrativo que apresenta os restos a pagar do exercício, computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária. Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA( S).

Carregando...
Q749133

O que caracteriza a variação ativa resultante do aumento de ativos bem como da redução de passivos de uma entidade, aumentando a situação líquida patrimonial qualquer que seja o proprietário?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) D
  • 12) Certo
  • 13) A
  • 14) E
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282