Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 46 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q781646

Segundo a ABNT NBR 15215:2005 – Iluminação natural - parte 1 - o uso otimizado da luz natural em edificações usadas principalmente durante o dia pode, pela substituição da luz artificial, produzir uma contribuição significativa para a redução do consumo de energia elétrica, melhoria do conforto visual e bem-estar dos ocupantes. Esta norma apresenta dados, técnicas e informações básicas num formato conveniente para ajudar aqueles profissionais envolvidos no projeto de edificações. Em relação as definições e conceitos básicos contidos na norma é correto afirmar que:

Carregando...
Q731575

Conforme norma da ABNT para instalações de ar-condicionado e parâmetros de conforto térmico, assimetria da temperatura radiante é a diferença entre a temperatura radiante dos lados opostos de um pequeno elemento plano.

A Norma estabelece que a assimetria da temperatura radiante admissível deve ser inferior a:

Carregando...
Q745328

Os vãos nas superfícies verticais das edificações são pontos críticos para impermeabilização e controle acústico, de ventilação e iluminação. Em ambientes com grande área de piso, como salas de aula, o desafio de equacionar estes fatores é amplificado devido à exigência de grandes vãos. Na especificação de esquadrias para tais situações, é importante considerar o seguinte:

Carregando...
Q740098

Relacione os tipos de resíduos sólidos às suas respectivas classificações.

1- Restos de remédios, luvas, curativos, sangue coagulado, órgãos e tecidos removidos, meios de cultura e animais utilizados em testes.

2- Restos de alimentos, tais como, cascas de frutas, verduras etc.; produtos deteriorados, jornais, revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higiênico, fraldas descartáveis e outros itens originados da vida diária das residências.

3- Os resíduos de varrição das vias, limpeza de praias, galerias, córregos, restos de podas de plantas, limpeza de feiras livres, etc.

4- Demolições, restos de obras e solos de escavações; geralmente um material inerte, passível de reaproveitamento.

( ) entulho

( ) domiciliar

( ) público

( ) hospitalar

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Carregando...
Q730912

A NBR 15575:2013 parte 1 acrescenta ao método de avaliação da iluminação natural a chamada Tabela 13.2 que apre-senta o fator de luz diurna (FLD) para os diferentes ambientes da habitação, o qual é dado pela relação entre a iluminância interna e a iluminância externa à sombra. Dessa forma, com relação ao percentual de FLD para o nível mínimo de desempenho para diferentes ambientes da habitação, está CORRETA a alternativa:

Carregando...
Q739494

Para minimizar o desconforto do usuário em relação à iluminância excessiva, proveniente da abóboda celeste, da luz solar direta e dos aspectos climáticos da região tropical, existem recursos como os elementos controladores de luz.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Brise-soleil é o elemento exterior que controla a luz e contribui para a iluminação interior, ao permitir que a luz solar seja levada para um ponto de incidência mais adequado.

II. Elementos interiores de controle de luz devem ser de material fosco ou de cores fortes que têm alta difusão.

III. Elementos acessórios de controle de luz são, convenientemente colocados, quando afetam a qualidade da iluminação.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q745326

As preocupações com a sustentabilidade possibilitaram o desenvolvimento de edificações “verdes” de alto desempenho, subsidiando decisões sobre os custos não só da construção, mas também da operação e manutenção dos edifícios. Edifícios avaliados positivamente em relação à eficiência energética e reuso de materiais podem, no entanto, ser mal avaliados pelos usuários devido à baixa qualidade acústica dos ambientes. Em instituições de ensino, estas deficiências podem acarretar na perda de qualidade de aprendizado. Nestas situações,

Carregando...
Q715831

Acerca de projetos e execução de obras e serviços de engenharia, julgue o item a seguir.

A carga térmica de refrigeração é o calor por unidade de tempo que deve ser extraído do ambiente para mantê-lo refrigerado na temperatura estabelecida no projeto.

Carregando...
Q567243

De acordo com a norma ISO 7730, sobre o conforto térmico:

I. O calor produzido no corpo é determinado pelo nível de atividade da pessoa, sendo

variável com a idade e sexo.

II. Este calor é trocado com o ambiente exterior por condução, convecção, radiação e

vaporação.

III. A convecção não depende da temperatura do ar exterior.

IV. A radiação depende da temperatura média radiante.

V. A evaporação depende da umidade do ar e de sua velocidade.

Assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q567248

A construção de espaços que tragam condições de conforto ao homem em sua vida cotidiana,

num ambiente fechado, é um assunto que cabe à Arquitetura encontrar as melhores soluções

para minimizarem as diferenças de sensações térmicas existentes nestes locais. No nordeste

brasileiro, o calor e luz intensos são fatores que se evidenciam no ambiente tropical. Analise as

proposições a seguir.

I. Pés direitos baixos e paredes compactas prejudicam o isolamento térmico do ambiente.

II. Pés direitos altos e paredes vazadas não favorecem a circulação de ar no ambiente interno.

III. Elementos vazados e paredes recuadas amenizam a temperatura do local.

IV. Áreas sombreadas com uso de varandas criam agradáveis espaços de permanência.

V. Pinturas em cores escuras, em ambientes externos, absorvem menos calor.

Assim, num projeto arquitetônico, para uma realidade nordestina, devem ser considerados os

seguintes fatores:

Carregando...
Q608446

Afirma-se que foi atingida a condição de conforto térmico, quando a população no ambiente interior se encontra próxima da neutralidade térmica, ou seja, as transferências de energia entre a população e o ar ambiente estão em equilíbrio. Para se atingir condições de conforto térmico para uma população em um ambiente interno, os seguintes parâmetros podem ser modificados:

I. tipo de roupa .

II. nível de metabolismo.

III. pressão dinâmica do ar.

IV. reflexão solar atuante.

V. temperatura de bulbo seco do ar.

Está correto o que se afirma APENAS em

Carregando...
Q608445

O termo utilizado para descrever uma edificação que consome, em um período mínimo, a quantidade de energia (aquecimento, ventilação) que autoproduz (ganhos solares passivos e ativos), apresentando, portanto, um balanço energético neutro, ponderado pelas condições climáticas e pela boa utilização do edifício, denomina-se

Carregando...
Q572599

A respeito de controle ambiental das edificações (térmico, acústico e luminoso), julgue os itens subsequentes.

Para serem obtidas condições de conforto térmico em uma edificação, é necessário considerar as condições climáticas do local, o entorno e as atividades previstas. Assim, o conforto térmico está ligado à conservação de energia.

Carregando...
Q572598

A respeito de controle ambiental das edificações (térmico, acústico e luminoso), julgue os itens subsequentes.

Um projeto de edificação deve ter como principal objetivo oferecer conforto ambiental, visando ao bem-estar do usuário. Sendo o conforto uma sensação subjetiva, as normas técnicas que abordam os aspectos de conforto ambiental fornecem critérios quantitativos para que os ocupantes sintam condições satisfatórias de conforto. Esses critérios são estabelecidos em termos de variáveis ambientais ou de grau de satisfação dos ocupantes.

Carregando...
Q604011

Tendo por base o Código de Obras e Edificações do Município de Santa Maria em vigor, analise as afirmativas a seguir sobre iluminação e ventilação dos compartimentos.

I → Todos os compartimentos, exceto os compartimentos principais, podem ser iluminados artificialmente e ventilados através de dutos de ventilação, verticais ou horizontais, e/ou através de equipamentos mecânicos.

II → Banheiros, cozinhas e dormitório de serviço podem ser iluminados e ventilados através das áreas de serviço iluminadas e ventiladas para o exterior, desde que o vão de iluminação e ventilação seja igual à soma dos vãos de iluminação e ventilação das dependências que integrarem e formarem o conjunto.

III → Não pode haver aberturas para iluminação e ventilação em paredes levantadas sobre a divisa do terreno ou a menos de 1,20 m (um metro e vinte centímetros) de distância da divisa.

IV → Nos compartimentos principais, a soma total das áreas dos vãos de iluminação e ventilação tem seus valores mínimos de 1/12 e 1/24, respectivamente, da área do compartimento em epígrafe.

Está(ão) correta(s)

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) D
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) Certo
  • 9) B
  • 10) E
  • 11) A
  • 12) C
  • 13) Certo
  • 14) Certo
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282